Exercícios no ensino de Línguas Estrangeiras em tempos de pandemia:
opções de recursos tecnológicos
Keywords:
Online teaching. Covid-19. Digital technologies. Duolingo. ELO Cloud.Abstract
Considering the current context of remote education, due to the pandemic caused by the new coronavirus (Covid-19), this study aims to investigate which technological resources can be used for exercises in Foreign Language (FL) teaching. The study comprises theoretical assumptions in Applied Linguistics and neurosciences, which counter the opposition regarding the use of exercises in foreign language teaching. It is a qualitative study, including exploratory analyzes and literature review referring to two resources for FL teaching: Duolingo application and ELO Cloud system, recommended by Spanish language teachers who have recently participated in a training course for using technologies in FL teaching. Three analysis criteria were selected for the resource’s evaluation: (1) possibility for teachers to personalize the activities; (2) providing feedback for the students; and (3) analysis and reviews already carried out and reported in the Brazilian academic literature. The results indicate that the analyzed resources can be adapted in order to contribute for foreign language learning through exercises
References
ALVES, R. S. O Duolingo como ferramenta para as aulas de língua inglesa. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade e Linguagem, Pouso Alegre, n. 4, p.54-68, 2016.
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede – Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.
BEVILÁQUA, A. F.; LEFFA, V. J.; COSTA, A. R.; FIALHO, V. R. Ensino de Línguas Online: um Sistema de Autoria Aberto para a produção e adaptação de Recursos Educacionais Abertos. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 15, n. 1, p. 190-200, 2017.
CAMPOS, A. L. Neuroeducación: uniendo las neurociencias y la educación en la búsqueda del desarrollo humano. La educación - Revista digital, n. 143, p. 1-14, 2010.
CANTO, C. G. S. O desenvolvimento e a implementação de uma webquest interativa e adaptativa destinada ao ensino de línguas. 2014, 274f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2014. Disponível em: <http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/363>. Acesso em: 29 jun. 2020.
CAPPELLARI, A. F. A percepção de alunos e do professor sobre o uso do aplicativo Duolingo na aprendizagem de inglês como segunda língua. 2020, 124f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2020.
COSTA, A. R. Análise, desenvolvimento, implementação e avaliação de um Objeto de Aprendizagem de Línguas. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 102-127, 2015.
COSTA, A. R. Professores de Línguas 'na' e 'em' rede? Formação continuada de educadores para Práticas Abertas de (re)produção de materiais didáticos. 2016, 146f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2016.
COSTA, A. R.; SILVA, P. L. O.; JACÓBSEN, R. T. Plasticidade cerebral: conceito(s), contribuições ao avanço científico e estudos brasileiros na área de Letras. Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, 2019. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1445>. Acesso em: 11 jul. 2020.
DOLZ, J. As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática. DELTA, São Paulo, v. 32, n. 1, 2016.
DUARTE, G. B.; ALDA, L. S.; LEFFA, V. J. Gamificação e o feedback corretivo: considerações sobre a aprendizagem de línguas estrangeiras pelo Duolingo. Raído, Dourado, v. 10, p. 114-128, 2016.
FERNANDES, P. C. M. P. D. Desenvolver a competência gramatical na aprendizagem do espanhol língua estrangeira. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino do Português no Terceiro Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário) - Universidade do Minho, 2016.
FONTANA, M. V. L.; FIALHO, V. R. 2013. Ferramentas de Autoria para Professores (FAPs): entre Batatas Quentes e outras Delícias. In: FONTANA, M. V. L.; FIALHO, V. R; TREVISAN, A. L. (Org.) Línguas na EAD: Construção Coletiva. Santa Cruz do Sul, EDUNISC, 2013, p. 88-102.
KUMARAVADIVELU, B. Toward a postmethod pedagogy. TESOL Quartely, v. 35, n. 4, p. 537-60, 2001.
LEFFA, V. J. Análise Automática da Resposta do Aluno em Ambiente Virtual. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 25-40, 2003.
LEFFA, V. J. Gamificação adaptativa para o ensino de línguas. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E EDUCAÇÃO. 2014. Buenos Aires. Anais... 2014, p. 1-12. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/Gamificacao_Adaptativa_Leffa.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2020.
LEFFA, V. J. Língua estrangeira. Ensino e aprendizagem. Pelotas: EDUCAT, 2016, 324p.
LEFFA, V. J. Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 139-158, 2008.
LEFFA, V. J. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H. B.; VANDRESEN, P. (Org.) Tópicos em Linguística Aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988. p. 211-236.
LEFFA, V. J. Produção de Materiais para o Ensino de Línguas na Perspectiva do Design Crítico. In: TAKAKI, N. H.; MONTE MOR, W. (Org.). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas: Pontes Editores, 2017, p. 243-265.
LEFFA, V. J. Sistemas de autoria para a produção de objetos de aprendizagem. In: BRAGA, J. (Org.) Integrando tecnologias no ensino de Inglês nos anos finais do Ensino Fundamental. São Paulo: Edições SM, 2012, p. 174-191.
LEFFA, V. J. The role of exercises in computer-mediated language learning. In: XII CONVENCIÓN Y EXPO INTERNACIONAL, 2007, Havana. Anais… Havana: Ministério de la Informática y las Comunicaciones de la República de Cuba, 2007. 1 CD. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/textos/papers/Role_of_exercises.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2020.
LEFFA, V. J. Uma ferramenta de autoria para o professor: o que é e o que faz. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 41, n. 144, p. 189-214, 2006.
MATTIELLO, L. Uma descrição do presente perfeito no aplicativo Duolingo. 2018, 98f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
MORIN, E. O Método 1: a natureza da natureza. Tradução: Maria Gabriela de Bragança. 2ª ed. Portugal: Publicações Europa-América. 1977. Disponível em: <https://abdet.com.br/site/wp-content/uploads/2015/04/A-Natureza-da-Natureza.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2019.
NUNES, G. M.; LEFFA, V. J.; LOPES, J. A; OLIVEIRA, V. O. O uso do feedback automático no aplicativo educacional busuu e sua influência na aprendizagem de línguas. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9, p. 25-37, 2017.
PAULSTON, C. B. Teaching English as a second language: Techniques and procedures. Cambridge: Winthrop Publishers, 1976. 255p.
PINHO, L. S.. Neurociência cognitiva na sala de aula: estratégias de ensino de Língua Espanhola. Letras Hoje, Porto Alegre, v. 53, n. 1, p. 80-88, 2018.
VETROMILLE-CASTRO, R. Língua como instrumento, língua para o poder: reflexões sobre papel do professor, tecnologias digitais e desenvolvimento linguístico. In: TAKAKI, N. H.; MONTE MOR, W. (Org.). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas: Pontes Editores, 2017, p. 195-220.
WONG, W.; VANPATTEN, B. The evidence is IN: Drills are OUT. Foreign Language Annals, v. 36, n. 3, p. 403-423, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.