Interação verbal, marcadores conversacionais e polidez linguística

Autores/as

  • Maysa de Pádua Teixeira Paulinelli, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA
  • Gilmar Bueno dos Santos Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Palabras clave:

Análisis de conversación. Cortesía. Interacción. Marcadores conversacionales. Trabajadoras sexuales.

Resumen

Este estudio tiene como objetivo revelar el estilo interactivo de las trabajadoras sexuales que trabajan en las calles de una ciudad de Minas Gerais. En relación a las estrategias lingüísticas, buscamos analizar qué marcadores conversacionales contribuyeron a la promoción de la cortesía lingüística negativa y la relación que se establece entre ellos hacia las interacciones verbales. Realizamos una investigación etnográfica, en la línea de un estudio de caso, ya que esta metodología permitió una investigación detallada considerando el contexto social en el que se insertaron los informantes, así como los diversos elementos que influyen en sus interacciones. Los supuestos teóricos de Goffman (2011 [1967]) sirvieron como principal referente para el desarrollo de los análisis expuestos a lo largo de este trabajo, destacando también los estudios de Brown y Levinson (1987) para el tratamiento de las estrategias de cortesía. A partir de los análisis desarrollados, observamos que el estilo interactivo de las trabajadoras sexuales se basó en ciertas estrategias lingüísticas que buscan agregar elementos que consideran positivos para el ejercicio de la prostitución y que también sirven para deshacerse de los estigmas.

Biografía del autor/a

Maysa de Pádua Teixeira Paulinelli,, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA

Graduada em Direito (UNESP) e licenciada em Letras - Língua Portuguesa (UNIP), Mestre em Linguística (UFMG), Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (PUC Minas) e Pós-doutora em Estudos da Linguagem (UFOP). Foi professora de Português (Língua, Literatura e Produção de Texto) para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Na Faculdade de Estudos da Linguagem (FAEL) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), atua como docente do curso de Licenciatura em Letras - Português, além de exercer a função de Diretora da Faculdade e Coordenadora do Curso. Ministra aulas para a Graduação e para a Pós-graduação, Mestrado Acadêmico (POSLET) e Mestrado Profissional (PROFLETRAS). Desenvolve pesquisas na Área de Análise do Discurso e Ensino e Aprendizagem de Língua Materna e oriento trabalhos de graduação e pós-graduação em temáticas como: ensino-aprendizagem da escrita de textos argumentativos por parte de alunos do Ensino Básico; formação de professores; a imagem do feminino na sociedade; memória e oralidade em comunidades quilombolas e indígenas; análise de discursos sociais; a construção discursiva do ethos do professor em gêneros autobiográficos, entre outros.

Gilmar Bueno dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Graduado em Letras - Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto e Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Linguística e Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou Pós-doutorados em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Université Paris-Est Créteil - Paris XII. Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos Linguísticos, Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, Português como Língua Materna e de Acolhimento, Formação de Professores, Narrativas de Vida, Interação, Identidade Social, Gênero e Estratégias Conversacionais.

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Publicado

29-01-2021

Cómo citar

PAULINELLI, Maysa de Pádua Teixeira; SANTOS, Gilmar Bueno dos. Interação verbal, marcadores conversacionais e polidez linguística. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e021003, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1386. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos - Estudos linguísticos