Interação verbal, marcadores conversacionais e polidez linguística

Authors

  • Maysa de Pádua Teixeira Paulinelli, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA
  • Gilmar Bueno dos Santos Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Keywords:

Conversational Analysis. Politeness. Interacion. Discourse Markers. Prostitutes.

Abstract

This study aims to reveal the interactive style of the prostitutes who works in the streets  of a city of Minas Gerais. According to the linguistic strategies, we have intended to analyze which discourse markers contributed for the establishment of negative politeness, and the relation among them in the verbal interactions. In this work was conducted an ethnographic research, guided by a case study because this method allowed us a detailed investigation about some elements, considering the social context where the prostitutes were situated and how some aspects influence interactions. The theoretical basis of Goffman (2011[1967]) were used as main reference for the development of data analysis through this work, considering the studies of Brown and Levinson (1987) on politeness strategies. The results show that the interactive style of these prostitutes was significantly based on adding elements that they consider positive for prostitution and to get rid of the stigmas.

Author Biographies

Maysa de Pádua Teixeira Paulinelli,, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA

Graduada em Direito (UNESP) e licenciada em Letras - Língua Portuguesa (UNIP), Mestre em Linguística (UFMG), Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (PUC Minas) e Pós-doutora em Estudos da Linguagem (UFOP). Foi professora de Português (Língua, Literatura e Produção de Texto) para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Na Faculdade de Estudos da Linguagem (FAEL) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), atua como docente do curso de Licenciatura em Letras - Português, além de exercer a função de Diretora da Faculdade e Coordenadora do Curso. Ministra aulas para a Graduação e para a Pós-graduação, Mestrado Acadêmico (POSLET) e Mestrado Profissional (PROFLETRAS). Desenvolve pesquisas na Área de Análise do Discurso e Ensino e Aprendizagem de Língua Materna e oriento trabalhos de graduação e pós-graduação em temáticas como: ensino-aprendizagem da escrita de textos argumentativos por parte de alunos do Ensino Básico; formação de professores; a imagem do feminino na sociedade; memória e oralidade em comunidades quilombolas e indígenas; análise de discursos sociais; a construção discursiva do ethos do professor em gêneros autobiográficos, entre outros.

Gilmar Bueno dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Graduado em Letras - Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto e Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Linguística e Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou Pós-doutorados em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Université Paris-Est Créteil - Paris XII. Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos Linguísticos, Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, Português como Língua Materna e de Acolhimento, Formação de Professores, Narrativas de Vida, Interação, Identidade Social, Gênero e Estratégias Conversacionais.

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Published

29-01-2021

How to Cite

PAULINELLI, Maysa de Pádua Teixeira; SANTOS, Gilmar Bueno dos. Interação verbal, marcadores conversacionais e polidez linguística. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e021003, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1386. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos - Estudos linguísticos