AS ARTI(MANHAS) DO BRINCAR: CONCEITOS E PRECEITOS NA PRÁTICA DOCENTE
Palabras clave:
Brincar. Psicanálise Winnicottiana. Psicologia do Desenvolvimento. Pedagogia.Resumen
Buscou-se pesquisar sobre o tema, em razão de minha experiência docente na área de Português, Inglês e suas Literaturas em que se privilegiou o uso de jogos como meio de alcançar os alunos em suas dimensões cognitivas, sociais, motoras, dentre outras, no âmbito de ensino/aprendizagem. Entretanto, na prática, parece haver, no imaginário da comunidade escolar, uma dicotomia entre jogo/ensino ou jogo/aula como se ambos fossem partes diferentes de um mesmo processo. Esse artigo, de abordagem Qualitativa e de Revisão Bibliográfica, objetivou demonstrar que o brincar é constitutivo do ensino/aprendizagem e não uma ferramenta didática, apenas. As reflexões advindas dos teóricos, embora cada um com recortes diferentes, demonstraram que o brincar, independente das diferentes conotações semânticas que a ele subjaz, incide sobre as diferentes áreas dos seres humanos, especialmente, no contexto de ensino/aprendizagem e que, por isso, não pode ser considerado como uma ferramenta didática, apenas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.