O ENSINO DE LATIM NO BRASIL: UM PASSADO E VÁRIAS PERSPECTIVAS
Palabras clave:
Extensão universitária; pensamento crítico; prática docente.Resumen
Neste trabalho, defendemos um ensino de latim atual, crítico e significativo para aqueles que por esse conhecimento se interessem. Para isso, discutiremos alguns dos motivos que nos levam a ser frequentemente questionados, dentro e fora da academia, sobre o lugar dos Estudos Clássicos e, mais especificamente no caso de uma graduação em Latim, qual a aplicação possível do estudo dessa língua na atualidade. Assim, além de um histórico sobre o ensino de Latim no Brasil e discussões sobre a sua importância e a relação com a educação no país, apresentaremos uma maneira de difusão desse conhecimento para a comunidade externa da universidade: a extensão universitária.
Citas
ADORNO, T. W. (2009). Indústria cultural e sociedade. Trad. Juba Elisabeth Levy, Augustin Wernet, Jorge Mattos Brito de Almeida & Maria Helena Ruschel. São Paulo: Paz e Terra, 5ª ed.
BENTES, A. C. (2012). Linguística textual. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras, volume 1. São Paulo: Cortez, pp. 259-299.
BHABHA, H. K. (2013). O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG.
BRASIL. (1986). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Diretrizes para o aperfeiçoamento do ensino/aprendizagem da língua portuguesa, p. 31.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394 de, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 de dezembro de 1996.
FARIA, E. (1967). Dicionário escolar latino. Rio de Janeiro, MEC.
FERREIRA, F. (2017) Ensinar e aprender latim no séc. XXI (Portugal: Universidade de Coimbra). In: Boletim de Estudos Clássicos, n. 62. pp. 125-137.
FORTES, F. S.; MIOTTI, C. M. (2014). Cultura clássica e ensino: uma reflexão sobre a presença dos gregos e latinos na escola. Organon, Porto Alegre, v. 29, n. 56, pp. 153-173.
FREIRE, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 17ª edição. pp. 52-56.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Lei 9394/96). Brasília: MEC. [online]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb. pdf. Arquivo acessado em: 09 dez. 2018.
LEITE, L. (2015). José de Anchieta na sala de aula: uma experiência com o Latim pós-clássico. PhaoS, Unicamp, n.15, pp. 19-31.
LEITE, L.; CASTRO, M. (jan/jun.2014). O ensino de língua latina na universidade brasileira e sua contribuição para a formação do graduando em Letras. Organon, Porto Alegre, v.29, n. 56, pp. 223-244.
MARCHELLI, P. S. (2014). Da LDB 4.024/ 61 ao debate contemporâneo sobre as bases curriculares nacionais. Revista E-Curriculum, São Paulo, v.2, n.3, p.1480-1511, out./dez.
MELO, P. A. G. de. (OUT/2013). Linguagem e ensino: a língua latina curricular e atividade docente no curso de Letras. Revista EnsiQlopédia – FACOS/CNEC Osório Vol.10 – Nº1.
MINKOVA, M.; TUNBERG, T. (2018). Latim ativo: falando, escrevendo, ouvindo a língua. Trad. Leni Ribeiro Leite & Ariane Ribeiro Santana. Rónai, UFJF, v.6, n.1, pp. 149-161.
MIOTTI, C. (2013). Algumas estratégias de apresentação e fixação de vocabulário na aula de Latim. PhaoS, Unicamp, n.13, pp. 23-38.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO, parte II: linguagens, códigos e suas tecnologias (2000). Brasília: MEC. [online]. Disponível em http://www.portal.mec.gov.br. Arquivo acessado em 09 de dezembro de 2013.
PINTO, N. F. (2015). Memorial defendido como requisito parcial para obtenção de título de Professor Titular. Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, (Inédito).
Resolução nº 04/2018 do Conselho Setorial de Extensão e Cultura (CONEXC) da UFJF. Disponível em: www2.ufjf.br/proex/conexc/resolucoes/, acessado em: 07 de julho de 2020.
REZENDE, A. M. de. (2010) Rompendo o silêncio: a construção do discurso oratório em Quintiliano. Belo Horizonte: Crisálida.
SOBRINHO, J. A. S. (2013). Dois tempos da cultura escrita em latim no Brasil: o tempo da conservação e o tempo da produção: discursos, práticas, representações proposta metodológica. Salvador-BA: UFBA, 313 f.
SOUSA, F.; ZANIRATO, T. (2016). O espaço da literatura no século XXI. 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Ouro Preto.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.