O ENSINO DE LATIM NO BRASIL: UM PASSADO E VÁRIAS PERSPECTIVAS

Authors

  • Fernanda Cunha Sousa Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Diego Azevedo Lopes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Gabriel Ramos Sacramento Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ramon de Toledo Roldi Universidade Federal de Juiz de Fora

Keywords:

University extension; critical thinking; teaching practice.

Abstract

In this paper, we defend a contextual, critic and meaningful latin education for those who are interested in this knowledge. For this purpose, we are going to discuss the motivations that move us to answer questions that we often receive, both inside and outside of the academy, about the places that Classic Studies occupies and, more specifically in the situation of Latin graduation, what possible appliance it has in the present time. Therefore, beyond the introduction of the history of Latim education in Brazil and discussions about your importance and relation with the national education, we are going to present means of diffusion of this knowledge to the outside community of the university: university extension.

Author Biographies

Fernanda Cunha Sousa , Universidade Federal de Juiz de Fora

É professora do curso de Latim da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui graduação em Letras, com habilitação em Latim e respectivas literaturas (2004), e em Português e respectivas literaturas (2005), mestrado em Letras /Linguística (2007) e doutorado em Linguística (2011) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência em docência de Língua e Literatura Latina, Português e Linguística. Desenvolve pesquisas sobre língua latina com base em pressupostos do Funcionalismo, ligados em especial ao fenômeno da Gramaticalização. Trabalha com projetos extensão que visam à divulgação da língua, literatura e cultura clássicas para diferentes públicos. Atualmente faz parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos e atua como líder do grupo de pesquisa CirceA.

Diego Azevedo Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciado em Letras/Português pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2021), e cursa Licenciatura em Latim pela mesma Universidade.

Gabriel Ramos Sacramento, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharel em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016), e cursa a Licenciatura em Português e respectivas literaturas na Faculdade de Letras da mesma Universidade.

Ramon de Toledo Roldi, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bolsista do Projeto Boa Vizinhança de Latim da Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Published

26-12-2020

How to Cite

FERNANDA CUNHA SOUSA; LOPES, Diego Azevedo; SACRAMENTO, Gabriel Ramos; ROLDI, Ramon de Toledo. O ENSINO DE LATIM NO BRASIL: UM PASSADO E VÁRIAS PERSPECTIVAS. Trem de Letras, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e019006, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1347. Acesso em: 20 may. 2024.

Issue

Section

Artigos - Estudos linguísticos