O ENSINO DE LATIM NO BRASIL: UM PASSADO E VÁRIAS PERSPECTIVAS

Authors

  • Fernanda Cunha Sousa Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Diego Azevedo Lopes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Gabriel Ramos Sacramento Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ramon de Toledo Roldi Universidade Federal de Juiz de Fora

Keywords:

University extension; critical thinking; teaching practice.

Abstract

In this paper, we defend a contextual, critic and meaningful latin education for those who are interested in this knowledge. For this purpose, we are going to discuss the motivations that move us to answer questions that we often receive, both inside and outside of the academy, about the places that Classic Studies occupies and, more specifically in the situation of Latin graduation, what possible appliance it has in the present time. Therefore, beyond the introduction of the history of Latim education in Brazil and discussions about your importance and relation with the national education, we are going to present means of diffusion of this knowledge to the outside community of the university: university extension.

Author Biographies

Fernanda Cunha Sousa , Universidade Federal de Juiz de Fora

É professora do curso de Latim da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui graduação em Letras, com habilitação em Latim e respectivas literaturas (2004), e em Português e respectivas literaturas (2005), mestrado em Letras /Linguística (2007) e doutorado em Linguística (2011) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência em docência de Língua e Literatura Latina, Português e Linguística. Desenvolve pesquisas sobre língua latina com base em pressupostos do Funcionalismo, ligados em especial ao fenômeno da Gramaticalização. Trabalha com projetos extensão que visam à divulgação da língua, literatura e cultura clássicas para diferentes públicos. Atualmente faz parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos e atua como líder do grupo de pesquisa CirceA.

Diego Azevedo Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciado em Letras/Português pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2021), e cursa Licenciatura em Latim pela mesma Universidade.

Gabriel Ramos Sacramento, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharel em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016), e cursa a Licenciatura em Português e respectivas literaturas na Faculdade de Letras da mesma Universidade.

Ramon de Toledo Roldi, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bolsista do Projeto Boa Vizinhança de Latim da Universidade Federal de Juiz de Fora.

References

ABREU, J. (s/d). Latim Compulsório no Ginásio. Educação e Ciências Sociais. pp. 85-90.
ADORNO, T. W. (2009). Indústria cultural e sociedade. Trad. Juba Elisabeth Levy, Augustin Wernet, Jorge Mattos Brito de Almeida & Maria Helena Ruschel. São Paulo: Paz e Terra, 5ª ed.
BENTES, A. C. (2012). Linguística textual. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras, volume 1. São Paulo: Cortez, pp. 259-299.
BHABHA, H. K. (2013). O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG.
BRASIL. (1986). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Diretrizes para o aperfeiçoamento do ensino/aprendizagem da língua portuguesa, p. 31.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394 de, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 de dezembro de 1996.
FARIA, E. (1967). Dicionário escolar latino. Rio de Janeiro, MEC.
FERREIRA, F. (2017) Ensinar e aprender latim no séc. XXI (Portugal: Universidade de Coimbra). In: Boletim de Estudos Clássicos, n. 62. pp. 125-137.
FORTES, F. S.; MIOTTI, C. M. (2014). Cultura clássica e ensino: uma reflexão sobre a presença dos gregos e latinos na escola. Organon, Porto Alegre, v. 29, n. 56, pp. 153-173.
FREIRE, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 17ª edição. pp. 52-56.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Lei 9394/96). Brasília: MEC. [online]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb. pdf. Arquivo acessado em: 09 dez. 2018.
LEITE, L. (2015). José de Anchieta na sala de aula: uma experiência com o Latim pós-clássico. PhaoS, Unicamp, n.15, pp. 19-31.
LEITE, L.; CASTRO, M. (jan/jun.2014). O ensino de língua latina na universidade brasileira e sua contribuição para a formação do graduando em Letras. Organon, Porto Alegre, v.29, n. 56, pp. 223-244.
MARCHELLI, P. S. (2014). Da LDB 4.024/ 61 ao debate contemporâneo sobre as bases curriculares nacionais. Revista E-Curriculum, São Paulo, v.2, n.3, p.1480-1511, out./dez.
MELO, P. A. G. de. (OUT/2013). Linguagem e ensino: a língua latina curricular e atividade docente no curso de Letras. Revista EnsiQlopédia – FACOS/CNEC Osório Vol.10 – Nº1.
MINKOVA, M.; TUNBERG, T. (2018). Latim ativo: falando, escrevendo, ouvindo a língua. Trad. Leni Ribeiro Leite & Ariane Ribeiro Santana. Rónai, UFJF, v.6, n.1, pp. 149-161.
MIOTTI, C. (2013). Algumas estratégias de apresentação e fixação de vocabulário na aula de Latim. PhaoS, Unicamp, n.13, pp. 23-38.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO, parte II: linguagens, códigos e suas tecnologias (2000). Brasília: MEC. [online]. Disponível em http://www.portal.mec.gov.br. Arquivo acessado em 09 de dezembro de 2013.
PINTO, N. F. (2015). Memorial defendido como requisito parcial para obtenção de título de Professor Titular. Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, (Inédito).
Resolução nº 04/2018 do Conselho Setorial de Extensão e Cultura (CONEXC) da UFJF. Disponível em: www2.ufjf.br/proex/conexc/resolucoes/, acessado em: 07 de julho de 2020.
REZENDE, A. M. de. (2010) Rompendo o silêncio: a construção do discurso oratório em Quintiliano. Belo Horizonte: Crisálida.
SOBRINHO, J. A. S. (2013). Dois tempos da cultura escrita em latim no Brasil: o tempo da conservação e o tempo da produção: discursos, práticas, representações proposta metodológica. Salvador-BA: UFBA, 313 f.
SOUSA, F.; ZANIRATO, T. (2016). O espaço da literatura no século XXI. 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Ouro Preto.

Published

26-12-2020

How to Cite

FERNANDA CUNHA SOUSA; LOPES, Diego Azevedo; SACRAMENTO, Gabriel Ramos; ROLDI, Ramon de Toledo. O ENSINO DE LATIM NO BRASIL: UM PASSADO E VÁRIAS PERSPECTIVAS. Trem de Letras, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e019006, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1347. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos - Estudos linguísticos