MATERIALIZAÇÕES DO VERBAL SONORO NA OBRA DE LUCIA VILASECA
Keywords:
Palavra e Visualidade, Linguagens híbridas, Teoria das Matrizes da Linguagem e Pensamento, Sonora, Visual, Verbal.Abstract
Este artigo, o primeiro trabalho da linha de pesquisa Poesia e Imagem, vinculada ao grupo Literatura, linguagem e outros saberes, do Curso de Letras da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL – MG, apresenta uma análise das operações de materialização do verbal sonoro, realizadas por Lucia Vilaseca, artista visual carioca. Esta análise foi norteada pela teoria Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal, de Lucia Santaella, teoria que tem como base as categorias fenomenológicas de Charles Sanders Peirce e sua Semiótica. Constam, na análise apresentada, características da primeira fase de inserção do verbal na obra de Lucia Vilaseca, bem como a vinculação desta obra às concepções de linguagens híbridas processadas no âmbito do NeoconcretismoDownloads
Published
04-02-2013
How to Cite
AUAD MOREIRA, Ronaldo. MATERIALIZAÇÕES DO VERBAL SONORO NA OBRA DE LUCIA VILASECA. Trem de Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 21–32, 2013. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/76. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos - Estudos Literários
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.