MATERIALIZAÇÕES DO VERBAL SONORO NA OBRA DE LUCIA VILASECA

Autores/as

  • Ronaldo AUAD MOREIRA

Palabras clave:

Palavra e Visualidade, Linguagens híbridas, Teoria das Matrizes da Linguagem e Pensamento, Sonora, Visual, Verbal.

Resumen

Este artigo, o primeiro trabalho da linha de pesquisa Poesia e Imagem, vinculada ao grupo Literatura, linguagem e outros saberes, do Curso de Letras da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL – MG, apresenta uma análise das operações de materialização do verbal sonoro, realizadas por Lucia Vilaseca, artista visual carioca. Esta análise foi norteada pela teoria Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal, de Lucia Santaella, teoria que tem como base as categorias fenomenológicas de Charles Sanders Peirce e sua Semiótica. Constam, na análise apresentada, características da primeira fase de inserção do verbal na obra de Lucia Vilaseca, bem como a vinculação desta obra às concepções de linguagens híbridas processadas no âmbito do Neoconcretismo

Biografía del autor/a

Ronaldo AUAD MOREIRA

Publicado

04-02-2013

Cómo citar

AUAD MOREIRA, Ronaldo. MATERIALIZAÇÕES DO VERBAL SONORO NA OBRA DE LUCIA VILASECA. Trem de Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 21–32, 2013. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/76. Acesso em: 22 nov. 2024.