SALA DE AULA EM MÃOS: BREVE ANÁLISE DE APLICATIVOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Authors

  • Gabriela Marçal Nunes Universidade Federal de Santa Catarina

Abstract

O desenvolvimento dos dispositivos móveis e avanço tecnológico trouxeram consigo inúmeras mudanças, afetando diretamente a maneira como os indivíduos agem, interagem e aprendem. Aplicativos com diferentes objetivos passam a ser desenvolvidos e, rapidamente, tais interesses passam ao campo do ensino/aprendizagem, tornando-se recursos pedagógicos potencialmente importantes e foco de pesquisas e documentos na área, como as “Diretrizes de políticas da UNESCO para aprendizagens móveis” (UNESCO, 2013), que aponta a inclusão dos dispositivos móveis como algo positivo ao processo de ensino/aprendizagem.Muito se tem investido em novos recursos, e vários são os aplicativos desenvolvidos para a aprendizagem de idiomas, disponíveis a todos que possuam aparelhos móveis, gerando assim a possibilidade de personalização, onde o usuário pode, ao escolher, definir a melhor opção oferecida às suas necessidades. Desse modo, considerando os aplicativos como recursos didáticos, deu-se a análise de 4 aplicativos de línguas estrangeiras, com destaque nas principais lojas virtuais, a partir do uso de um instrumento adaptado de Crescenzi e Grané (2016). A análise foi feita de maneira coletiva, em um minicurso se 4 horas, na Universidade Federal de Santa Catarina, e contou com a participação de alunos do curso de letras estrangeiras. Os resultados foram compilados, analisados de maneira qualitativa e expostos neste relato.

Author Biography

Gabriela Marçal Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Letras Espanhol (Bacharel e Licenciatura) - UFSC

Graduanda em Pedagogia - UFSC

Published

26-12-2020

How to Cite

NUNES, Gabriela Marçal. SALA DE AULA EM MÃOS: BREVE ANÁLISE DE APLICATIVOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. Trem de Letras, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e020010, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/736. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Relatos de experiência