LETRAMENTOS ACADÊMICOS: P´RÁTICAS DE ENSINO DA ESCRITA
Abstract
Resumo: Esta pesquisa desenvolve-se a partir da questão: como professores do ensino superior envolvem seus alunos em práticas de letramento acadêmico nas quais eles precisem usar a escrita para atender fins específicos. Desse modo, elege como objetivo: identificar práticas de letramento acadêmico, particularmente, práticas de ensino da escrita de textos acadêmico. A implantação e o desenvolvimento deste projeto demandam procedimentos típicos do paradigma qualitativo e interpretativo de pesquisa (CHIZZOTTI, 2003). Para tanto, constitui-se corpus dessa pesquisa um questionário semiestruturado aplicado com professores de diferentes cursos e áreas do ensino superior. Após uma leitura minuciosa, verificou-se que as práticas acadêmicas apontadas pelos professores podem ser gerais e/ou específicas, a primeiras caracteriza-se por ser comuns as diversas áreas e cursos, delimitadas pelos aspectos normativos, pelos gêneros estudados e produzidos e pelas atividades interdependentes; a segunda caracteriza-se por ser específica a determinada área e/ou curso, delimitada por gêneros e pelas finalidades detalhadas pelos professores, seja acadêmica e/ou profissional. Tais indicativos revelam a dinamicidade e a complexidade por trás do ensino e da produção de textos acadêmicos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.