LETRAMENTOS ACADÊMICOS: P´RÁTICAS DE ENSINO DA ESCRITA

Autores/as

  • Danielly Thaynara Fonseca Universidade Federal de Campina Grande

Resumen

Resumo: Esta pesquisa desenvolve-se a partir da questão: como professores do ensino superior envolvem seus alunos em práticas de letramento acadêmico nas quais eles precisem usar a escrita para atender fins específicos. Desse modo, elege como objetivo: identificar práticas de letramento acadêmico, particularmente, práticas de ensino da escrita de textos acadêmico. A implantação e o desenvolvimento deste projeto demandam procedimentos típicos do paradigma qualitativo e interpretativo de pesquisa (CHIZZOTTI, 2003). Para tanto, constitui-se corpus dessa pesquisa um questionário semiestruturado aplicado com professores de diferentes cursos e áreas do ensino superior. Após uma leitura minuciosa, verificou-se que as práticas acadêmicas apontadas pelos professores podem ser gerais e/ou específicas, a primeiras caracteriza-se por ser comuns as diversas áreas e cursos, delimitadas pelos aspectos normativos, pelos gêneros estudados e produzidos e pelas atividades interdependentes; a segunda caracteriza-se por ser específica a determinada área e/ou curso, delimitada por gêneros e pelas finalidades detalhadas pelos professores, seja acadêmica e/ou profissional. Tais indicativos revelam a dinamicidade e a complexidade por trás do ensino e da produção de textos acadêmicos.

Biografía del autor/a

Danielly Thaynara Fonseca, Universidade Federal de Campina Grande

raduanda do curso de Letras Língua Portuguesa da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística aplicada, atuando principalmente no seguinte tema: letramento acadêmico. escrita. normalização. Já participou do projeto PIBID, em que realizou intervenções em escolas publicas. Atualmente participa do PIBIC 2016-2017, financiado pela CNPQ, cuja pesquisa está atrelada as práticas e estratégias de letramento acadêmico em cursos de graduação.

Publicado

15-12-2018

Cómo citar

FONSECA, Danielly Thaynara. LETRAMENTOS ACADÊMICOS: P´RÁTICAS DE ENSINO DA ESCRITA. Trem de Letras, [S. l.], v. 5, n. 1, p. e018004, 2018. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/649. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos - Estudos linguísticos