A proposal for a pedagogical intervention structure for the context of teaching and learning additional languages: some investigative considerations
Keywords:
Intervention Structure; Sources; Language Teaching; Research Methodology.Abstract
In this study, we present, describe and analyze a proposal for a pedagogical intervention structure (PI), intended to the language classroom, with the aim of making teachers and/or researchers reflect on their pedagogical practice, based on our proposal. From an organizational point of view, the IP structure is based on three phases: initial, procedural and final. From an investigative perspective, the IP is centered on the procedural generation of data with a view to the continuous improvement of the pedagogical proposal. We conclude that the proposed IP structure presents different sources which supports it. Furthermore, due to the complexity of the language teaching and learning process, we do not intend to give the final word both in relation to the structure of our proposition and in what concerns about the theoretical bases that can be adopted in order to support it.
References
BAILER, C; TOMITCH, L. M. B; D’ELY, R. C. S. Planejamento como processo dinâmico: a importância do estudo piloto para uma pesquisa experimental em linguística aplicada. Revista Intercâmbio, São Paulo, v. XXIV, p. 129-146. 2011.
BRASIL. Ministério da educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua estrangeira. Brasília, DF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf> Acesso em: 20 dez 2021
BRASIL. Ministério da educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC: Contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, DF, 2019. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_c ontemporaneos.pdf> Acesso em: 20 dez. 2021
CANDLIN, C. N. Hacia la enseñanza de lenguas basada en tareas. CL e E Comunicación, Lenguaje y Educación. n. 7-8. p. 33-54. 1990.
CARDOSO, C. A. de L. Concordância verbal de 1ª pp no 6º ano: do diagnóstico à intervenção pedagógica. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015.
DAMIANI, M. F. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de educação, Pelotas, n. 45, p. 57-67, maio/ago. 2013.
DONATO, R. Collective Scaffolfing in Second Language Learning. IN: LANTOLF, J. P; APPEL, G. Vygotskian approaches to second language research. Norwood: Ablex Pub. Corp., 1994. p. 33-56. Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/286649165/Donato-Collective-Scaffolding-in-secondlanguage-learning> Acesso em: 20 dez. 2021.
FIGUEIREDO, F. J. Q. de. A aprendizagem colaborativa de línguas. 2. ed. Goiânia: Editora UFG, 2018.
LA-ROCCA, A. A causa animal como tema para o desenvolvimento do Letramento Crítico na sala de aula de língua inglesa: elaboração de material didático autoral e de uma proposta investigativa. 2021. 200 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) - Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2021.
LANTOLF, J. P. Introducing sociocultural theory. In: ______. Sociocultural Theory and Second Language Learning. Oxford University Press, 2000.
LEFFA, V. J. [org.]. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: ______ Produção de materiais de ensino: prática e teoria. 2. ed. Pelotas: Educat, 2007. P. 15-44.
LINHATI, S.T. Elaboração e análise de um material didático autoral: tarefas colaborativas sobre a saúde mental na adolescência com foco na produção oral de língua espanhola. 2021. 326 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) - Universidade Federal do Pampa, Bagé 2021.
MACHADO, M.C.S.F. A produção escrita colaborativa entre estudantes de inglês do primeiro ano do ensino médio: foco na elaboração de material didático autoral.2021. 326 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) - Universidade Federal do Pampa, Bagé 2021.
MEDEIROS, V. Produto pedagógico: possibilidades (YouTube). 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lQxCLxm4X8g> Acesso em: 20 dez. 2021
MICHEL, M.; SHARPE, T. Collective instructional scaffolding in English as a Second Language classrooms. Prospect, n. 1, v. 20, 2005.
NASCIMENTO, M. A. G; SILVA, C. N. M. Rodas de conversa e oficinas temáticas: Experiências Metodológicas de Ensino-Aprendizagem em Geografia. 10o Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia (ENPEG). Porto Alegre, ago./set. 2009.Anais. Porto Alegre, s/n, 2009.
PIEDRAHITA, M. V. A. et al. Intervención, mediación pedagógica y los usos del texto escolar. Revista iberoamericana de Educación. n. 49, 2005.
REES, D. K. ; MELLO, H. A. B. . A investigação etnográfica na sala de aula de segunda língua/língua estrangeira. Cadernos do IL (UFRGS), v. 42, p. 30-50, 2011.
RONCON, A. F. O “diário de aprendizagem” como instrumento avaliativo e didático no ensino de sociologia. Revista Ensino de Sociologia, Paraná, v.1, n.7, p. 1- 16, jan./dez. 2017.
SCARAMUCCI, M. V. R. O papel do léxico na compreensão em leitura em língua estrangeira: foco no produto e no processo. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995
SOARES, T. L. Intervenção na fronteira Brasil-Uruguai: uma proposta de material didático voltado ao letramento crítico para as aulas de língua espanhola. 2018. 191 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) - Universidade Federal do Pampa, Bagé 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Programa de pós-graduação em ensino de línguas. 2021. Disponível em: <http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgel/> Acesso em: 20 dez. 2021.
ZANÓN, J.; HERNÁNDEZ, M. J. La enseñanza de la comunicación en la clase de español. Cable, n. 5, p. 12-18. 1990. Disponível em: <https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/antologia_didactica/enfoque02/her nandez_zanon.htm> Acesso em: 20 dez 2021.
WOOD, D.; BRUNER, J. S.; ROSS, G. The role of tutoring in problem solving. J. Child Psychol. Psychiat., v. 17, 1976, p. 89-100. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1469-7610.1976.tb00381> Acesso em: 20 dez. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.