A proposal for a pedagogical intervention structure for the context of teaching and learning additional languages: some investigative considerations

Authors

  • Eduardo de Oliveira Dutra Universidade Federal do Pampa

Keywords:

Intervention Structure; Sources; Language Teaching; Research Methodology.

Abstract

In this study, we present, describe and analyze a proposal for a pedagogical intervention structure (PI), intended to the language classroom, with the aim of making teachers and/or researchers reflect on their pedagogical practice, based on our proposal. From an organizational point of view, the IP structure is based on three phases: initial, procedural and final. From an investigative perspective, the IP is centered on the procedural generation of data with a view to the continuous improvement of the pedagogical proposal. We conclude that the proposed IP structure presents different sources which supports it. Furthermore, due to the complexity of the language teaching and learning process, we do not intend to give the final word both in relation to the structure of our proposition and in what concerns about the theoretical bases that can be adopted in order to support it.

Author Biography

Eduardo de Oliveira Dutra , Universidade Federal do Pampa

Professor Adjunto III da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) no curso de Línguas Adicionais-Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Línguas/Mestrado Profissional da UNIPAMPA. Possui graduação em Letras-Espanhol e Respectivas Literaturas (2001) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, especialização em Estudos Avançados de Língua e Literaturas de Língua Espanhola (2002) e Mestrado em Letras, área de concentração em Linguística, (2007) por essa mesma instituição e doutorado em Linguística Aplicada (2015) pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS). Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Salamanca (USAL), na área de ensino/aprendizagem de espanhol como LE/L2, sob a supervisão da professora Dra. Susana Azpiazu Torres, por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É líder do grupo de pesquisa intitulado ensino e aprendizagem de línguas: uma abordagem quantitativa. Atualmente é Editor Assistente da Revista de Estudos Híbridos na Área da Linguagem (REHAL) e coordenador de Programa intitulado "Do mapeamento do espanhol à extensão: diálogo desde y con las fronteras voltados à formação de professores" Seus interesses de pesquisa envolvem ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, com ênfase na língua espanhola, e aquisição de segundas línguas. Também tem interesse por temas relacionados à aprendizagem colaborativa, instrução explícita, metodologia de pesquisa em ensino e aprendizagem de línguas e à formação de professores de espanhol.

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Published

30-12-2021

How to Cite

DE OLIVEIRA DUTRA , Eduardo. A proposal for a pedagogical intervention structure for the context of teaching and learning additional languages: some investigative considerations. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. e021007, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1800. Acesso em: 16 may. 2024.