A proposal for a pedagogical intervention structure for the context of teaching and learning additional languages: some investigative considerations

Authors

  • Eduardo de Oliveira Dutra Universidade Federal do Pampa

Keywords:

Intervention Structure; Sources; Language Teaching; Research Methodology.

Abstract

In this study, we present, describe and analyze a proposal for a pedagogical intervention structure (PI), intended to the language classroom, with the aim of making teachers and/or researchers reflect on their pedagogical practice, based on our proposal. From an organizational point of view, the IP structure is based on three phases: initial, procedural and final. From an investigative perspective, the IP is centered on the procedural generation of data with a view to the continuous improvement of the pedagogical proposal. We conclude that the proposed IP structure presents different sources which supports it. Furthermore, due to the complexity of the language teaching and learning process, we do not intend to give the final word both in relation to the structure of our proposition and in what concerns about the theoretical bases that can be adopted in order to support it.

Author Biography

Eduardo de Oliveira Dutra , Universidade Federal do Pampa

Professor Adjunto III da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) no curso de Línguas Adicionais-Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Línguas/Mestrado Profissional da UNIPAMPA. Possui graduação em Letras-Espanhol e Respectivas Literaturas (2001) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, especialização em Estudos Avançados de Língua e Literaturas de Língua Espanhola (2002) e Mestrado em Letras, área de concentração em Linguística, (2007) por essa mesma instituição e doutorado em Linguística Aplicada (2015) pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS). Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Salamanca (USAL), na área de ensino/aprendizagem de espanhol como LE/L2, sob a supervisão da professora Dra. Susana Azpiazu Torres, por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É líder do grupo de pesquisa intitulado ensino e aprendizagem de línguas: uma abordagem quantitativa. Atualmente é Editor Assistente da Revista de Estudos Híbridos na Área da Linguagem (REHAL) e coordenador de Programa intitulado "Do mapeamento do espanhol à extensão: diálogo desde y con las fronteras voltados à formação de professores" Seus interesses de pesquisa envolvem ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, com ênfase na língua espanhola, e aquisição de segundas línguas. Também tem interesse por temas relacionados à aprendizagem colaborativa, instrução explícita, metodologia de pesquisa em ensino e aprendizagem de línguas e à formação de professores de espanhol.

References

BAILER, C; TOMITCH, L. M. B; D’ELY, R. C. S. Planejamento como processo dinâmico: a importância do estudo piloto para uma pesquisa experimental em linguística aplicada. Revista Intercâmbio, São Paulo, v. XXIV, p. 129-146. 2011.

BRASIL. Ministério da educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua estrangeira. Brasília, DF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf> Acesso em: 20 dez 2021

BRASIL. Ministério da educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC: Contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, DF, 2019. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_c ontemporaneos.pdf> Acesso em: 20 dez. 2021

CANDLIN, C. N. Hacia la enseñanza de lenguas basada en tareas. CL e E Comunicación, Lenguaje y Educación. n. 7-8. p. 33-54. 1990.

CARDOSO, C. A. de L. Concordância verbal de 1ª pp no 6º ano: do diagnóstico à intervenção pedagógica. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015.

DAMIANI, M. F. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de educação, Pelotas, n. 45, p. 57-67, maio/ago. 2013.

DONATO, R. Collective Scaffolfing in Second Language Learning. IN: LANTOLF, J. P; APPEL, G. Vygotskian approaches to second language research. Norwood: Ablex Pub. Corp., 1994. p. 33-56. Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/286649165/Donato-Collective-Scaffolding-in-secondlanguage-learning> Acesso em: 20 dez. 2021.

FIGUEIREDO, F. J. Q. de. A aprendizagem colaborativa de línguas. 2. ed. Goiânia: Editora UFG, 2018.

LA-ROCCA, A. A causa animal como tema para o desenvolvimento do Letramento Crítico na sala de aula de língua inglesa: elaboração de material didático autoral e de uma proposta investigativa. 2021. 200 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) - Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2021.

LANTOLF, J. P. Introducing sociocultural theory. In: ______. Sociocultural Theory and Second Language Learning. Oxford University Press, 2000.

LEFFA, V. J. [org.]. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: ______ Produção de materiais de ensino: prática e teoria. 2. ed. Pelotas: Educat, 2007. P. 15-44.

LINHATI, S.T. Elaboração e análise de um material didático autoral: tarefas colaborativas sobre a saúde mental na adolescência com foco na produção oral de língua espanhola. 2021. 326 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) - Universidade Federal do Pampa, Bagé 2021.

MACHADO, M.C.S.F. A produção escrita colaborativa entre estudantes de inglês do primeiro ano do ensino médio: foco na elaboração de material didático autoral.2021. 326 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) - Universidade Federal do Pampa, Bagé 2021.

MEDEIROS, V. Produto pedagógico: possibilidades (YouTube). 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lQxCLxm4X8g> Acesso em: 20 dez. 2021

MICHEL, M.; SHARPE, T. Collective instructional scaffolding in English as a Second Language classrooms. Prospect, n. 1, v. 20, 2005.

NASCIMENTO, M. A. G; SILVA, C. N. M. Rodas de conversa e oficinas temáticas: Experiências Metodológicas de Ensino-Aprendizagem em Geografia. 10o Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia (ENPEG). Porto Alegre, ago./set. 2009.Anais. Porto Alegre, s/n, 2009.

PIEDRAHITA, M. V. A. et al. Intervención, mediación pedagógica y los usos del texto escolar. Revista iberoamericana de Educación. n. 49, 2005.

REES, D. K. ; MELLO, H. A. B. . A investigação etnográfica na sala de aula de segunda língua/língua estrangeira. Cadernos do IL (UFRGS), v. 42, p. 30-50, 2011.

RONCON, A. F. O “diário de aprendizagem” como instrumento avaliativo e didático no ensino de sociologia. Revista Ensino de Sociologia, Paraná, v.1, n.7, p. 1- 16, jan./dez. 2017.

SCARAMUCCI, M. V. R. O papel do léxico na compreensão em leitura em língua estrangeira: foco no produto e no processo. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995

SOARES, T. L. Intervenção na fronteira Brasil-Uruguai: uma proposta de material didático voltado ao letramento crítico para as aulas de língua espanhola. 2018. 191 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) - Universidade Federal do Pampa, Bagé 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Programa de pós-graduação em ensino de línguas. 2021. Disponível em: <http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgel/> Acesso em: 20 dez. 2021.

ZANÓN, J.; HERNÁNDEZ, M. J. La enseñanza de la comunicación en la clase de español. Cable, n. 5, p. 12-18. 1990. Disponível em: <https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/antologia_didactica/enfoque02/her nandez_zanon.htm> Acesso em: 20 dez 2021.

WOOD, D.; BRUNER, J. S.; ROSS, G. The role of tutoring in problem solving. J. Child Psychol. Psychiat., v. 17, 1976, p. 89-100. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1469-7610.1976.tb00381> Acesso em: 20 dez. 2021.

Published

30-12-2021

How to Cite

DE OLIVEIRA DUTRA , Eduardo. A proposal for a pedagogical intervention structure for the context of teaching and learning additional languages: some investigative considerations. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. e021007, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1800. Acesso em: 22 nov. 2024.