Um estudo comparativo entre as memórias de Violeta se fue a los Cielos, de Ángel Parra, e a versão homônima para o cinema, de Andrés Wood

Authors

  • Leandro de Souza Universidade Federal de Alfenas
  • Ítalo Oscar Riccardi León Universidade Federal de Alfenas

Keywords:

Comparative literature. Memory. Intertextuality. Violet Parra. Motion Pictures.

Abstract

The work focuses on developing an intertextual comparative study between the memories of Violeta se fue a los Cielos, by Ángel Parra (2006), which describes passages in the life of Violeta Parra, a Chilean singer and folklorist, and the homonymous cinematographic work (2011), by the filmmaker Andrés Wood. Whenever a cinematographic work is analyzed based on a literary text, it is noticed that there are significant differences between these two forms of language; while a literary text is constructed fundamentally through a written narrative, cinema uses images, sounds and other resources to tell a story, in addition to also using the words of the oral / written code. It can be observed that both literature and cinema, although conceived as different languages, are artistic expressions that approach and establish significant intertextual relationships in terms of artistic languages. In addition to singing, Violeta Parra was a multiple, simple and self-taught artist, impressing with her creative talent: she was an author, composer, collector, poet, painter, sculptor, embroiderer, ceramist and a passionate woman with intense contradictions, what made her a charismatic figure, very interesting and passionate to know and research. This work is based on the comparative studies of Pellegrini (2003), Palma (2004), Stam (2006), Marinho (2009), Hutcheon (2011) and León (2014), intending to analyze the emblematic figure of Violeta Parra through the narrative of the memorialistic text and its adaptation for the cinema: two languages that, being distinct, complement each other when telling a story.

 

Author Biographies

Leandro de Souza, Universidade Federal de Alfenas

Graduado em Letras/Bacharelado, com ênfase em Língua e Literatura Espanhola, e Mestre em História Ibérica pela Universidade Federal de Alfenas.

Ítalo Oscar Riccardi León , Universidade Federal de Alfenas

Bacharel em Língua e Literatura, e graduado em Castelhano pela Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso do Chile (PUCV, 1982), titulação legalizada e reconhecida pela Universidade de São Paulo (USP, 1985). Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP, 2003). Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (PÓS-LIT/FALE/UFMG, 2015), tendo sido bolsista do Programa Mineiro de Capacitação Docente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (PMCD-FAPEMIG). De 1995 a 2008 foi docente/pesquisador no Curso de Letras Português/Espanhol e Licenciaturas da Faculdade de Educação e Artes da Universidade do Vale do Paraíba (FEA-UNIVAP) e desempenhou funções como professor/pesquisador de novas tecnologias aplicadas à educação e ao ensino de línguas integrando a equipe pedagógica da UNIVAP/Virtual, e do Grupo de Pesquisa em Educação do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento - IP&D. De 2002 a 2008 colaborou na criação da Associação Virtual Educa Brasil (AVEB) como diretor de assuntos acadêmicos e integrou a comissão organizadora permanente das Conferências Internacionais Virtual Educa, projeto vinculado à Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e Nações. Em 2009, atuou como docente concursado na implantação da língua espanhola no Colégio Engenheiro Juarez Wanderley, Instituto EMBRAER de Educação e Pesquisa (CEJW-IEEP). Foi bolsista da AECI, Universidade de Salamanca (USAL,1998), do Instituto Cervantes de São Paulo e Universidade Internacional Menéndez Pelayo (UIMP, 2000). É sócio da Associação de Professores de Espanhol do Est. de São Paulo (APEESP), Associação de Professores de Espanhol do Estado de Minas Gerais (APEMG), Associação Brasileira de Hispanistas (ABH) e Asociación Internacional de Cervantistas (AIC). Desde 2009, integra o quadro de docentes Departamento de Letras (DL), Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Na UNIFAL-MG desempenhou a função de Chefe do Departamento (2011-2013) e coordenou as atividades acadêmicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES), área de língua espanhola (2015-2018); a partir de 2018, coordena o Programa de Residência Pedagógica (RP-CAPES) na área de espanhol, sendo também responsável pelo projeto de extensão Cineclube UNIFAL-MG, do Quixote na Comunidade e coordenador adjunto do CIVITAS, teorias e práticas do literário. Integra o grupo de pesquisa em Literatura, Linguagem e outros Saberes, atuando na linha de pesquisa Literatura e Cinema, e participa do Grupo de Pesquisas em Estudos Hispânicos.

References

BRITO, José Domingos de. Literatura e cinema. v. 4. São Paulo: Novera, 2007.
CANCIONEROS.COM. Barcelona. 2012. Disponível em: <http://www.cancioneros.com/aa/232/E/canciones-de-violeta-parra>. Acesso em: 25 jan. 2021.
CLERC, Jeanne-Marie. A literatura comparada face às imagens modernas: cinema, fotografia, televisão. In: BRUNEL, Pierre e CHEVREL, Yves. Compêndio de literatura comparada. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004. pp. 283-323.
FERREIRA, ÉRICA Eloize P. A transposição da Literatura para o Cinema. Belo Horizonte: Centro de Ensino Superior Promove, 2006.
CRUZ, Diego. Filme traz vida e obra de Violeta Parra, a cantora rebelde que transcende gerações, 2012. Disponível em: <https://www.pstu.org.br/filme-traz-vida-e-obra-de-violeta-parra-cantora-rebelde-que-transcende-geracoes/>. Acesso em: 28 jan. 2021.
HUTCHEON, Linda. Uma Teoria da adaptação. Florianópolis: UFSC, 2011.
MARINHO, Carolina. Poéticas do Maravilhoso no cinema e na literatura. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
MIGUEL BORRÁS, Mercedes (org.). La letra en el cine: escritores en el cine europeo. Madrid: Universidad Francisco de Victoria (UFV), Centro de Documentación Europea, 2005.
MÚSICA POPULAR. Chile. 2012. Disponível em: <http://www.musicapopular.cl/3.0/index2.php?action=TGlicm9ERQ==&var=NTU=>. Acesso em: 30 jan. 2021.
PALMA, Maria Glória (org.). Literatura e cinema: A demanda do Santo Graal & Matriz/ Eurico, o Presbítero & A Máscara do Zorro. Bauru-SP: EDUSC, 2004.
PARRA, Ángel. Violeta se fue a los Cielos. Santiago de Chile. Catalonia, 2006.
PELLEGRINI, Tânia et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora SENAC, 2003.
STAM, Robert. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. In: Ilha do Desterro, Florianópolis, nº 51, jul/dez. de 2006, p. 19-53.
VIOLETA se fue a los cielos. Direção de Andrés Wood. Produção de Wood Producciones, Bossa Nova Films e Maíz Producciones, Gaumont, 2011. 1 DVD Simples (110 min). Legendado. Port.

Published

09-11-2021

How to Cite

SOUZA, Leandro de; LEÓN , Ítalo Oscar Riccardi. Um estudo comparativo entre as memórias de Violeta se fue a los Cielos, de Ángel Parra, e a versão homônima para o cinema, de Andrés Wood. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 2, p. e021001, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1710. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos - Estudos Literários