A glance into the film Redemoinho (2016), inspired by the book O mundo inimigo (2005), written by luiz ruffato, from the transcription perspective
Keywords:
Cinema. Literature. Transcription.Abstract
This essay aims to show some considerations about the process of creation of a film named Redemoinho (2016), directed by José Vilamarim which storyline and plot are inspired by a film called O Mundo inimigo (2005), the second volume of the series “Inferno Provisório” written by Luiz Ruffato. The chosen perspective for the filmic work analysis is the transcription form, according to what “Campos” (2013) propose.
References
AUMONT, Jacques (org.). A estética do filme. Tradução de Marina Appenzeller. 9. ed. Campinas: Papirus, 2012.
AURÉLIO Online. Disponível em: <https://dicionariodoaurelio.com/adaptacao>. Acesso em: 03/06/2021.
BARBOSA, João Alexandre. A literatura como conhecimento. In: _____. A biblioteca imaginária. São Paulo: Ateliê Editorial, 1996.
BAZIN, André. O cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.
BORDINI, Maria Isabel da Silveira. Luiz Ruffato e o romance proletário no Brasil. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras/ Programa de Pós-Graduação em Letras. Belo Horizonte, 2019.
BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A Arte do Cinema: Uma Introdução. Trad, Roberta Gregoli. Campinas, SP: Editora Unicamp; São Paulo, SP: Editora da USP, 2013.
CASTRO, Márcia Carrano. A construção do literário na prosa narrativa de Luiz Ruffato. Rio de Janeiro, 2010. Tese (Doutorado em Letras Vernáculas-Literatura Brasileira). Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
FERREIRA, Antonio Davi Delfino. Uma nova linha no multiverso: a transcriação do universo Marvel dos quadrinhos para o cinema. Anais Eletrônicos das Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. São Paulo, 2018. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/anais2ajornada/edicaoatual_.php> Acesso em: 1º jun. 2021.
HUTCHEON, L. Uma teoria da adaptação. 2.ed. Florianópolis: UFSC, 2013. (Tradução: André Cechinel)
JOHNSON, R. Literatura e cinema, diálogo e recriação: o caso de Vidas secas. In: PELLEGRINI, T. et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Senac, 2003. p. 37-59.
MAZIERO, Aline Cristina. Da adaptação à transcriação: olhares sobre as transposições televisivas de o tempo e o vento. Caderno Seminal Digital, nº 29, v. 29 (JAN-JUN/2018). Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: Acesso em: 03 jun. 2021.
NOBREGA, Thelma Medici; TAPIA, Marcelo. Haroldo de Campos – Transcriação. São Paulo: Perspectiva, 2013.
RUFFATO, L. O mundo inimigo: Inferno Provisório vol. 2. Rio de Janeiro: Editora Record, 2005.
VILLAMARIM, J. L. Redemoinho. Produção: Vania Catani. Globo Filmes/Bananeiras Filmes, 2016.
XAVIER, I. Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção do olhar no cinema. In: PELLEGRINI, T. et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Senac, 2003. p. 61 -89.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.