A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO UMA POSSIBILIDADE PARA ENSINO DE LITERATURA NAS ESCOLAS
Abstract
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas discussões a respeito do ensino de literatura no ensino básico, lançando mão de incompletudes nele constatadas para propor uma ideia de conduta metodológica capaz de promover um domínio de conceitos de arte/literatura e a proficiência na leitura literária. Partiremos de um esboço sobre algumas deficiências de aprendizagem verificadas em observações e relatos das aulas tradicionais de literatura, acompanhadas pela pesquisadora, na escola-parceira do Programa de Iniciação à Docência (PIBID/Letras-Português) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), para discutir a possível eficácia de preceitos da teoria pedagógica da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), nesta área e nível do ensino de Língua Portuguesa.Palavras-chave: Ensino de literatura, PBL, leitura literária.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.