A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO UMA POSSIBILIDADE PARA ENSINO DE LITERATURA NAS ESCOLAS

Autores/as

  • Mariana Pereira GUIDA Universidade Federal de Alfenas
  • Robson SANTOS DE CARVALHO

Resumen

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas discussões a respeito do ensino de literatura no ensino básico, lançando mão de incompletudes nele constatadas para propor uma ideia de conduta metodológica capaz de promover um domínio de conceitos de arte/literatura e a proficiência na leitura literária. Partiremos de um esboço sobre algumas deficiências de aprendizagem verificadas em observações e relatos das aulas tradicionais de literatura, acompanhadas pela pesquisadora, na escola-parceira do Programa de Iniciação à Docência (PIBID/Letras-Português) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), para discutir a possível eficácia de preceitos da teoria pedagógica da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), nesta área e nível do ensino de Língua Portuguesa.Palavras-chave: Ensino de literatura, PBL, leitura literária.

Publicado

18-11-2013

Cómo citar

GUIDA, Mariana Pereira; SANTOS DE CARVALHO, Robson. A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO UMA POSSIBILIDADE PARA ENSINO DE LITERATURA NAS ESCOLAS. Trem de Letras, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 77–81, 2013. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/158. Acesso em: 22 nov. 2024.