Digital Information and Communication Technologies (ICT) in teaching and learning Spanish as a foreign language: revisiting some reflections

Authors

  • Fernanda Aparecida Ribeiro Universidade Federal de Alfenas
  • Kátia Rodrigues Mello Miranda Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis
  • João Ricardo Vieira Santos Ribeiro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Keywords:

ICT. Remote teaching. Teaching and learning foreign languages. Spanish as a Foreign Language.

Abstract

This work discusses the contributions of Digital Technologies of Communication and Information (ICT) for the learning of foreign languages, especially the Spanish language. The theme is justified by the advancement of technology and its impacts on society, as well as the indispensability for the subject in teacher training courses and its preponderant functionality to meet the demands of remote education, implemented in a compulsory way in the educational context since the first half of 2020, due to the pandemic caused by Covid-19. The reflections are based on a literature review on the subject (Bastos, 2010; Castela, 2015; Dias, 2008; Fardo, 2013, among others), in order to encourage discussions on the use of ICT in Spanish language teaching. In today's plurilingual and multicultural world, there is ample potential of ICT by providing contact with authentic and up-to-date media materials, the development of intercultural competence, as well as a playful, cooperative, more autonomous learning, associated with citizenship and humans values.

Author Biographies

Fernanda Aparecida Ribeiro , Universidade Federal de Alfenas

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2004), doutora em Letras/Literatura - Área de Conhecimento: Literatura e Vida Social (2010) pela UNESP/Assis, com pós-doutorado pela Universidade Vale do Rio Verde (2016). Desde 2010 é professora efetiva na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), sendo responsável pelas disciplinas de literatura hispano-americana no curso de Letras, e atua como professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em História Ibérica. Suas pesquisas concentram-se na área das literaturas da América Latina, atuando especialmente nos seguintes temas: narrativas de autoria feminina; literatura e história na literatura latino-americana, romance histórico contemporâneo.

Kátia Rodrigues Mello Miranda , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Possui Doutorado em Letras (2013), Mestrado em Letras (2007) e Licenciatura em Letras (2003), com habilitação em Português e Espanhol, todos pela Universidade Estadual Paulista- UNESP. Ministrou aulas de Língua Espanhola, Literatura Espanhola e Hispano-americana, Cultura Hispânica, Comunicação, Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa, entre outras disciplinas, no Ensino Superior. Nos segmentos de Ensino Fundamental e Médio, ministrou aulas de Língua Espanhola, Gramática e Literaturas Brasileira e Portuguesa, em escolas públicas e privadas. Atualmente, é Professora Assistente Doutora (RDIDP, 2014) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCL - UNESP/Assis), junto ao Departamento de Letras Modernas, no conjunto das disciplinas de Língua Espanhola. É membro titular do conselho de departamento, membro suplente da CPEUC, supervisora de Língua Espanhola do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) da UNESP/Assis, coordenadora das oficinas de espanhol da UNATI-Assis e parecerista ad hoc de diversas publicações. É docente credenciada do Programa de Pós-Graduação "Literatura e Vida Social" - UNESP/FCL-Assis e do Programa em Rede Nacional de Pós-Graduação PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras. É coordenadora da Área de Espanhol do Departamento de Letras Modernas e membro dos Grupos Narrativas Estrangeiras Modernas e Grupo de Pesquisa em Estudos Hispânicos, cadastrados no CNPq. Tem experiência nos seguintes temas: narrativa de autoria feminina em língua espanhola e portuguesa, narrativa de extração histórica, literatura comparada, literatura e ensino de língua, ensino e aprendizagem de língua estrangeira (espanhol), formação de professores de língua.

João Ricardo Vieira Santos Ribeiro , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Possui Licenciatura em Letras (2019), com habilitação em Português e Espanhol, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), do Câmpus de Assis, Estado de São Paulo. Atualmente, é mestrando em Letras, pela mesma instituição, com a área de conhecimento em Literatura e Vida Social, na linha de pesquisa Leitura, Crítica e Teoria Literária. Professor na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) nas disciplinas de Língua Portuguesa e Espanhol. Tem interesse nos seguintes temas: propostas didático-metodológicas para a leitura e o ensino de literatura no ensino básico, elaboração e análise de materiais (de apoio) didáticos para o contexto da literatura em sala de aula, o caráter estético do texto literário na formação do jovem leitor, representações e práticas docentes no ensino de literatura, a literatura na aprendizagem e no ensino de línguas estrangeiras, análise de propostas didático-metodológicas e de materiais para o ensino de espanhol como língua estrangeira. 

References

ALONSO, C. A. Internet no Brasil – alguns dos desafios a enfrentar. Informática Pública, v. 4, n. 2, p. 169-184, 2002.

ALVES, L. R. G.; MINHO, M. R. S.; DINIZ, M. V. C. Gamificação: diálogos com a educação. In: FADEL, L. M. et al. (Org.). Gamificação na Educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. p. 74-97.

BACICH, L.; MORAN J. (Org.). Metodologias Ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.

BASTOS, M. I. O Impacto das TICs na Educação. Brasília: Abril, 2010.

BENEDETTI, A. M. Aprendizaje de E/LE en tándem a distancia. In: SANT’ANNA, V. L. de A.; JUNGER, C. de S.; FERREIRA, A. M. C. (Org.). Associação Brasileira de Hispanistas: 4º Congresso Brasileiro de Hispanistas. Rio de Janeiro: MODO/Design, 2006. p. 244-249.

BLAKE, R. Technology and the four skills. Language, Learning and Technology, v. 20, n. 2, p. 129-142, 2016.

BORGES, R. R. (Org.). # sou + tec: ensino de língua(gem) e literatura. Campinas: Pontes, 2015.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. v. 1. Cap. 4 – Conhecimentos de Espanhol. Brasília, 2006. p. 127-165. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf>. Acesso em: 6 mar. 2021.

BYRAM. M.; FLEMING, M. (Org). Perspectivas interculturales en el aprendizaje de idiomas: enfoques a través del teatro y la etnografía. Madrid: Cambrigde University Press, 2001.

CARVALHO, L. B. de; CARVALHO, T. L. de. Análise de atividades em aplicativos móveis para a aprendizagem de língua espanhola. Macabéa-Revista Eletrônica do Netlli, v. 9, n. 3, p. 386-405, 2020.

CASTELA, G. da S. A leitura e a didatização do (hiper)texto eletrônico no ensino de espanhol como língua estrangeira (E/LE). 2009. 252 f. Tese (Doutorado em Letras Neolatinas - Estudos Lingüísticos Neolatinos, opção Língua Espanhola), UFRJ, Faculdade de Letras, 2009.

CASTELA, G. da S. Novas tecnologias no ensino de espanhol: do mapeamento do que existe à elaboração de propostas pedagógicas pelo PIBID. Linguagem em (Re)vista, Niterói, v. 10, n. 20, p. 21 -38, jul./dez. 2015.

COSTA, Larissa et al. (Coord.). Redes: uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização. Brasília: WWF-Brasil, 2003.

COUTINHO, C. P.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. Comunicação Educacional: do modelo unidireccional para a comunicação multidireccional na sociedade do conhecimento. Actas do 5º Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM). Braga: Universidade do Minho, 2007, p. 1-19.

DELORS, J. et al. Educação um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez, 1998.

DIAS, A. A. C. As imagens do mundo no mundo da escola repensando contribuições da tecnologia para Imagem & Educação. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 3, p. 223-231, set./dez. 2008.

DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola, 2016.

FARDO, M. L. A Gamificação como Estratégia Pedagógica: estudo de elementos dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem. 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul), Universidade de Caxias do Sul, 2013.

FERNÁNDEZ, S. I. G. Ensinar/aprender espanhol entre brasileiros: visão transcultural. In: SEDYCIAS, J. (Org.). O ensino do espanhol no Brasil: passado, presente e futuro. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2009. p. 97-128.

FERREIRA, L. H.; BARBOSA, A. Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-24, 2020.

GARCIA, D. N. de M. O que os pares de Teletandem (não)negociam: práticas para um novo contexto online interativo para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. São Paulo: UNESP, 2013.

GOETTENAUER, E. Espanhol: língua de encontros. In: SEDYCIAS, J. (Org.). O ensino do espanhol no Brasil: passado, presente, futuro. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2009. p. 61-70.

GOETTENAUER, E. Formas pronominais de tratamento: uma abordagem sócio-cultural. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/espanhol/formas%20pronominais%20de%20tratamento%20uma%20abor.htm>. Acesso em: 7 ago. 2020.

HEREDIA, J. La incorporación de las TIC y de los dispositivos móviles a la enseñanza de lenguas: prácticas y percepciones de los profesores de ELE, El caso de Japón. Suplementos marcoELE, n. 22, p. 1-54, 2016.

HILU, L.; TORRES, P. L., BEHRENS, M. A. REA (Recursos Educacionais Abertos) - Conhecimentos e (des)conhecimentos. Revista Científica e-curriculum, v.13 (1), p. 130-146, 2015.

JOYE, C. R.; MOREIRA, M. M.; ROCHA, S. S. D. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 09, n. 07, p. 01-29, 2020.

KOCH, I. G. V. A inter-ação pela linguagem. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

LEFFA, V. J. O ensino do inglês no futuro: da dicotomia para a convergência. In: STEVENS, C. M. T.; CUNHA, M. J. C. Caminhos e colheita: ensino e pesquisa na área de inglês no Brasil. Brasília: Editora UnB, 2003. p. 225-250.

LÓPEZ MORALES, H. Prólogo. In: SÁNCHEZ L. J.; SANTOS GARGALLO, I. (Org.). Vademécum para la formación de profesores: enseñar español como una segunda lengua/lengua extranjera. Madrid: SGEL, 2008. p. 15-17.

NAKASHIMA, R. H. R; BARROS, D. M. V.; AMARAL, S. F. do. O uso pedagógico da lousa digital associado à teoria dos estilos de aprendizagem. Revista Estilos de aprendizaje, v. 4, n. 4, out. 2009.

NAVEGAR com segurança: por uma infância conectada e livre de violência sexual. 3. ed. São Paulo: CENPEC: Childhood Instituto. WCF Brasil, 2012.

OLIVERAS VILASECA, A. Hacia la competencia intercultural en el aprendizaje de una lengua extranjera: estudio del choque cultural y los malentendidos. Madrid: Edinumen, 2000.

PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon. United Kingdom: MCB University Press, v. 9, p. 1-5, 2001.

RAJAGOPALAN, K. O conceito de identidade em Lingüística: é chegada a hora para uma reconsideração radical? Tradução de A. Pisetta. In: Signorini, I. (Org.). Língua(gem) e Identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. São Paulo: Fapesp, 1998. p. 21-45.

REVUZ, C. A língua estrangeira entre o desejo de um outro e o risco do exílio. In: SIGNORINI, I. (Org.). Lingua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. São Paulo: Fapesp, 1998. p. 213-230.

SANAR SAÚDE. Pandemias na História: o que há de semelhante e de novo na Covid-19. 2020. Disponível em: <https://www.sanarmed.com/pandemias-na-historia-comparando-com-a-covid-19>. Acesso em: 11 jan. 2021.

SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.

SÃO PAULO. Rede São Paulo de Formação Docente: cursos de Especialização para o quadro do Magistério da SEESP Ensino Fundamental II e Ensino Médio. São Paulo: Secretaria do Estado de São Paulo, 2011.

TALLEI, J. Las nuevas tecnologías de información y comunicación en ELE: algunas consideraciones. New Routers, p. 42-44, jan. 2011.

TALLEI, J.; COELHO, I. M. W. S. Formación docente y la aplicación de nuevas tecnologías en la enseñanza de E/LE en las escuelas técnicas. Texto livre, linguagem e tecnologia. v. 10, n. 2, p. 3-23, 2012.

TELLES, J. A. Teletandem: metamorfoses impostas pelas tecnologias sobre o ensino de línguas estrangeiras. In: TELLES, J. A. (Org.). Teletandem: um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas: Pontes, 2009. p. 63-74.

VALENTE, J. A. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. O papel do computador no processo ensino-aprendizagem. In: ALMEIDA, M. E. B.; MORAN, J. M. (Org.). Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação, SEED, 2005. p. 22-31.

VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. A formação de professores de línguas: passado, presente e futuro. In: SILVA, K. A. da. (Org.). Ensinar e aprender línguas na contemporaneidade: linhas e entrelinhas. Campinas: Pontes, 2010. p. 225-233.

XAVIER, A. C. As Tecnologias e a aprendizagem (re)construcionista no Século XXI. Hipertextus Revista Digital, v. 01, p. 1-9, 2007.

ZICHERMANN, G.; CUNNINGHAM, C. Gamification by Design: implementing game mechanics in web and mobile apps. Sebastopol, CA: O’Reilly Media, Inc. 2011.

Published

23-07-2022

How to Cite

RIBEIRO , Fernanda Aparecida; MIRANDA , Kátia Rodrigues Mello; RIBEIRO , João Ricardo Vieira Santos. Digital Information and Communication Technologies (ICT) in teaching and learning Spanish as a foreign language: revisiting some reflections. Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e022007, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1542. Acesso em: 25 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos - Estudos linguísticos