Digital Information and Communication Technologies (ICT) in teaching and learning Spanish as a foreign language: revisiting some reflections

Authors

  • Fernanda Aparecida Ribeiro Universidade Federal de Alfenas
  • Kátia Rodrigues Mello Miranda Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis
  • João Ricardo Vieira Santos Ribeiro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Keywords:

ICT. Remote teaching. Teaching and learning foreign languages. Spanish as a Foreign Language.

Abstract

This work discusses the contributions of Digital Technologies of Communication and Information (ICT) for the learning of foreign languages, especially the Spanish language. The theme is justified by the advancement of technology and its impacts on society, as well as the indispensability for the subject in teacher training courses and its preponderant functionality to meet the demands of remote education, implemented in a compulsory way in the educational context since the first half of 2020, due to the pandemic caused by Covid-19. The reflections are based on a literature review on the subject (Bastos, 2010; Castela, 2015; Dias, 2008; Fardo, 2013, among others), in order to encourage discussions on the use of ICT in Spanish language teaching. In today's plurilingual and multicultural world, there is ample potential of ICT by providing contact with authentic and up-to-date media materials, the development of intercultural competence, as well as a playful, cooperative, more autonomous learning, associated with citizenship and humans values.

Author Biographies

Fernanda Aparecida Ribeiro , Universidade Federal de Alfenas

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2004), doutora em Letras/Literatura - Área de Conhecimento: Literatura e Vida Social (2010) pela UNESP/Assis, com pós-doutorado pela Universidade Vale do Rio Verde (2016). Desde 2010 é professora efetiva na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), sendo responsável pelas disciplinas de literatura hispano-americana no curso de Letras, e atua como professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em História Ibérica. Suas pesquisas concentram-se na área das literaturas da América Latina, atuando especialmente nos seguintes temas: narrativas de autoria feminina; literatura e história na literatura latino-americana, romance histórico contemporâneo.

Kátia Rodrigues Mello Miranda , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Possui Doutorado em Letras (2013), Mestrado em Letras (2007) e Licenciatura em Letras (2003), com habilitação em Português e Espanhol, todos pela Universidade Estadual Paulista- UNESP. Ministrou aulas de Língua Espanhola, Literatura Espanhola e Hispano-americana, Cultura Hispânica, Comunicação, Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa, entre outras disciplinas, no Ensino Superior. Nos segmentos de Ensino Fundamental e Médio, ministrou aulas de Língua Espanhola, Gramática e Literaturas Brasileira e Portuguesa, em escolas públicas e privadas. Atualmente, é Professora Assistente Doutora (RDIDP, 2014) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCL - UNESP/Assis), junto ao Departamento de Letras Modernas, no conjunto das disciplinas de Língua Espanhola. É membro titular do conselho de departamento, membro suplente da CPEUC, supervisora de Língua Espanhola do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) da UNESP/Assis, coordenadora das oficinas de espanhol da UNATI-Assis e parecerista ad hoc de diversas publicações. É docente credenciada do Programa de Pós-Graduação "Literatura e Vida Social" - UNESP/FCL-Assis e do Programa em Rede Nacional de Pós-Graduação PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras. É coordenadora da Área de Espanhol do Departamento de Letras Modernas e membro dos Grupos Narrativas Estrangeiras Modernas e Grupo de Pesquisa em Estudos Hispânicos, cadastrados no CNPq. Tem experiência nos seguintes temas: narrativa de autoria feminina em língua espanhola e portuguesa, narrativa de extração histórica, literatura comparada, literatura e ensino de língua, ensino e aprendizagem de língua estrangeira (espanhol), formação de professores de língua.

João Ricardo Vieira Santos Ribeiro , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Possui Licenciatura em Letras (2019), com habilitação em Português e Espanhol, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), do Câmpus de Assis, Estado de São Paulo. Atualmente, é mestrando em Letras, pela mesma instituição, com a área de conhecimento em Literatura e Vida Social, na linha de pesquisa Leitura, Crítica e Teoria Literária. Professor na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) nas disciplinas de Língua Portuguesa e Espanhol. Tem interesse nos seguintes temas: propostas didático-metodológicas para a leitura e o ensino de literatura no ensino básico, elaboração e análise de materiais (de apoio) didáticos para o contexto da literatura em sala de aula, o caráter estético do texto literário na formação do jovem leitor, representações e práticas docentes no ensino de literatura, a literatura na aprendizagem e no ensino de línguas estrangeiras, análise de propostas didático-metodológicas e de materiais para o ensino de espanhol como língua estrangeira. 

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Published

23-07-2022

How to Cite

RIBEIRO , Fernanda Aparecida; MIRANDA , Kátia Rodrigues Mello; RIBEIRO , João Ricardo Vieira Santos. Digital Information and Communication Technologies (ICT) in teaching and learning Spanish as a foreign language: revisiting some reflections. Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e022007, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1542. Acesso em: 17 may. 2024.

Issue

Section

Artigos - Estudos linguísticos