O que se espera do professor em formação? O papel dos verbos nas habilidades da BNC-Formação de Professores

Authors

  • Kelly Cesário de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Brenda Michelle Buhr Pedro Universidade Federal de Minas Gerais

Keywords:

Teacher training, Education, Verbal Analysis

Abstract

With the advent of Covid-19, some issues related to the profession of the educator have gained prominence, especially with the wide and reported difficulty with adapting to E-learning since the implementation of Remote Emergency Teaching. One of these questions concerns the role of the teacher still in training. In this sense, this work aimed to answer such a question through the analysis of the document BNC-Formação de Professores, more specifically, through the analysis of the verbs used in the writing of competencies and skills expected from this professional. The methodology adopted to develop the analysis was that of Mixed Models (Creswell, 2007) – aiming at a quantitative and qualitative study – and The Grounded Theory (Paiva, 2019). In view of the main results, it is understood that the document analyzed prioritizes the use of verbs that characterize the teacher in training as a cast and knowledge holder and leaves aside verbs that could be used more frequently to formalize the teacher’s continuous professional construction in a more dialogical and reflective way.

Author Biographies

Kelly Cesário de Oliveira , Universidade Federal de Minas Gerais

Possui Mestrado em Linguística Teórica e Descritiva pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PosLin) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui Licenciatura Plena em Letras - Português/Inglês - pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2019) e Bacharelado em Letras (2020) pela mesma instituição. Atualmente, é doutoranda pelo PosLin/UFMG e estudante nos grupos de pesquisa Estudos em Linguagem e Cognição (eLinC) e Cognição, Processamento e Aquisição de Linguagem (CogProA). No momento, também é aluna do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (PUC-MG).

Brenda Michelle Buhr Pedro , Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Graduada em Letras - Português e Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

References

BARBETA, Claudia de Faria. Tecnologias digitais de informação e comunicação na construção do trabalho docente com a linguagem. 2017. 185f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5999724>. Acesso em 01 fev. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União, nº 247, 23.12.2019, Seção 1, p.115, 2019. Disponível em: https://tinylink.net/FfAH4. Acesso em: 13 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015. Disponível em: https://tinylink.net/xcJmq. Acesso em 13 mar. 2021.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Luciana de Oliveira da Rocha, 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de. O discurso curricular da proposta para BNC da formação de professores da educação básica. In: Revista Retratos da Escola, v. 13, n. 25, p. 155-168, jan/mai, 2019.

FAVERO, Rute Vera Maria. A cultura dos usos das redes na academia: um olhar de professores universitários, brasileiros e italianos, sobre o uso das mídias sociais na docência. 2016, 200 f. Tese (Doutorado em Educação). UFRGS, Porto Alegre.

FAVERO, Rute Vera Maria; FALLER, Bianca; ROSA, Janine. Redes sociais e Educação: um possível encontro. In: V SENID - Seminário Nacional de INclusão Digital, 2018, Passo Fundo. V SENID - Seminário Nacional de INclusão Digital, 2018.

FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estud. av., São Paulo, v. 15, n. 42, p. 259-268, Aug. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000200013&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 19 mar. 2021. https://doi.org/10.1590/S0103-40142001000200013.

GIMENO SACRISTÁN, José. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: ARTMED Sul, 1999.

LÉVY, Pierre. A máquina universo: criação, cognição e cultura informática. Artmed, São Paulo, 1998.

MONTERO, Lourdes. A Construção do Desenvolvimento Profissional Docente. Vila Nova Gaia: Instituto Piaget, 2005.

NASCIMENTO, Ana Karina de Oliveira; SANTOS, Larissa Silva. Novos letramentos e formação de professores de inglês: refletindo sobre letramentos digitais. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 14, n. 29, p. 739-758, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/32237>. Acesso em 01 fev. 2021.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. Parábola: Editorial: São Paulo, 2019, p. 95-102.

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. In: Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 94-103, Apr. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000100008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 22 mar. 2021.

TOZETTO, Susana Soares; GOMES, Thaís de Sá. A prática pedagógica na formação docente. In: Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 17, n. 2, p. 181-196, dez. 2009. ISSN 1982-9949. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/1150/834>. Acesso em: 22 mar. 2021.

Published

25-09-2022

How to Cite

OLIVEIRA , Kelly Cesário de; PEDRO , Brenda Michelle Buhr. O que se espera do professor em formação? O papel dos verbos nas habilidades da BNC-Formação de Professores. Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e022011, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1540. Acesso em: 22 nov. 2024.