A escrita na BNCC além da Língua Portuguesa

Autores

  • Ericka Camila de Oliveira Rodrigues Universidade Federal de Minas Gerais
  • Elaine da Fonseca Ramos Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

BNCC. Escrita. Letramentos. Linguagens.

Resumo

Esta investigação analisa a etapa do Ensino Fundamental, Anos Finais,  na Base Nacional Comum Curricular,  BNCC,  com o propósito de verificar as concepções de escrita no documento e identificar se a escrita é preconizada em componentes curriculares além da Língua Portuguesa. Os resultados mostram que todos os componentes abordam a concepção de escrita, mesmo que de forma implícita. Além disso, evidencia que os currículos complementam-se e que os componentes curriculares não são isolados uns dos outros. Os estudantes mobilizam habilidades e conhecimentos diversos a fim de desenvolver autonomia perante seu aprendizado de forma integral sempre entrelaçando diferentes linguagens. Como aporte teórico para realizar a análise do estudo, amparamo-nos em Soares (2017), Bill Cope e Kalantzis (2013), Terra (2018) e entre outros. A metodologia foi um estudo bibliográfico de natureza qualitativa.

 

 

Biografia do Autor

Ericka Camila de Oliveira Rodrigues, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Tradução pela Universidade Estácio de Sá(2016). Especialista em ensino de língua inglesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Graduada em Letras com habilitação em Português e Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2008). Foi bolsista do projeto de pesquisa ELINC- Estudos em Linguagem e Cognição em 2007 e participa do Grupo de Pesquisa em Estudos Críticos sobre Linguagens, Letramentos e Educação, registrado no CNPq (desde 2020). Tem experiência em ensino de língua inglesa e atualmente é professora de Inglês bilíngue no ensino fundamental do Colégio Santo Agostinho e nos ensinos infantil e fundamental no Colégio Santa Maria em Belo Horizonte.

Elaine da Fonseca Ramos , Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Letras pela Faculdade Santa Rita de Conselheiro Lafaiete (FASAR). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Pós-graduada em Gestão de Pessoas com ênfase em Pedagogia Empresarial pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Minas Gerais de Belo Horizonte (CEPEMG). Pós-graduada em Alfabetização e Letramento pela Universidade Cândido Mendes (PROMINAS). Mestre em Estudos da Linguagem no Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Membro do Grupo de Pesquisa em Dialetologia e Sociolinguística (GPDS-UFOP). Atuei como Tutora a Distância do curso de graduação em Licenciatura em Pedagogia pelo CEAD/Universidade Federal de Ouro Preto por 10 anos. Atuo como professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental e como professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Referências

ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Secretaria da Educação Fundamental, Brasília, 1997.

COPE, B; KALANTZIS, M. Multiliteracies in education. In: CHAPELLE, C. A. (Ed.) The Encyclopedia of Applied Linguistics. New Jersey, Blackwell Publishing LTD, 2013.DOI: 10.1002/9781405198431.wbeal0809

GONÇALVES, C.J.S. Ler e escrever também com o corpo em movimento. In: NEVES, I. C. B. et al. (Orgs.) Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS Editora, 1998.

GUEDES, P. C.; SOUZA, J. M. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: NEVES, I. C. B. et al. (Orgs.) Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS Editora, 1998.

KLÜSENER, R. Ler, escrever e compreender a matemática, ao invés de tropeçar nos símbolos. In: NEVES, I. C. B. et al. (Orgs.) Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS Editora, 1998.

KOCH, I.; G. V. Desvendando os segredos do texto. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

PAIVA, M. G.G. Os desafios (?) do ensinar a ler e a escrever em língua estrangeira. In: NEVES, I. C. B. et al. (Orgs.) Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS Editora, 1998.

RIBEIRO, A. E. Escrever, hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2018.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

_______________. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

TERRA, E. Linguagem, língua e fala. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

Downloads

Publicado

25-09-2022

Como Citar

RODRIGUES , Ericka Camila de Oliveira; RAMOS , Elaine da Fonseca. A escrita na BNCC além da Língua Portuguesa. Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e022010, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1488. Acesso em: 16 abr. 2024.