A escrita na BNCC além da Língua Portuguesa
Palavras-chave:
BNCC. Escrita. Letramentos. Linguagens.Resumo
Esta investigação analisa a etapa do Ensino Fundamental, Anos Finais, na Base Nacional Comum Curricular, BNCC, com o propósito de verificar as concepções de escrita no documento e identificar se a escrita é preconizada em componentes curriculares além da Língua Portuguesa. Os resultados mostram que todos os componentes abordam a concepção de escrita, mesmo que de forma implícita. Além disso, evidencia que os currículos complementam-se e que os componentes curriculares não são isolados uns dos outros. Os estudantes mobilizam habilidades e conhecimentos diversos a fim de desenvolver autonomia perante seu aprendizado de forma integral sempre entrelaçando diferentes linguagens. Como aporte teórico para realizar a análise do estudo, amparamo-nos em Soares (2017), Bill Cope e Kalantzis (2013), Terra (2018) e entre outros. A metodologia foi um estudo bibliográfico de natureza qualitativa.
Referências
ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Secretaria da Educação Fundamental, Brasília, 1997.
COPE, B; KALANTZIS, M. Multiliteracies in education. In: CHAPELLE, C. A. (Ed.) The Encyclopedia of Applied Linguistics. New Jersey, Blackwell Publishing LTD, 2013.DOI: 10.1002/9781405198431.wbeal0809
GONÇALVES, C.J.S. Ler e escrever também com o corpo em movimento. In: NEVES, I. C. B. et al. (Orgs.) Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS Editora, 1998.
GUEDES, P. C.; SOUZA, J. M. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: NEVES, I. C. B. et al. (Orgs.) Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS Editora, 1998.
KLÜSENER, R. Ler, escrever e compreender a matemática, ao invés de tropeçar nos símbolos. In: NEVES, I. C. B. et al. (Orgs.) Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS Editora, 1998.
KOCH, I.; G. V. Desvendando os segredos do texto. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
PAIVA, M. G.G. Os desafios (?) do ensinar a ler e a escrever em língua estrangeira. In: NEVES, I. C. B. et al. (Orgs.) Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS Editora, 1998.
RIBEIRO, A. E. Escrever, hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2018.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
_______________. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
TERRA, E. Linguagem, língua e fala. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.