A importância da contação de histórias para a formação de pequenos leitores e para a formação docente: um estudo de caso

Authors

  • Kettyla Glazyellen Maria Soares de Almeida Instituto Federal de São Paulo, câmpus Avaré. – IFSP
  • Eva Cristina Francisco Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP

Keywords:

Conversational Analysis. Politeness. Interacion. Discourse Markers. Prostitutes.

Abstract

This study aims to reveal the interactive style of the prostitutes who works in the streets of a city of Minas Gerais. According to the linguistic strategies, we have intended to analyze which discourse markers contributed for the establishment of negative politeness, and the relation among them in the verbal interactions. In this work was conducted an ethnographic research, guided by a case study because this method allowed us a detailed investigation about some elements, considering the social context where the prostitutes were situated and how some aspects influence interactions. The theoretical basis of Goffman (2011[1967]) were used as main reference for the development of data analysis through this work, considering the studies of Brown and Levinson (1987) on politeness strategies. The results show that the interactive style of these prostitutes was significantly based on adding elements that they consider positive for prostitution and to get rid of the stigmas.

Author Biographies

Kettyla Glazyellen Maria Soares de Almeida , Instituto Federal de São Paulo, câmpus Avaré. – IFSP

Licencianda do curso de Letras Português e Espanhol do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFSP) - Campus Avaré. Foi voluntária no Programa Institucional de Iniciação Científica e/ou Tecnológica do IFSP -(PIVICT). Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da CAPES e leciona na educação básica (Fundamental 1 e Fundamental 2), na Associação Magister de Ensino – COC by Pearson na cidade de Itaí-SP. Além disso, é integrante do Grupo de Pesquisa EALIFP, na linha de pesquisa Formação Docente.

Eva Cristina Francisco , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP

Possui Doutorado e Pós-Doutorado em Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é servidora do IFSP- Campus Avaré; líder do Grupo de Pesquisa EALIFP com área de concentração em Linguística Aplicada; coordenadora e docente do curso de Letras Português e Espanhol no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFSP) - Câmpus Avaré; coordenadora do PIBID de Língua Portuguesa; Consultora dos Currículos de Referência do Instituto Federal de São Paulo e atua no Programa de Pós Graduação em Docência para Educação Profissional e Tecnológica na mesma instituição.

References

ALVES, C. C. G. A contação de histórias na educação infantil como processo de formação de leitores. Revista F@pciência, Apucarana, v. 8, n. 2, p. 11-15. 2011.

ANDERSEN, Hans Christian. A Pequena Sereia. In: Contos de Fadas: de Perrault, Grimm, Andersen e outros. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

BARRIE, James Matthew. Peter Pan. Trad. Julia Romeu. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

BECKER, C. R. F; GROSCH, M. S. A formação do leitor através das bibliotecas: o letramento e a ciência da informação como pressupostos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 35-45, jan/jun. 2008.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 24. v. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2021.

COLLODI, Carlo. As Aventuras de Pinóquio: História de um Boneco. S/l. Amadora: Cavalo de Ferro, 2004.

FARIAS, S. A; BORTOLANZA, A. M. E. O papel da leitura na formação do professor: concepções, práticas e perspectivas. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 10, n. 2, p. 32-46, ago/dez. 2012.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 25. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

JACOBS, Joseph. “A história dos três porquinhos”. In: Contos de fadas: de Perrault, Grimm, Andersen e outros. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

KIRCHOF, E. R; SILVEIRA, R. M. H. Contação de história: uma análise da escolha de histórias em um recorte de experiências gaúchas. Conjectura, Caxias do Sul, v. 14, n. 2, p. 203-214, mai/ago. 2009.

KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

MAIA, Renata Santos; MAIA, Cláudia J. Os contos de fadas no cinema: uma perspectiva das construções de gênero, sua história e transformações. Revista Ágora, Vitória, n. 22, p. 258-274, jul/dez. 2015.

SABINO, Maria Manuela do Carmo de. Importância educacional da leitura e estratégias para a sua promoção. Revista Iberoamericana de Educación, Organización de Estados Iberoamericanos (OEI), v. 45, n. 5, p. 1-11. 2008.

SOLÈ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SOUZA, L. O; BERNARDINO, A. D. A contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. Educare et Educare, v. 6, n. 12, p. 235-249, jul/dez. 2011.

SUAIDEN, Emir Jose. El impacto social de las bibliotecas públicas. Anales de documentación, v. 5, n. 5, p. 333-344. 2002.

Published

05-03-2021

How to Cite

ALMEIDA , Kettyla Glazyellen Maria Soares de; FRANCISCO , Eva Cristina. A importância da contação de histórias para a formação de pequenos leitores e para a formação docente: um estudo de caso. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e021010, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1432. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos - Estudos Literários