A importância da contação de histórias para a formação de pequenos leitores e para a formação docente: um estudo de caso
Keywords:
Conversational Analysis. Politeness. Interacion. Discourse Markers. Prostitutes.Abstract
This study aims to reveal the interactive style of the prostitutes who works in the streets of a city of Minas Gerais. According to the linguistic strategies, we have intended to analyze which discourse markers contributed for the establishment of negative politeness, and the relation among them in the verbal interactions. In this work was conducted an ethnographic research, guided by a case study because this method allowed us a detailed investigation about some elements, considering the social context where the prostitutes were situated and how some aspects influence interactions. The theoretical basis of Goffman (2011[1967]) were used as main reference for the development of data analysis through this work, considering the studies of Brown and Levinson (1987) on politeness strategies. The results show that the interactive style of these prostitutes was significantly based on adding elements that they consider positive for prostitution and to get rid of the stigmas.
References
ALVES, C. C. G. A contação de histórias na educação infantil como processo de formação de leitores. Revista F@pciência, Apucarana, v. 8, n. 2, p. 11-15. 2011.
ANDERSEN, Hans Christian. A Pequena Sereia. In: Contos de Fadas: de Perrault, Grimm, Andersen e outros. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
BARRIE, James Matthew. Peter Pan. Trad. Julia Romeu. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
BECKER, C. R. F; GROSCH, M. S. A formação do leitor através das bibliotecas: o letramento e a ciência da informação como pressupostos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 35-45, jan/jun. 2008.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 24. v. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2021.
COLLODI, Carlo. As Aventuras de Pinóquio: História de um Boneco. S/l. Amadora: Cavalo de Ferro, 2004.
FARIAS, S. A; BORTOLANZA, A. M. E. O papel da leitura na formação do professor: concepções, práticas e perspectivas. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 10, n. 2, p. 32-46, ago/dez. 2012.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 25. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
JACOBS, Joseph. “A história dos três porquinhos”. In: Contos de fadas: de Perrault, Grimm, Andersen e outros. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
KIRCHOF, E. R; SILVEIRA, R. M. H. Contação de história: uma análise da escolha de histórias em um recorte de experiências gaúchas. Conjectura, Caxias do Sul, v. 14, n. 2, p. 203-214, mai/ago. 2009.
KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
MAIA, Renata Santos; MAIA, Cláudia J. Os contos de fadas no cinema: uma perspectiva das construções de gênero, sua história e transformações. Revista Ágora, Vitória, n. 22, p. 258-274, jul/dez. 2015.
SABINO, Maria Manuela do Carmo de. Importância educacional da leitura e estratégias para a sua promoção. Revista Iberoamericana de Educación, Organización de Estados Iberoamericanos (OEI), v. 45, n. 5, p. 1-11. 2008.
SOLÈ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SOUZA, L. O; BERNARDINO, A. D. A contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. Educare et Educare, v. 6, n. 12, p. 235-249, jul/dez. 2011.
SUAIDEN, Emir Jose. El impacto social de las bibliotecas públicas. Anales de documentación, v. 5, n. 5, p. 333-344. 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.