NÚCLEO DE FORMAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA SRE UBERABA -FORPED: DESDOBRAMENTOS E REFLEXÕES
Keywords:
Educação. Formação de professores.Abstract
O Núcleo de Formação e Pesquisa em Educação - Forped arose from the desire of SRE Uberaba to provide opportunities for continuing education and in service of education professionals. The investigation invites us to understand what were the challenges, the scope and the consequences in the creation of a physical and institutional space of the Superintendência Regional de Ensino de Uberaba for the training of education professionals. The study brings the necessary knowledge in theory and practice for continuing education in dialogue with a theoretical framework that supports and broadens our understanding of the importance of continuing education for education professionals. The methodology is also detailed as to the process of creating the physical and institutional space for recognition and appreciation of training for the local and academic community, and, in particular, for bringing together different educational spheres for a fruitful dialogue and teaching resignation. And yet, the results and discussions mapped throughout the process of carrying out and evaluating the actions of the Núcleo de Formação e Pesquisa em Educação da SRE Uberaba.
References
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 248 p.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GATTI, Bernadete. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. Campinas, SP: Editora Autores, 1997.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Pesquisa Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
TANCREDI, R. M. S. P. Refletindo e aprimorando a prática pedagógica. São Carlos: UFSCar, 1998. (Relatórios de projeto de educação continuada)
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.