NÚCLEO DE FORMAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA SRE UBERABA -FORPED: DESDOBRAMENTOS E REFLEXÕES

Authors

  • Marianna Centeno Martins de Gouvêa, Secretaria de Estado da Educação/Superintendência Regional de Ensino de Uberaba
  • Monica Izilda da Silva, Secretaria de Estado da Educação/Superintendência Regional de Ensino de Uberaba/ PG- Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Keywords:

Educação. Formação de professores.

Abstract

O Núcleo de Formação e Pesquisa em Educação - Forped arose from the desire of SRE Uberaba to provide opportunities for continuing education and in service of education professionals. The investigation invites us to understand what were the challenges, the scope and the consequences in the creation of a physical and institutional space of the Superintendência Regional de Ensino de Uberaba for the training of education professionals. The study brings the necessary knowledge in theory and practice for continuing education in dialogue with a theoretical framework that supports and broadens our understanding of the importance of continuing education for education professionals. The methodology is also detailed as to the process of creating the physical and institutional space for recognition and appreciation of training for the local and academic community, and, in particular, for bringing together different educational spheres for a fruitful dialogue and teaching resignation. And yet, the results and discussions mapped throughout the process of carrying out and evaluating the actions of the Núcleo de Formação e Pesquisa em Educação da SRE Uberaba.

Author Biographies

Marianna Centeno Martins de Gouvêa, , Secretaria de Estado da Educação/Superintendência Regional de Ensino de Uberaba

Pedagoga, com Habilitação em Educação Especial, pela Universidade de Uberaba. Mestre em Educação Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, Uberaba/MG.; Especialização em Educação para Bem Dotados e Talentosos, pela Universidade Federal de Lavras. Professora universitária, com pesquisas em Educação Inclusiva por meio de novas metodologias de ensino e das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs. Analista Educacional/Pedagoga na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - SEE/MG /SRE Uberaba Superintendência Regional de Ensino de Uberaba, responsável pelo SAI - Serviço de Apoio à Inclusão.Uberaba.

Monica Izilda da Silva, , Secretaria de Estado da Educação/Superintendência Regional de Ensino de Uberaba/ PG- Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), desenvolvendo seu trabalho na linha de pesquisa Formação de Professores e Cultura Digital, área de concentração Fundamentos Educacionais e Formação de Professores (2017-2019).Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (1997), graduação em Licenciatura Plena Matemática - Claretiano - Faculdade (1999). Atualmente é analista da divisão pedagógica do Governo do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC). Atua principalmente na área de Formação de Professores, com ênfase no protagonismo juvenil e o Ensino Médio.

References

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 08 ago. 2020.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 248 p.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GATTI, Bernadete. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. Campinas, SP: Editora Autores, 1997.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Pesquisa Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
TANCREDI, R. M. S. P. Refletindo e aprimorando a prática pedagógica. São Carlos: UFSCar, 1998. (Relatórios de projeto de educação continuada)
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

Published

31-12-2020

How to Cite

GOUVÊA, , Marianna Centeno Martins de; SILVA, , Monica Izilda da. NÚCLEO DE FORMAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA SRE UBERABA -FORPED: DESDOBRAMENTOS E REFLEXÕES. Trem de Letras, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e020022, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1382. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Relatos de experiência