NÚCLEO DE FORMAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA SRE UBERABA -FORPED: DESDOBRAMENTOS E REFLEXÕES
Palabras clave:
Educação. Formação de professores.Resumen
O Núcleo de Formação e Pesquisa em Educação - Forped surgiu do desejo da SRE Uberaba em oportunizar a formação continuada e em serviço dos profissionais da educação. A investigação faz um convite a compreender quais foram os desafios, o alcance e os desdobramentos na criação de um espaço físico e institucional da Superintendência Regional de Ensino de Uberaba para a formação dos profissionais da educação. O estudo traz os saberes necessários na teoria e prática para a formação continuada em diálogo com um referencial teórico que sustentam e alargam a nossa compreensão quanto à importância da formação continuada dos profissionais da educação. A metodologia também é detalhada quanto ao processo de criação do espaço físico e também institucional de reconhecimento e de valorização à formação para a comunidade local e acadêmica, e, em especial, de aproximação de diferentes esferas educacionais para um diálogo profícuo e de resignação da docência. E ainda, os resultados e discussões mapeadas ao longo do processo de realização e avaliação das ações do Núcleo de Formação e Pesquisa em Educação da SRE Uberaba.
Citas
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 248 p.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GATTI, Bernadete. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. Campinas, SP: Editora Autores, 1997.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Pesquisa Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
TANCREDI, R. M. S. P. Refletindo e aprimorando a prática pedagógica. São Carlos: UFSCar, 1998. (Relatórios de projeto de educação continuada)
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.