O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O USO DAS REDES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Authors

  • Leila Maria Franco Universidade Estadual de Minas Gerais - Campus Ituiutaba
  • Jociene Carla Bianchini Ferreira Universidade Federal do Mato Grosso - Campus Araguaia

Abstract

This article aims to discuss the inclusion of social networks such as twitter, facebook and instagram in the teaching-learning process of Portuguese, taking into account the use of ICT (Information and Communication Technologies) and the new model of online education, with new forms of learning in addition to the traditional teaching in force until recently. The text used as methodology the Literature Review, in which the importance of ICT and new learning spaces in Portuguese was discussed. Thus, as final considerations, we focus on a teaching-learning model in constant change and evolution, taking into account the technological and dynamic world in which students and teachers are inserted, with infinite spaces for reading and writing and new possibilities for interactions.

Author Biographies

Leila Maria Franco, Universidade Estadual de Minas Gerais - Campus Ituiutaba

Possui graduação em Letras pelo Instituto Superior de Educação de Ituiutaba (1986) e mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Doutorado em Estudos Linguísticos, área Análise Linguística, pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP/IBILCE). É professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Ituiutaba e atua como professora de Língua Portuguesa e Português Aplicado ao Discurso Jurídico. Tem experiência na área de Letras, principalmente, nos seguintes temas: Leitura e Produção Textual, Texto e Discurso e Português Instrumental.

Jociene Carla Bianchini Ferreira , Universidade Federal do Mato Grosso - Campus Araguaia

Doutora em Educação pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia) e mestre em Comunicação Social pela UNIMAR (Universidade de Marília). Graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário de Rio Preto (2005) e Letras pela Fundação Educacional de Fernandópolis (2008). Atualmente é professora na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). Atua na graduação do curso de Jornalismo e na pós-graduação stricto sensu Comunicação e Poder na área de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Letras, Didática, Empreendedorismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sistemas de Informação e Conhecimento.

Published

31-01-2019

How to Cite

FRANCO, Leila Maria; BIANCHINI FERREIRA , Jociene Carla. O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O USO DAS REDES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Trem de Letras, [S. l.], v. 5, n. 1, p. e018007, 2019. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1364. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos - Estudos linguísticos