VIDEOAULAS EM FORMATO PÍLULA E SUA UTILIZAÇÃO POR ESTUDANTES E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Authors

  • João Luís de Almeida Machado Unicamp

Keywords:

Educational Technology, Zoom Poliedro, Video Lessons, YouTube Edu, Flipped Classroom.

Abstract

560 thousand views in 12 months. The total number of views represents approximately 10 times the number of students that make up the universe of students in Poliedro Educational System in 2014. The video lessons Zoom Poliedro, launched in August 2013, publicly obtained for any student with access to YouTube, selected to be part of the YouTube Edu Project in Brazil, from Google, with access from students from all over Brazil and other Portuguese-speaking countries. Working with simple class format, without using great technical resources, Zoom Poliedro sought to consolidate the trend of educational video channels and provoke users to rethink their classes and studies. This production started to be perceived by its users as a resource for preparing for Enem, adimission exams in brazilian universities or preparation at a higher level. The conceptual pill format, with videos of 4 to 7 minutes, on average, started with about 120 titles available and was expanded, having also been indexed collections of books from the education network that financed the action. In this study we focus on the ways in which videos are used by students and teachers as well as the possibility of using them within the framework of the Flipped Classroom methodology.

Author Biography

João Luís de Almeida Machado , Unicamp

É pós-doutorando em educação, com foco em tecnologias aplicadas a educação, pela Unicamp; Doutor em Educação: Currículo pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie(SP); Graduado em História pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap). É professor convidado atuando nas Universidade de Taubaté (Unitau) e Centro Universitário Senac em cursos de pós-graduação.  É, atualmente, coordenador de tecnologia educacional com atuação nas redes Maple Bear e Sphere, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro). Atuou como Gerente e Coordenador Pedagógico em Tecnologia Educacional e Mídias Digitais no Sistema de Ensino Poliedro. Atuou como curador do projeto YouTube Edu para o Google/YouTube, em parceria da Fundação Lemann com o Sistema de Ensino Poliedro, para o surgimento do canal YouTube EDU no Brasil. Membro do Conselho Mundial de Educadores da Autodesk. Autor dos livros "História da Filosofia 1" (Unitau), "O Prazer de Aprender a Aprender" (Editora Multifoco), "Na Sala de Aula com a Sétima Arte" (Editora Intersubjetiva) e "O Professor Zen" (e-book publicado pela Amazon). Atua como Consultor em Educação. Atuou como coordenador web em projetos educacionais da TV Cultura/Fundação Padre Anchieta (SP). Realiza palestras e oficinas sobre temas como: O uso da tecnologia na educação, cinema na educação, blogs educacionais, criatividade em educação, metodologia pedagógica, prática pedagógica. Produz materiais didáticos em Ciências Humanas, Pedagogia e uso de tecnologias na educação (especialista em Tecnologia Educacional). Atuou como membro do Conselho Editorial dos livros "Vivências para a prática docente na Educação Básica", "Práticas e saberes docentes na Educação Básica" e "Formação continuada para professores da Educação Básica", publicados pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em 2011.

References

BURGESS, Jean; GREEN, Joshua. O YouTube e a Revolução Digital. Disponível em http://www.editoraaleph.com.br/site/media/catalog/product/f/i/file_32.pdf. Acesso em: 05 set. 2014.
CHRISTOFOLETTI, Rogério. Filmes na sala de aula: recurso didático, abordagem pedagógica ou recreação? Disponível em http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/871/605. Acesso em: 05 set. 2014.
COSTA, Flávia Cesarino. O Primeiro cinema: espetáculo, narração, domesticação. Disponível em https://seminariostecmidi.files.wordpress.com/2012/05/costa-flavia-cesarino-o-primeiro-cinema_espetc3a1culo-narra-1.pdf. Acesso em: 05 set. 2014.
QUEVEDO, Angelita Gouveia; CRESCITELLI, Maria Fátima de Canha. Recursos tecnológicos e ensino de língua materna e estrangeira (À Distância ou Semipresencial). Disponível em http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37278/39998. Acesso em: 04 set. 2014.
TV POLIEDRO. Disponível em https://www.youtube.com/user/poliedrotube. Acesso em: 03 set 2014.
YOUTUBE EDU. Disponível em https://www.youtube.com/channel/UCs_n045yHUiC-CR2s8AjIwg. Acesso em: 03 set. 2014.

Published

31-12-2018

How to Cite

JOÃO LUÍS DE ALMEIDA MACHADO. VIDEOAULAS EM FORMATO PÍLULA E SUA UTILIZAÇÃO POR ESTUDANTES E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. Trem de Letras, [S. l.], v. 5, n. 1, p. e018006, 2018. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1346. Acesso em: 19 may. 2024.

Issue

Section

Relatos de experiência