VIDEOAULAS EM FORMATO PÍLULA E SUA UTILIZAÇÃO POR ESTUDANTES E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • João Luís de Almeida Machado Unicamp

Palabras clave:

Tecnologia Educacional, Zoom Poliedro, Videoaulas, YouTube Edu, Flipped Classroom.

Resumen

560 mil visualizações em 12 meses. O total de views representa aproximadamente 10 vezes o montante de alunos que compõem no ano de 2014 o universo de estudantes do sistema Poliedro. As videoaulas Zoom Poliedro, lançadas em agosto de 2013, publicamente acessíveis para qualquer estudante com acesso ao YouTube, foram selecionadas para fazer parte do projeto YouTube Edu, do Google, contando com acesso de estudantes de todo o Brasil e de outros países de língua portuguesa. Trabalhando com formato de aulas simples, sem utilizar grandes recursos técnicos, o Zoom Poliedro buscou consolidar a tendência dos canais de vídeos educativos e provocar usuários a repensar suas aulas e estudos. Essa produção passou a ser percebida por seus usuários como recurso de preparação para o Enem, vestibulares, concursos ou preparação em nível superior. O formato pílula conceitual, com vídeos de 4 a 7 minutos, em média, começou com cerca de 120 títulos disponíveis e foi ampliado, tendo ainda, sido indexado coleções de livros da rede de ensino que financiou a ação. Neste estudo focamos nas formas de utilização dos vídeos por alunos e professores assim como a possibilidade de uso dentro dos moldes da metodologia Flipped Classroom.

Biografía del autor/a

João Luís de Almeida Machado , Unicamp

É pós-doutorando em educação, com foco em tecnologias aplicadas a educação, pela Unicamp; Doutor em Educação: Currículo pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie(SP); Graduado em História pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap). É professor convidado atuando nas Universidade de Taubaté (Unitau) e Centro Universitário Senac em cursos de pós-graduação.  É, atualmente, coordenador de tecnologia educacional com atuação nas redes Maple Bear e Sphere, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro). Atuou como Gerente e Coordenador Pedagógico em Tecnologia Educacional e Mídias Digitais no Sistema de Ensino Poliedro. Atuou como curador do projeto YouTube Edu para o Google/YouTube, em parceria da Fundação Lemann com o Sistema de Ensino Poliedro, para o surgimento do canal YouTube EDU no Brasil. Membro do Conselho Mundial de Educadores da Autodesk. Autor dos livros "História da Filosofia 1" (Unitau), "O Prazer de Aprender a Aprender" (Editora Multifoco), "Na Sala de Aula com a Sétima Arte" (Editora Intersubjetiva) e "O Professor Zen" (e-book publicado pela Amazon). Atua como Consultor em Educação. Atuou como coordenador web em projetos educacionais da TV Cultura/Fundação Padre Anchieta (SP). Realiza palestras e oficinas sobre temas como: O uso da tecnologia na educação, cinema na educação, blogs educacionais, criatividade em educação, metodologia pedagógica, prática pedagógica. Produz materiais didáticos em Ciências Humanas, Pedagogia e uso de tecnologias na educação (especialista em Tecnologia Educacional). Atuou como membro do Conselho Editorial dos livros "Vivências para a prática docente na Educação Básica", "Práticas e saberes docentes na Educação Básica" e "Formação continuada para professores da Educação Básica", publicados pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em 2011.

Citas

BURGESS, Jean; GREEN, Joshua. O YouTube e a Revolução Digital. Disponível em http://www.editoraaleph.com.br/site/media/catalog/product/f/i/file_32.pdf. Acesso em: 05 set. 2014.
CHRISTOFOLETTI, Rogério. Filmes na sala de aula: recurso didático, abordagem pedagógica ou recreação? Disponível em http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/871/605. Acesso em: 05 set. 2014.
COSTA, Flávia Cesarino. O Primeiro cinema: espetáculo, narração, domesticação. Disponível em https://seminariostecmidi.files.wordpress.com/2012/05/costa-flavia-cesarino-o-primeiro-cinema_espetc3a1culo-narra-1.pdf. Acesso em: 05 set. 2014.
QUEVEDO, Angelita Gouveia; CRESCITELLI, Maria Fátima de Canha. Recursos tecnológicos e ensino de língua materna e estrangeira (À Distância ou Semipresencial). Disponível em http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37278/39998. Acesso em: 04 set. 2014.
TV POLIEDRO. Disponível em https://www.youtube.com/user/poliedrotube. Acesso em: 03 set 2014.
YOUTUBE EDU. Disponível em https://www.youtube.com/channel/UCs_n045yHUiC-CR2s8AjIwg. Acesso em: 03 set. 2014.

Publicado

31-12-2018

Cómo citar

JOÃO LUÍS DE ALMEIDA MACHADO. VIDEOAULAS EM FORMATO PÍLULA E SUA UTILIZAÇÃO POR ESTUDANTES E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. Trem de Letras, [S. l.], v. 5, n. 1, p. e018006, 2018. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1346. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência