VIDEOAULAS EM FORMATO PÍLULA E SUA UTILIZAÇÃO POR ESTUDANTES E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Palabras clave:
Tecnologia Educacional, Zoom Poliedro, Videoaulas, YouTube Edu, Flipped Classroom.Resumen
560 mil visualizações em 12 meses. O total de views representa aproximadamente 10 vezes o montante de alunos que compõem no ano de 2014 o universo de estudantes do sistema Poliedro. As videoaulas Zoom Poliedro, lançadas em agosto de 2013, publicamente acessíveis para qualquer estudante com acesso ao YouTube, foram selecionadas para fazer parte do projeto YouTube Edu, do Google, contando com acesso de estudantes de todo o Brasil e de outros países de língua portuguesa. Trabalhando com formato de aulas simples, sem utilizar grandes recursos técnicos, o Zoom Poliedro buscou consolidar a tendência dos canais de vídeos educativos e provocar usuários a repensar suas aulas e estudos. Essa produção passou a ser percebida por seus usuários como recurso de preparação para o Enem, vestibulares, concursos ou preparação em nível superior. O formato pílula conceitual, com vídeos de 4 a 7 minutos, em média, começou com cerca de 120 títulos disponíveis e foi ampliado, tendo ainda, sido indexado coleções de livros da rede de ensino que financiou a ação. Neste estudo focamos nas formas de utilização dos vídeos por alunos e professores assim como a possibilidade de uso dentro dos moldes da metodologia Flipped Classroom.
Citas
CHRISTOFOLETTI, Rogério. Filmes na sala de aula: recurso didático, abordagem pedagógica ou recreação? Disponível em http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/871/605. Acesso em: 05 set. 2014.
COSTA, Flávia Cesarino. O Primeiro cinema: espetáculo, narração, domesticação. Disponível em https://seminariostecmidi.files.wordpress.com/2012/05/costa-flavia-cesarino-o-primeiro-cinema_espetc3a1culo-narra-1.pdf. Acesso em: 05 set. 2014.
QUEVEDO, Angelita Gouveia; CRESCITELLI, Maria Fátima de Canha. Recursos tecnológicos e ensino de língua materna e estrangeira (À Distância ou Semipresencial). Disponível em http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37278/39998. Acesso em: 04 set. 2014.
TV POLIEDRO. Disponível em https://www.youtube.com/user/poliedrotube. Acesso em: 03 set 2014.
YOUTUBE EDU. Disponível em https://www.youtube.com/channel/UCs_n045yHUiC-CR2s8AjIwg. Acesso em: 03 set. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.