A CONDIÇÃO HÍBRIDA DE TODA LINGUAGEM
Keywords:
Contemporary Art Teaching. Peircean Phenomenology and Semiotcs. Matrices of Language and thought. Hybridizations. Hypermedia.Abstract
This work comprises the theory Matrices of language and thought: sonorous, visual, verbal, conceived by professor and researcher Lucia Santaella, and how this theory has been the basis for the creation of propositions dedicated to the teaching of art languages. The subtitle of Matrices – Applications in hipermedia – indicates and confirms the competence of this theory – which is based on the Phenomenology and Semiotics of Charles Sanders Peirce – to unveil a universe where incessant hybridizations between languages arising from the sonorous, visual and verbal occurs. This work also seeks to expose and discuss how the rhythms typical of these hybridizations and theri multilinear, multissequential and labyrinthine paths – inherent tou our minds – were gradually extended to computer systems.
References
CAGE, John. Visual Art – John Cage en conversación con Joan Retallack. Santiago de Chile: Ediciones/Metales Pesados, 2011.
CUNNINGHAM, Merce. O dançarino e a dança: conversas com Jacqueline Lesschaeve. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.
MOREIRA, Ronaldo Auad. Jogos com a visualidade. In: Ítalo Oscar Riccardi Léon; Maria de Los Angeles de Castro Ballesteros; Rosângela Rodrigues Borges. (Orgs.). Práticas e saberes docentes na educação básica: diferentes olhares. 1 ed. Alfenas, Minas Gerais: Editora da UNIFAL-MG, 2011, v. 2, p. 7-120.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal; aplicações na hipermídia. 1. ed. São Paulo: FAPESP/Iluminuras, 2001.
SANTAELLA, Lucia. O que é semiótica. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
SANTAELLA, Lucia. A teoria geral dos signos – como as linguagens significam as coisas. São Paulo: Pioneira, 2000.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço – o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua – repercussões na cultura e na educação. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2013.
SANTAELLA, Lucia; WINFRIED, Nöth. Imagem, cognição, semiótica, mídia. 2. ed. São Paulo: Iluminuras, 1999.
TERRA, Vera. Acaso e aleatório na música: um estudo da indeterminação nas poéticas de Cage e Boulez. São Paulo: EDUC: FAPESP, 2000.
WARSCHAUER, Marc. Tecnologia e inclusão social. A exclusão digital em debate. Carlos Szlak (trad.). São Paulo: SENAC, 2006.
WICK, Rainer. A pedagogia da Bauhaus. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.