A CONDIÇÃO HÍBRIDA DE TODA LINGUAGEM
Palabras clave:
Ensino Contemporâneo de Arte. Fenomenologia e Semiótica Peirceanas. Matrizes da linguagem e pensamento. Hibridizações. Hipermídia.Resumen
Este trabalho compreende a teoria Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal, concebida pela professora e pesquisadora Lucia Santaella, e como essa teoria tem embasado a criação de proposições dedicadas ao ensino de linguagens da arte. O subtítulo de Matrizes - Aplicações na hipermídia - indicia e firma a competência desta teoria - que tem como bases a Fenomenologia e a Semiótica de Charles Sanders Peirce - para desvelar um universo onde ocorrem hibridizações incessantes entre linguagens advindas do sonoro, do visual e do verbal. Este trabalho busca também expor e discutir como as rítmicas próprias dessas hibridizações e seus caminhos multilineares, multissequenciais e labirínticos – inerentes as nossas mentes - foram, gradativamente, estendidas aos sistemas computacionais.
Citas
CAGE, John. Visual Art – John Cage en conversación con Joan Retallack. Santiago de Chile: Ediciones/Metales Pesados, 2011.
CUNNINGHAM, Merce. O dançarino e a dança: conversas com Jacqueline Lesschaeve. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.
MOREIRA, Ronaldo Auad. Jogos com a visualidade. In: Ítalo Oscar Riccardi Léon; Maria de Los Angeles de Castro Ballesteros; Rosângela Rodrigues Borges. (Orgs.). Práticas e saberes docentes na educação básica: diferentes olhares. 1 ed. Alfenas, Minas Gerais: Editora da UNIFAL-MG, 2011, v. 2, p. 7-120.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal; aplicações na hipermídia. 1. ed. São Paulo: FAPESP/Iluminuras, 2001.
SANTAELLA, Lucia. O que é semiótica. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
SANTAELLA, Lucia. A teoria geral dos signos – como as linguagens significam as coisas. São Paulo: Pioneira, 2000.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço – o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua – repercussões na cultura e na educação. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2013.
SANTAELLA, Lucia; WINFRIED, Nöth. Imagem, cognição, semiótica, mídia. 2. ed. São Paulo: Iluminuras, 1999.
TERRA, Vera. Acaso e aleatório na música: um estudo da indeterminação nas poéticas de Cage e Boulez. São Paulo: EDUC: FAPESP, 2000.
WARSCHAUER, Marc. Tecnologia e inclusão social. A exclusão digital em debate. Carlos Szlak (trad.). São Paulo: SENAC, 2006.
WICK, Rainer. A pedagogia da Bauhaus. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.