DESCOLONIALIDADE DO SABER E ENSINO DE LÍNGUAS: UMA PERSPECTIVA DISCURSIVO-CULTURAL PARA O ENSINO DE ESPANHOL

Autores

  • Jorge Rodrigues Souza Junior Instituto Federal de São Paulo - professor

Resumo

O ensino de línguas estrangeiras, sob o viés da abordagem comunicativa, apresenta comumente o silenciamento da heterogeneidade de hábitos e de modos de consumo das sociedades e dos sujeitos representados nos materiais didáticos. Esse funcionamento produz, como efeito de sentido, a naturalização de determinados hábitos e práticas sociais que funcionam como se esses fossem  “de todos” e que projetam um modelo de vida específico e restrito. Os estudos culturais constituem-se em um campo de discussão de temas históricos e sociais de importância para o ensino de línguas estrangeiras. Considerando a discussão que tal campo teórico realiza sobre cultura, a partir de territorialidades que passaram por diferentes processos de colonização, cultura e língua, nessas territorialidades, estão diretamente relacionadas à colonialidade do poder e do saber, ao eurocentrismo e à globalização. Consideramos que discutir cultura torna-se uma importante questão de política linguística, legitimando o espaço de aprendizagem de uma língua estrangeira como espaço para construção de uma cidadania descolonizada. Nesse sentido, apresentaremos textos literários como materialidades discursivas para o ensino de espanhol, ao discutir as relações culturais entre populações que sofreram distintos processos de colonização, sem deixar de discutir os aspectos linguísticos e discursivos que são inerentes a essas materialidades discursivas.

Biografia do Autor

Jorge Rodrigues Souza Junior, Instituto Federal de São Paulo - professor

Professor de espanhol e de linguística - IFSP Campus São Paulo

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Publicado

22-12-2020

Como Citar

SOUZA JUNIOR, Jorge Rodrigues. DESCOLONIALIDADE DO SABER E ENSINO DE LÍNGUAS: UMA PERSPECTIVA DISCURSIVO-CULTURAL PARA O ENSINO DE ESPANHOL. Trem de Letras, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e020005, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/747. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos