Uma proposta de estrutura de intervenção pedagógica para o contexto de ensino e aprendizagem de línguas adicionais: algumas considerações investigativas

Autores

  • Eduardo de Oliveira Dutra Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Estrutura de Intervenção; Fontes; Ensino de Línguas; Metodologia de Pesquisa.

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma proposta de estrutura de intervenção pedagógica (IP), destinada à sala de aula de línguas adicionais, a partir de bases teórico-metodológicas, empíricas e intervencionistas. Do ponto de vista organizacional, a estrutura da IP está baseada em três fases: inicial, processual e final. Desde uma perspectiva investigativa, a IP está centrada na geração processual dos dados com vistas ao aperfeiçoamento contínuo da proposta pedagógica. Contudo, ressaltamos a complexidade do aspecto contínuo, referente à coleta e à análise dos dados, na IP, em virtude de fatores tais como: número de participantes, de instrumentos e o quantitativo de dados gerados, entre outros. Concluímos que a aplicação processual dos instrumentos permite que os participantes usufruam permanentemente dos benefícios resultantes desse processo ao longo da aplicação da IP e do material didático autoral.

Biografia do Autor

Eduardo de Oliveira Dutra , Universidade Federal do Pampa

Professor Adjunto III da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) no curso de Línguas Adicionais-Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Línguas/Mestrado Profissional da UNIPAMPA. Possui graduação em Letras-Espanhol e Respectivas Literaturas (2001) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, especialização em Estudos Avançados de Língua e Literaturas de Língua Espanhola (2002) e Mestrado em Letras, área de concentração em Linguística, (2007) por essa mesma instituição e doutorado em Linguística Aplicada (2015) pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS). Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Salamanca (USAL), na área de ensino/aprendizagem de espanhol como LE/L2, sob a supervisão da professora Dra. Susana Azpiazu Torres, por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É líder do grupo de pesquisa intitulado ensino e aprendizagem de línguas: uma abordagem quantitativa. Atualmente é Editor Assistente da Revista de Estudos Híbridos na Área da Linguagem (REHAL) e coordenador de Programa intitulado "Do mapeamento do espanhol à extensão: diálogo desde y con las fronteras voltados à formação de professores" Seus interesses de pesquisa envolvem ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, com ênfase na língua espanhola, e aquisição de segundas línguas. Também tem interesse por temas relacionados à aprendizagem colaborativa, instrução explícita, metodologia de pesquisa em ensino e aprendizagem de línguas e à formação de professores de espanhol.

Referências

BAILER, C; TOMITCH, L. M. B; D’ELY, R. C. S. Planejamento como processo dinâmico: a importância do estudo piloto para uma pesquisa experimental em linguística aplicada. Revista Intercâmbio, São Paulo, v. XXIV, p. 129-146. 2011.

BRASIL. Ministério da educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua estrangeira. Brasília, DF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf> Acesso em: 20 dez 2021

BRASIL. Ministério da educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC: Contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, DF, 2019. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_c ontemporaneos.pdf> Acesso em: 20 dez. 2021

CANDLIN, C. N. Hacia la enseñanza de lenguas basada en tareas. CL e E Comunicación, Lenguaje y Educación. n. 7-8. p. 33-54. 1990.

CARDOSO, C. A. de L. Concordância verbal de 1ª pp no 6º ano: do diagnóstico à intervenção pedagógica. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015.

DAMIANI, M. F. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de educação, Pelotas, n. 45, p. 57-67, maio/ago. 2013.

DONATO, R. Collective Scaffolfing in Second Language Learning. IN: LANTOLF, J. P; APPEL, G. Vygotskian approaches to second language research. Norwood: Ablex Pub. Corp., 1994. p. 33-56. Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/286649165/Donato-Collective-Scaffolding-in-secondlanguage-learning> Acesso em: 20 dez. 2021.

FIGUEIREDO, F. J. Q. de. A aprendizagem colaborativa de línguas. 2. ed. Goiânia: Editora UFG, 2018.

LA-ROCCA, A. A causa animal como tema para o desenvolvimento do Letramento Crítico na sala de aula de língua inglesa: elaboração de material didático autoral e de uma proposta investigativa. 2021. 200 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) - Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2021.

LANTOLF, J. P. Introducing sociocultural theory. In: ______. Sociocultural Theory and Second Language Learning. Oxford University Press, 2000.

LEFFA, V. J. [org.]. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: ______ Produção de materiais de ensino: prática e teoria. 2. ed. Pelotas: Educat, 2007. P. 15-44.

LINHATI, S.T. Elaboração e análise de um material didático autoral: tarefas colaborativas sobre a saúde mental na adolescência com foco na produção oral de língua espanhola. 2021. 326 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) - Universidade Federal do Pampa, Bagé 2021.

MACHADO, M.C.S.F. A produção escrita colaborativa entre estudantes de inglês do primeiro ano do ensino médio: foco na elaboração de material didático autoral.2021. 326 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) - Universidade Federal do Pampa, Bagé 2021.

MEDEIROS, V. Produto pedagógico: possibilidades (YouTube). 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lQxCLxm4X8g> Acesso em: 20 dez. 2021

MICHEL, M.; SHARPE, T. Collective instructional scaffolding in English as a Second Language classrooms. Prospect, n. 1, v. 20, 2005.

NASCIMENTO, M. A. G; SILVA, C. N. M. Rodas de conversa e oficinas temáticas: Experiências Metodológicas de Ensino-Aprendizagem em Geografia. 10o Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia (ENPEG). Porto Alegre, ago./set. 2009.Anais. Porto Alegre, s/n, 2009.

PIEDRAHITA, M. V. A. et al. Intervención, mediación pedagógica y los usos del texto escolar. Revista iberoamericana de Educación. n. 49, 2005.

REES, D. K. ; MELLO, H. A. B. . A investigação etnográfica na sala de aula de segunda língua/língua estrangeira. Cadernos do IL (UFRGS), v. 42, p. 30-50, 2011.

RONCON, A. F. O “diário de aprendizagem” como instrumento avaliativo e didático no ensino de sociologia. Revista Ensino de Sociologia, Paraná, v.1, n.7, p. 1- 16, jan./dez. 2017.

SCARAMUCCI, M. V. R. O papel do léxico na compreensão em leitura em língua estrangeira: foco no produto e no processo. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995

SOARES, T. L. Intervenção na fronteira Brasil-Uruguai: uma proposta de material didático voltado ao letramento crítico para as aulas de língua espanhola. 2018. 191 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) - Universidade Federal do Pampa, Bagé 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Programa de pós-graduação em ensino de línguas. 2021. Disponível em: <http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgel/> Acesso em: 20 dez. 2021.

ZANÓN, J.; HERNÁNDEZ, M. J. La enseñanza de la comunicación en la clase de español. Cable, n. 5, p. 12-18. 1990. Disponível em: <https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/antologia_didactica/enfoque02/her nandez_zanon.htm> Acesso em: 20 dez 2021.

WOOD, D.; BRUNER, J. S.; ROSS, G. The role of tutoring in problem solving. J. Child Psychol. Psychiat., v. 17, 1976, p. 89-100. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1469-7610.1976.tb00381> Acesso em: 20 dez. 2021.

Downloads

Publicado

30-12-2021

Como Citar

DE OLIVEIRA DUTRA , Eduardo. Uma proposta de estrutura de intervenção pedagógica para o contexto de ensino e aprendizagem de línguas adicionais: algumas considerações investigativas. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. e021007, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1800. Acesso em: 29 abr. 2024.