Uma proposta de estrutura de intervenção pedagógica para o contexto de ensino e aprendizagem de línguas adicionais: algumas considerações investigativas
Palavras-chave:
Estrutura de Intervenção; Fontes; Ensino de Línguas; Metodologia de Pesquisa.Resumo
Neste artigo, apresentamos uma proposta de estrutura de intervenção pedagógica (IP), destinada à sala de aula de línguas adicionais, a partir de bases teórico-metodológicas, empíricas e intervencionistas. Do ponto de vista organizacional, a estrutura da IP está baseada em três fases: inicial, processual e final. Desde uma perspectiva investigativa, a IP está centrada na geração processual dos dados com vistas ao aperfeiçoamento contínuo da proposta pedagógica. Contudo, ressaltamos a complexidade do aspecto contínuo, referente à coleta e à análise dos dados, na IP, em virtude de fatores tais como: número de participantes, de instrumentos e o quantitativo de dados gerados, entre outros. Concluímos que a aplicação processual dos instrumentos permite que os participantes usufruam permanentemente dos benefícios resultantes desse processo ao longo da aplicação da IP e do material didático autoral.
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