Concepções de Letramento Digital em Curso de Formação Docente

Autores

  • Aline Florêncio de Almeida Universidade Estadual do Ceará
  • Dalilla Limeira da Costa Universidade Estadual do Ceará
  • Débora Liberato Arruda Hissa Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Formação docente. G Suite for Education. Letramento digital.

Resumo

Considerando o aumento na oferta de formações para professores sobre tecnologias educacionais no contexto do ensino remoto, neste trabalho, objetivamos analisar as concepções de letramento digital para a docência, especificamente no curso Letramento Digital e Tecnologia Educacional oferecido pela prefeitura de Sobral-CE em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Neste artigo, analisamos quatro aulas sobre a temática G Suite for Education, que enfatiza os recursos Google Classroom, Drive, Planilhas, Docs, Apresentações, Meet e Sites.  Para a realização da análise, baseamo-nos nas categorias de letramento digital como técnica, aplicação, participação e convergência cultural (HISSA, 2021). Com os dados obtidos nesta investigação, identificamos que o curso de formação docente focaliza a instrumentalização técnica dos alunos, em detrimento a concepções de letramento digital mais inclusivas, o que pode acarretar mais demandas para o profissional da educação no que se refere à aquisição de conhecimentos tecnológicos e ao uso de recursos digitais.

Biografia do Autor

Aline Florêncio de Almeida , Universidade Estadual do Ceará

Mestranda do Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA), especialista em Ensino de Língua Portuguesa (Espelp) e graduada em Letras - Português pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua na educação de surdos, especificamente no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua, em uma escola bilíngue (Libras/Português) do município de Fortaleza-CE. Participa do grupo de pesquisa Linguagem, Ensino e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará (LENT/UECE). Pesquisadora das áreas: Educação de Surdos; Bilinguismo (Libras/Português); Ensino de Português como Segunda Língua para Surdos.

Dalilla Limeira da Costa , Universidade Estadual do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa na modalidade licenciatura pela UECE. Tem interesse em pesquisas que versam Letramentos, Multiletramentos e Letramentos Digitais no âmbito da Linguística Aplicada.

Débora Liberato Arruda Hissa , Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Linguística Aplicada. Professora do Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA), do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e da Especialização em Ensino de Língua Portuguesa (Espelp) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Editora da Revista Linguagem em Foco. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Linguagem, Ensino e Tecnologia (Lent). Graduada em Letras Português-Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará com especialização em Ensino de Língua Portuguesa e pós-Graduação em Didática e Metodologia do Espanhol como Língua Estrangeira pela Universidad de Valéncia-España. Áreas de interesse: Linguagem e Tecnologia, Multiletramentos, Letramento Digital, Escrita colaborativa, Produção de Material Didático Digital (MDD), Construção da autoria, Educação a Distância.

Referências

ARAÚJO, N. Curadoria digital: o importante papel do professor como curador de Recursos Educacionais Digitais. In: FINARDI, K. et al. Transitando e transpondo n(a) linguística aplicada. Campinas: Pontes, 2019.

BELSHAW, D. A.J. What is ‘digital literacy’?: a pragmatic investigation. tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação, Durham University, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. 3ª versão do parecer: Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica. 2019. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2019/124721-texto-referencia-formacao-de-professores/file>. Acesso em: 27 jul. 2021.

BUZATO, M. E. K. Letramento e inclusão: do estado-nação à era das TIC. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 25, p. 01-38, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/kgCZ89jPSGTy85Z9ncL5m9c/abstract/?lang=pt. Acesso em: 02 ago. 2021.

BUZATO, M. E. K. Letramentos digitais e formação de professores. São Paulo: Portal Educarede, 2006. Disponível em: https://www.academia.edu/download/37703285/BUZATO_letramentos_digitais_e_formacao_de_professores.pdf. Acesso em: 02 ago. 2021.

CANI, J. B. Proficiência digital de professores: competências necessárias para ensinar no século XXI. Revista Linguagem & Ensino, v. 23, n. 2, p. 402-428, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/17110. Acesso em: 08 dez 2021.

COSTA, R. A. Letramento digital na BNCC: um estudo das competências e habilidades no componente de Língua Portuguesa no Ensino Médio. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico) - Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Fortaleza, 2021. Disponível em: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=100778. Acesso em: 08 dez. de 2021.

CURADORIA Digital na educação. [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo. (1 h 47 min 43 s). Publicado pelo canal EaD UCS. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YGTP_9lTBKU. Acesso em 30 jun. 2021.

DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A. Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal. Revista Diálogo Educacional, v. 18, n. 58, p. 624-644, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24187. Acesso em: 08 dez 2021.

DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. São Paulo, Parábola Editora, 2016.

EDUCAMÍDIA. Guia da Educação Midiática. Disponível em: https://educamidia.org.br/guia. Acesso em: 30 jun. 2021.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

G SUITE for education: conhecendo um mundo novo de possibilidades - Google Classroom. [S. l.: s. n.], 2020a. 1 vídeo. (2 h 45 min 25 s). Publicado pelo canal Seduc Sobral. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AtlxkL8Nn2M&list=PLBCN1hcqee2zE0QP-tdx06uAipOXucl7l&index=5. Acesso em: 18 jun. 2021.

G SUITE for Education: conhecendo um mundo novo de possibilidades – Google Drive. [S. l.: s. n.], 2020b. 1 vídeo. (3 h 11 min 27 s). Publicado pelo canal Seduc Sobral. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jTp9xrNm4Xo&list=PLBCN1hcqee2zE0QP-tdx06uAipOXucl7l&index=11. Acesso em: 04 ago. 2021.

G SUITE for Education: Google meet para aulas ao vivo, Google Sites e Planilhas. [S. l.: s. n.], 2020c. 1 vídeo. (3 h 20 min 59 s). Publicado pelo canal Seduc Sobral. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dJcKRvCuXeY&list=PLBCN1hcqee2zE0QP-tdx06uAipOXucl7l&index=15. Acesso em: 04 ago. 2021.

GETEDU. GetEdu: compartilhando experiências. Disponível em: https://www.youtube.com/c/Getedubrasil/videos. Acesso em: 18 jun. 2021.

GILSTER, P. Digital literacy. New York: John Wiley & Sons, 1997.

GOOGLE Docs, Planilhas e Apresentações para aulas e projetos educacionais. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo. (3 h 13 min 20 s). Publicado pelo canal Seduc Sobral. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3z0dIUtbZEs&list=PLBCN1hcqee2zE0QP-tdx06uAipOXucl7l&index=12. Acesso em: 04 ago. 2021.

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ. Parceria entre Seduc e Google permite acesso de estudantes e professores a ferramentas educacionais online. 2020. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/2020/04/02/parceria-entre-seduc-e-google-permite-acesso-de-estudantes-e-professores-a-ferramentas-educacionais-online/. Acesso em 20 jul. 2021.

GRUPO NOVA LONDRES. Uma Pedagogia dos Multiletramentos: Projetando Futuro Sociais. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 101–145, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5578. Acesso em: 08 dez. 2021.

HISSA, D. L. A. O Letramento Digital e a docência. Olhares & Trilhas, v. 23, n. 2, p. 484-503, 2021. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60099. Acesso em: 02 ago. 2021.

HISSA, D. L. A.; COSTA, D. L. Letramento autônomo e ideológico na BNCC: uma reflexão crítica. Macabéa-Revista Eletrônica do Netlli, v. 10, n. 5, p. 436-458, 2021. Disponível em: http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MacREN/article/view/3358. Acesso em: 08 dez. 2021.

HISSA, D. L. A.; SILVA, A. P. N.; VALENTIM, D. L. Letramento digital na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: uma análise do componente de Língua Portuguesa da área de linguagens e suas tecnologias. RevLet – Revista Virtual de Letras, v. 11, n. 2, p. 32-53, ago./dez. 2019. Disponível em: http://www.revlet.com.br/artigos/523.pdf. Acesso em: 08 dez. 2021.

HISSA, D. L. A.; SOUSA, N. O; COSTA, R. A. Letramento Digital e linguística aplicada: interfaces possíveis. In: LIMA, H. V.; PITA, J. R.; SOARES, M. E. (Orgs.) Linguística aplicada: os conceitos que todos precisam conhecer, v. 2, São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. cap. 2, p. 25-51. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/linguistica-aplicada2. Acesso em: 08 dez. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Divulgados dados sobre o impacto da pandemia na educação. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/divulgados-dados-sobre-impacto-da-pandemia-na-educacao. Acesso em: 21 jul. 2021.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. A new literacy sampler. New York: Peter Lang Publishing Inc., 2007.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Editora 34, 1993.

LÉVY, P. Cibercultura. Editora 34, 1999.

LÉVY, P. O que é o virtual? Editora 34, 1999.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Curso de Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia. Disponível em: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/14183/informacoes. Acesso em: 30 jun. 2021.

MONTE MÓR, W. Linguagem digital e interpretação: perspectivas epistemológicas. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, 46(1): 31-44, Jan./Jun. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-18132007000100004&script=sci_arttext. Acesso em: 08 dez. 2021.

NOVA ESCOLA. Mão na massa: como trabalhar com HQs, vlogs, podcasts e outros gêneros digitais. Disponível em: https://cursos.novaescola.org.br/curso/11393/mao-na-massa-como-trabalhar-com-h-qs-vlogs-podcasts-e-outros-generos-digitais/resumo. Acesso em: 30 jun. 2021.

PIEDADE, J.; PEDRO, N. Tecnologias digitais na gestão escolar: Práticas, proficiência e necessidades de formação dos diretores escolares em Portugal. Revista Portuguesa de Educação, v. 27, n. 2, p. 109-133, 2014. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/26594. Acesso em: 08 dez 2021.

PINHEIRO, P. A pedagogia dos multiletramentos 25 anos depois: Algumas (re) considerações. Revista Linguagem em Foco, v. 13, n. 2, p. 11-19, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5555. Acesso em: 08 dez. 2021.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon. MCB University Press, v.9, n.5, 2001. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/10748120110424843/full/html. Acesso em: 02 ago. 2021.

RIBEIRO, A. E. Letramento digital: um tema em gêneros efêmeros. Revista da ABRALIN, v. 8, n. 1, p. 15-38, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Ana-Elisa-Ribeiro-2/publication/322706076_LETRAMENTO_DIGITAL_UM_TEMA_EM_GENEROS_EFEMEROS/links/60956d80a6fdccaebd15c0a9/LETRAMENTO-DIGITAL-UM-TEMA-EM-GENEROS-EFEMEROS.pdf. Acesso em: 08 dez. 2021.

ROJO. R. Letramentos digitais: a leitura como réplica ativa. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 46, n. 1, p. 63-78, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-18132007000100006&script=sci_arttext. Acesso em: 08 dez 2021.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SOBRAL. Educação que Faz a Diferença: Sobral é reconhecido com o selo “Rede de Excelência”. 2020. Disponível em: http://educacao.sobral.ce.gov.br/noticias/principais/educacao-que-faz-a-diferenca-sobral-e-reconhecido-com-o-selo-rede-de-excelencia. Acesso em: 27 jul. 2021.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. Tradução de Marcos Bagno.

TRINDADE, S. D.; FERREIRA, A. G. Competências digitais docentes: o DigCompEdu CheckIn como processo de evolução da literacia para a fluência digital. Icono14, v. 18, n. 2, p. 162-187, 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7591109. Acesso em: 08 dez 2021.

Downloads

Publicado

30-12-2021

Como Citar

ALMEIDA , Aline; LIMEIRA DA COSTA , Dalilla; HISSA , Débora. Concepções de Letramento Digital em Curso de Formação Docente. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. e021003, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1775. Acesso em: 22 nov. 2024.