Ultrarromânticos: o ir e vir de sentimentos atemporais em vertentes consonantes

Autores

  • Roberto Remígio Florêncio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE
  • Claudete Maria Galvão Lima Universidade de Pernambuco - UPE
  • Anni Hilarya Souza Sá Universidade de Pernambuco - UPE

Palavras-chave:

Romantismo. Poesia. Música. Interpretação de Textos.

Resumo

Resultado de Análise Comparativa, estabelecem-se pontos de convergências linguístico-temáticas do passado e do presente neste artigo, que destaca aproximações estéticas e estilísticas entre os poemas do Ultrarromantismo Brasileiro (1853-1869) e as letras das músicas identificadas por “sofrência”. O referencial teórico parte da Análise do Discurso para as técnicas de interpretação textual. Especificamente, buscou-se demonstrar elementos interseccionais entre a obra de Álvares de Azevedo, representante máximo da poesia romântica brasileira, e as letras de música do cantor e compositor Pablo do Arrocha, o mais significativo nome da sofrência no cenário da música brasileira contemporânea. Ao final, identificam-se as características comuns às duas vertentes artísticas (sofrimento, pessimismo, desilusão) e o uso de elementos literários em letras e ritmos, em uma poesia marcada pela evasão e pelo exagero.

Biografia do Autor

Roberto Remígio Florêncio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Universidade Federal da Bahia - UFBA); Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (UNEB - 2016); Professor de Língua Portuguesa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE); Graduado em: Licenciatura Plena em Letras (Português-Inglês) (UPE - 1993); Licenciatura Plena em Pedagogia (Administração e Coordenação de Projetos Pedagógicos) (UNEB - 2005) e Segunda Graduação em Geografia (UNICESUMAR - 2019); Especializações em: Educação Básica de Jovens e Adultos (UNEB - 2001), Língua Portuguesa (UNIVERSO - 2004), Língua Portuguesa e Literatura (Faculdades Montenegro - 2010) e Gestão Pública (UNIVASF - 2014); MBA em Comunicação e Semiótica (FAVENI - 2021); Membro dos Grupos de Pesquisa registrados pela CAPES: Etnobiologia e Conservação (UNEB), GRUPEC/SERTÃO (IFSertãoPE) e Grupo GRIÔ (UFBA); Pesquisador Visitante do Núcleo OPARÁ - Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação (UNEB, campus Paulo Afonso).

Claudete Maria Galvão Lima , Universidade de Pernambuco - UPE

Graduada em Letras - Universidade de Pernambuco (1984), graduada em Pedagogia - Universidade de Pernambuco ( 1991); Especialização em Metodologia do Ensino Superior - Universidade de Pernambuco (1986), Especialização em Literatura Brasileira - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG (1995) e Mestrado em Educação - Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - (2004). Foi professora concursada, Coordenadora de Extensão e Cultura e Vice-Diretora da Universidade de Pernambuco (1992-2011). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Pedagogia com ênfase em Estágio Supervisionado. Aposentou-se da docência na UPE em 2011 e ministrou aulas como professora Convidada na Universidade da Bahia - UNEB (2010 -2013).

Anni Hilarya Souza Sá , Universidade de Pernambuco - UPE

Licenciatura plena em Letras - Hab. Português e Inglês pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco-CESVASF/ Especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade de Educação Superior de Pernambuco-FACESP. Professora de Língua Estrangeira (Inglês) na Escola Técnica Estadual Deputado Afonso Ferraz-ETEDAF, Floresta-PE.

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Publicado

30-12-2022

Como Citar

FLORÊNCIO , Roberto Remígio; GALVÃO LIMA , Claudete Maria; SOUZA SÁ , Anni Hilarya. Ultrarromânticos: o ir e vir de sentimentos atemporais em vertentes consonantes. Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e022009, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1761. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários