Ultrarromânticos: o ir e vir de sentimentos atemporais em vertentes consonantes
Palavras-chave:
Romantismo. Poesia. Música. Interpretação de Textos.Resumo
Resultado de Análise Comparativa, estabelecem-se pontos de convergências linguístico-temáticas do passado e do presente neste artigo, que destaca aproximações estéticas e estilísticas entre os poemas do Ultrarromantismo Brasileiro (1853-1869) e as letras das músicas identificadas por “sofrência”. O referencial teórico parte da Análise do Discurso para as técnicas de interpretação textual. Especificamente, buscou-se demonstrar elementos interseccionais entre a obra de Álvares de Azevedo, representante máximo da poesia romântica brasileira, e as letras de música do cantor e compositor Pablo do Arrocha, o mais significativo nome da sofrência no cenário da música brasileira contemporânea. Ao final, identificam-se as características comuns às duas vertentes artísticas (sofrimento, pessimismo, desilusão) e o uso de elementos literários em letras e ritmos, em uma poesia marcada pela evasão e pelo exagero.
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