Um estudo comparativo entre as memórias de Violeta se fue a los Cielos, de Ángel Parra, e a versão homônima para o cinema, de Andrés Wood

Autores

  • Leandro de Souza Universidade Federal de Alfenas
  • Ítalo Oscar Riccardi León Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

Literatura comparada. Memória. Intertextualidade. Violeta Parra. Cinema.

Resumo

O trabalho tem como foco desenvolver um estudo comparativo intertextual entre as memórias de Violeta se fue a los Cielos, de Ángel Parra (2006), que descreve passagens da vida de Violeta Parra, cantante e folclorista chilena, e a obra cinematográfica homônima (2011), do cineasta Andrés Wood. Toda vez que se analisa uma obra cinematográfica baseada em um texto literário, percebe-se que há diferenças significativas entre estas duas formas de linguagem; enquanto um texto literário se constrói fundamentalmente por meio de uma narrativa escrita, o cinema utiliza imagens, sons e outros recursos para contar uma história, além de empregar, também, as palavras do código oral/escrito. Pode-se observar que tanto a literatura como o cinema, embora concebidas como linguagens diferentes, são expressões artísticas que se aproximam e estabelecem relações intertextuais significativas enquanto linguagens artísticas. Além de cantante, Violeta Parra foi uma artista múltipla, simples e autodidata, impressionando pelo seu talento criativo: ela foi autora, compositora, colecionadora, poetisa, pintora, escultora, bordadeira, ceramista e uma mulher apaixonada e de contradições intensas, o que a tornou uma figura carismática, muito interessante e apaixonante de se conhecer e pesquisar. Este trabalho está embasado pelos estudos comparativos de Pellegrini (2003), Palma (2004), Stam (2006), Marinho (2009), Hutcheon (2011) e León (2014), pretendendo analisar a figura emblemática de Violeta Parra por meio da narrativa do texto memorialístico e sua adaptação para o cinema: duas linguagens que, sendo distintas, se complementam ao narrar uma história.

Biografia do Autor

Leandro de Souza, Universidade Federal de Alfenas

Graduado em Letras/Bacharelado, com ênfase em Língua e Literatura Espanhola, e Mestre em História Ibérica pela Universidade Federal de Alfenas.

Ítalo Oscar Riccardi León, Universidade Federal de Alfenas

Bacharel em Língua e Literatura, e graduado em Castelhano pela Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso do Chile (PUCV, 1982), titulação legalizada e reconhecida pela Universidade de São Paulo (USP, 1985). Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP, 2003). Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (PÓS-LIT/FALE/UFMG, 2015), tendo sido bolsista do Programa Mineiro de Capacitação Docente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (PMCD-FAPEMIG). De 1995 a 2008 foi docente/pesquisador no Curso de Letras Português/Espanhol e Licenciaturas da Faculdade de Educação e Artes da Universidade do Vale do Paraíba (FEA-UNIVAP) e desempenhou funções como professor/pesquisador de novas tecnologias aplicadas à educação e ao ensino de línguas integrando a equipe pedagógica da UNIVAP/Virtual, e do Grupo de Pesquisa em Educação do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento - IP&D. De 2002 a 2008 colaborou na criação da Associação Virtual Educa Brasil (AVEB) como diretor de assuntos acadêmicos e integrou a comissão organizadora permanente das Conferências Internacionais Virtual Educa, projeto vinculado à Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e Nações. Em 2009, atuou como docente concursado na implantação da língua espanhola no Colégio Engenheiro Juarez Wanderley, Instituto EMBRAER de Educação e Pesquisa (CEJW-IEEP). Foi bolsista da AECI, Universidade de Salamanca (USAL,1998), do Instituto Cervantes de São Paulo e Universidade Internacional Menéndez Pelayo (UIMP, 2000). É sócio da Associação de Professores de Espanhol do Est. de São Paulo (APEESP), Associação de Professores de Espanhol do Estado de Minas Gerais (APEMG), Associação Brasileira de Hispanistas (ABH) e Asociación Internacional de Cervantistas (AIC). Desde 2009, integra o quadro de docentes Departamento de Letras (DL), Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Na UNIFAL-MG desempenhou a função de Chefe do Departamento (2011-2013) e coordenou as atividades acadêmicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES), área de língua espanhola (2015-2018); a partir de 2018, coordena o Programa de Residência Pedagógica (RP-CAPES) na área de espanhol, sendo também responsável pelo projeto de extensão Cineclube UNIFAL-MG, do Quixote na Comunidade e coordenador adjunto do CIVITAS, teorias e práticas do literário. Integra o grupo de pesquisa em Literatura, Linguagem e outros Saberes, atuando na linha de pesquisa Literatura e Cinema, e participa do Grupo de Pesquisas em Estudos Hispânicos.

Referências

BRITO, José Domingos de. Literatura e cinema. v. 4. São Paulo: Novera, 2007.
CANCIONEROS.COM. Barcelona. 2012. Disponível em: <http://www.cancioneros.com/aa/232/E/canciones-de-violeta-parra>. Acesso em: 25 jan. 2021.
CLERC, Jeanne-Marie. A literatura comparada face às imagens modernas: cinema, fotografia, televisão. In: BRUNEL, Pierre e CHEVREL, Yves. Compêndio de literatura comparada. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004. pp. 283-323.
FERREIRA, ÉRICA Eloize P. A transposição da Literatura para o Cinema. Belo Horizonte: Centro de Ensino Superior Promove, 2006.
CRUZ, Diego. Filme traz vida e obra de Violeta Parra, a cantora rebelde que transcende gerações, 2012. Disponível em: <https://www.pstu.org.br/filme-traz-vida-e-obra-de-violeta-parra-cantora-rebelde-que-transcende-geracoes/>. Acesso em: 28 jan. 2021.
HUTCHEON, Linda. Uma Teoria da adaptação. Florianópolis: UFSC, 2011.
MARINHO, Carolina. Poéticas do Maravilhoso no cinema e na literatura. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
MIGUEL BORRÁS, Mercedes (org.). La letra en el cine: escritores en el cine europeo. Madrid: Universidad Francisco de Victoria (UFV), Centro de Documentación Europea, 2005.
MÚSICA POPULAR. Chile. 2012. Disponível em: <http://www.musicapopular.cl/3.0/index2.php?action=TGlicm9ERQ==&var=NTU=>. Acesso em: 30 jan. 2021.
PALMA, Maria Glória (org.). Literatura e cinema: A demanda do Santo Graal & Matriz/ Eurico, o Presbítero & A Máscara do Zorro. Bauru-SP: EDUSC, 2004.
PARRA, Ángel. Violeta se fue a los Cielos. Santiago de Chile. Catalonia, 2006.
PELLEGRINI, Tânia et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora SENAC, 2003.
STAM, Robert. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. In: Ilha do Desterro, Florianópolis, nº 51, jul/dez. de 2006, p. 19-53.
VIOLETA se fue a los cielos. Direção de Andrés Wood. Produção de Wood Producciones, Bossa Nova Films e Maíz Producciones, Gaumont, 2011. 1 DVD Simples (110 min). Legendado. Port.

Downloads

Publicado

09-11-2021

Como Citar

SOUZA, Leandro de; LEÓN , Ítalo Oscar Riccardi. Um estudo comparativo entre as memórias de Violeta se fue a los Cielos, de Ángel Parra, e a versão homônima para o cinema, de Andrés Wood. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 2, p. e021001, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1710. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários