Base Nacional Comum Curricular e Literatura Infantil e Juvenil

  • Detimar Pereira de Lima Universidade Federal do Oeste do Pará
Palavras-chave: Leitura literária. Ensino de literatura. BNCC.

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) visa normatizar e definir um conjunto orgânico e progressivo de aprendizagem para os alunos desenvolverem durante os seus estudos na Educação Básica. Esta pesquisa busca identificar e analisar a proposição e o conteúdo da literatura na BNCC, e compará-los com as sugestões pedagógicas de especialistas baseadas em pesquisas recentes sobre o assunto. Por meio da pesquisa bibliográfica, estabeleceu uma relação entre literatura e ensino. A parte documental da pesquisa consistiu na leitura da BNCC com o intuito de identificar a importância que a BNCC dá à literatura para a formação do leitor literário na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A análise da concepção de literatura nessas etapas de ensino na BNCC, permitiu chegar à conclusão de que há uma tentativa de silenciar as estratégias estilísticas, discursivas e simbólicas da literatura nesse documento por não contemplá-la como objeto estético digno de ser apreciado com maior profundidade de análise, de reflexão e de interpretação, mas apenas como gênero textual sem relevância suficiente no ensino da Língua Portuguesa.

Biografia do Autor

Detimar Pereira de Lima , Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2002), especialização em Ensino Superior pelas Faculdades Integradas do Tapajós (2004) / especialização em Língua Portuguesa: uma abordagem textual pela Universidade Federal do Pará (2005) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2020). Atualmente é professor concursado da Secretaria Estadual de Educação - SEDUC, docente da Escola estadual de Ensino Fundamental e Médio Onésima Pereira de Barros e professor concursado da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, docente da escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Almeida. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, mediação de leitura.

Referências

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ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil para crianças que aprendem a ler. Caderno de pesquisa. Da pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre. V. 52, 1985.

Publicado
18-08-2022
Como Citar
Pereira de Lima, D. Base Nacional Comum Curricular e Literatura Infantil e Juvenil. Trem de Letras, v. 9, n. 2, p. e022001, 18 ago. 2022.