Base Nacional Comum Curricular e Literatura Infantil e Juvenil

Autores

  • Detimar Pereira de Lima Universidade Federal do Oeste do Pará

Palavras-chave:

Leitura literária. Ensino de literatura. BNCC.

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) visa normatizar e definir um conjunto orgânico e progressivo de aprendizagem para os alunos desenvolverem durante os seus estudos na Educação Básica. Esta pesquisa busca identificar e analisar a proposição e o conteúdo da literatura na BNCC, e compará-los com as sugestões pedagógicas de especialistas baseadas em pesquisas recentes sobre o assunto. Por meio da pesquisa bibliográfica, estabeleceu uma relação entre literatura e ensino. A parte documental da pesquisa consistiu na leitura da BNCC com o intuito de identificar a importância que a BNCC dá à literatura para a formação do leitor literário na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A análise da concepção de literatura nessas etapas de ensino na BNCC, permitiu chegar à conclusão de que há uma tentativa de silenciar as estratégias estilísticas, discursivas e simbólicas da literatura nesse documento por não contemplá-la como objeto estético digno de ser apreciado com maior profundidade de análise, de reflexão e de interpretação, mas apenas como gênero textual sem relevância suficiente no ensino da Língua Portuguesa.

Biografia do Autor

Detimar Pereira de Lima , Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2002), especialização em Ensino Superior pelas Faculdades Integradas do Tapajós (2004) / especialização em Língua Portuguesa: uma abordagem textual pela Universidade Federal do Pará (2005) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2020). Atualmente é professor concursado da Secretaria Estadual de Educação - SEDUC, docente da Escola estadual de Ensino Fundamental e Médio Onésima Pereira de Barros e professor concursado da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, docente da escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Almeida. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, mediação de leitura.

Referências

ANDRUETTO, María Teresa. Por uma literatura sem adjetivos. São Paulo: Pulo do gato, 2012.

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRITTO, Luiz Percival Leme. Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio. Campinas, SP, Mercados de letras, 2012.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2011.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2012.

PERISSÉ, Gabriel. Literatura & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

SAVELI, Esméria de Lourdes. Por uma pedagogia da leitura: Reflexões sobre a formação do leitor. In CORREA, Djane Antonucci (org.) Práticas de letramento no ensino: leitura, escrita e discurso. São Paulo: Parábola Editorial; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007, p. 107-129.

ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil para crianças que aprendem a ler. Caderno de pesquisa. Da pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre. V. 52, 1985.

Downloads

Publicado

18-08-2022

Como Citar

PEREIRA DE LIMA, , Detimar. Base Nacional Comum Curricular e Literatura Infantil e Juvenil. Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e022001, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1672. Acesso em: 27 abr. 2024.