Pressupostos da área de Língua Inglesa na BNCC: apropriação crítica por professores de inglês da Educação Básica

Autores

  • Saionara Greggio Instituto Federal de Santa Catarina
  • Daiane Zamoner Instituto Federal de Santa Catarina/PG-Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

BNCC. Língua Inglesa. Conhecimento. Professores.

Resumo

Investigar como está o conhecimento e o processo de apropriação dos pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é fundamental para o avanço das discussões e análise crítica da implementação desse documento nos contextos públicos e privados de educação básica no Brasil. Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou o conhecimento e a apropriação das concepções de ensino e aprendizagem por professores de língua inglesa, a partir da implementação da BNCC. Os dados foram coletados por meio de questionário, respondido por professores da educação básica de escolas públicas e privadas. Os resultados mostram que os professores têm conhecimento parcial das concepções de ensino e aprendizagem de língua inglesa presentes na BNCC e que estão em processo de apropriação das concepções. Indicam, também, a aceitação plena, inquestionável e não-problematizadora dos pressupostos da BNCC na área de Língua Inglesa.

Biografia do Autor

Saionara Greggio, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Letras-Inglês, na área de Língua Inglesa e Linguística Aplicada (PPGI/UFSC, 2009); Mestra em Língua Inglesa e Literatura Correspondente (PPGI/UFSC, 2004); Especialista em Revisão de textos (PUC-Minas, 2022); Graduada em Letras - Português/Inglês (UFSC, 2000). É docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Chapecó, onde tem atuado, desde 2010, como professora de língua portuguesa e pesquisadora na área de currículo integrado.

Daiane Zamoner, Instituto Federal de Santa Catarina/PG-Universidade de Passo Fundo

Atualmente é Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF), na linha de pesquisa Leitura e Formação do Leitor, contemplada com bolsa Capes. Mestre em Letras, Estudos Linguísticos, pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós-graduada em Ensino da Língua Inglesa pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Pós-Graduada em em Língua Estrangeira: Ênfase em Tradução pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Graduada em Letras Inglês pela UNOCHAPECÓ e em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas e Linguística Aplicada. Atua no ensino fundamental e médio da rede pública municipal e estadual de ensino, nos componentes curriculares de Língua Inglesa e Língua Espanhola.

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Publicado

25-09-2022

Como Citar

GREGGIO , Saionara; ZAMONER , Daiane. Pressupostos da área de Língua Inglesa na BNCC: apropriação crítica por professores de inglês da Educação Básica. Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e022009, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1662. Acesso em: 16 abr. 2024.