Eventos de letramento no ensino superior: um estudo sobre as vivências de alunos universitários com as tarefas de escrita em sala de aula

Autores

  • Letícia Silveira Universidade Federal de São Carlos
  • Luiz André Neves de Brito Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Letramento Acadêmico, Formação Universitária, Escrita Científica

Resumo

Neste relato de experiência, apresentamos os desafios enfrentados por alunos universitários diante da escrita científica, descrevendo como eles se engajam e se posicionam frente as práticas letradas em sala de aula. Portanto, a investigação baseia-se no estudo das práticas de letramento de 21 estudantes do curso de Linguística matriculados na disciplina Laboratório 6 – Ênfase Texto e Discurso em uma universidade pública, que teve como finalidade o desenvolvimento de projetos de trabalho de conclusão de curso. A rotina acadêmica é analisada por meio dos Novos Estudos dos Letramentos, que consideram o letramento como prática social (Assis, 2014; Lillis, 2001; StreeT, 2010), e do modelo dialógico dos letramentos acadêmicos (Fischer, 2007).

Biografia do Autor

Letícia Silveira , Universidade Federal de São Carlos

Bacharela (2017) e Mestra (2021) em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutoranda em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua pela mesma instituição. Atualmente cursa Licenciatura em Letras Ing/Port na Faculdade Campos Elíseos (FCE). Além de experiências adquiridas pelo trabalho que assumiu como revisora e editora de textos científicos da Revista Cadernos da Pedagogia, do Departamento de Educação (DE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), possui também conhecimento na área de produção acadêmica e assistência editorial devido à vivência que obteve na Editora Cubo, também situada na cidade de São Carlos-SP, na qual estagiou por 6 meses. Possui especialidade em abordagens metodológicas de ensino da escrita na universidade e de correção de redação de modalidade ENEM, Vunesp, Fuvest e FGV por participar de bancas oficiais dos processos seletivos e realizar trabalhos como corretora de redação nas plataformas de ensino a distância Redação Nota 1000, Redação Online e Imaginie.

Luiz André Neves de Brito , Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Letras (Linguística e Português) pela FFLCH - USP (2002). Mestre (2006) e Doutor (2011) em Letras (área de concentração: Filologia e Língua Portuguesa). Durante o doutorado, realizou estágio sanduíche no ?Laboratório de Linguística e Didática em Língua Estrangeira e Materna? (LIDILEM) na Universidade Stendhal, Grenoble 3. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Letras da UFSCar onde tem atuado nos cursos de Letras (Licenciatura) e de Linguística (bacharelado). Tem experiência com formação de professores: em 2013 e 2016, participou como supervisor e formador do núcleo UFSCar Plano Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. No âmbito da extensão, na UFSCar, tem participado como aplicador da avaliação oral no Exame de Proficiência CELPE-BRAS. Como pesquisador, tem atuado nos seguintes campos da linguagem: linguística aplicada; ensino e aprendizagem da escrita; estudos do letramento acadêmico. Em sua pesquisa voltada aos estudos de linguística aplicada do português, tem atuando como colaborador do grupo de pesquisa práticas de leitura e escrita em português língua materna. Na UFSCar, realizou trabalhos ligados ao grupo de pesquisa "comunica: inscrições linguísticas na comunicação". Atualmente, lidera o grupo de pesquisa "Escrita e Leitura na Contemporaneidade" com o Prof. Dr. Lucas Vinício de Carvalho Maciel. No grupo, tem-se dedicado, sobretudo, à linha de pesquisa "Letramentos na contemporaneidade: práticas plurais".

Referências

ASSIS, J. A. Representações sobre os textos acadêmico-científicos: pistas para a didática da escrita na universidade. Revista Estudos Linguísticos. v. 43, n. 2, p. 801-815, maio-agosto, 2014.

BAZERMAN, C. Atos de fala, gêneros textuais e sistemas de atividades: como os textos organizam atividades e pessoas. In: BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, p. 19- 46, 2005.

FIAD, R. S. A. Algumas considerações sobre os letramentos acadêmicos no contexto brasileiro. Pensares em Revista, São Gonçalo, v. 6, p. 23-34, 2015.

FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2007.

FUZA, A. F. A constituição dos discursos escritos em práticas de letramento acadêmico científicas. 2015. 368f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

HENDERSON, R.; HIRST, E.Reframing academic literacy: Reexamining a short course for “disadvantaged” tertiary students. Englishteaching: practiceand critique, p.25-38, 2006.

IVANIČ, R. Discourses of writing and learning to write. Language and Education, Abingdon, Oxon, v. 18, n. 3, p. 220-245, 2004.

LILLIS, T. Student writing: access, regulation, desire. London: Routledge, 2001, 196p.

STREET, B. Dimensões “Escondidas” na escrita de artigos acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v.28, n. 2, 541-567, jul/dez, 2010.

Downloads

Publicado

30-12-2021

Como Citar

SILVEIRA , Letícia; BRITO , Luiz André Neves de. Eventos de letramento no ensino superior: um estudo sobre as vivências de alunos universitários com as tarefas de escrita em sala de aula. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. e021005, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1598. Acesso em: 29 abr. 2024.