Eventos de letramento no ensino superior: um estudo sobre as vivências de alunos universitários com as tarefas de escrita em sala de aula
Palavras-chave:
Letramento Acadêmico, Formação Universitária, Escrita CientíficaResumo
Neste relato de experiência, apresentamos os desafios enfrentados por alunos universitários diante da escrita científica, descrevendo como eles se engajam e se posicionam frente as práticas letradas em sala de aula. Portanto, a investigação baseia-se no estudo das práticas de letramento de 21 estudantes do curso de Linguística matriculados na disciplina Laboratório 6 – Ênfase Texto e Discurso em uma universidade pública, que teve como finalidade o desenvolvimento de projetos de trabalho de conclusão de curso. A rotina acadêmica é analisada por meio dos Novos Estudos dos Letramentos, que consideram o letramento como prática social (Assis, 2014; Lillis, 2001; StreeT, 2010), e do modelo dialógico dos letramentos acadêmicos (Fischer, 2007).
Referências
ASSIS, J. A. Representações sobre os textos acadêmico-científicos: pistas para a didática da escrita na universidade. Revista Estudos Linguísticos. v. 43, n. 2, p. 801-815, maio-agosto, 2014.
BAZERMAN, C. Atos de fala, gêneros textuais e sistemas de atividades: como os textos organizam atividades e pessoas. In: BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, p. 19- 46, 2005.
FIAD, R. S. A. Algumas considerações sobre os letramentos acadêmicos no contexto brasileiro. Pensares em Revista, São Gonçalo, v. 6, p. 23-34, 2015.
FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2007.
FUZA, A. F. A constituição dos discursos escritos em práticas de letramento acadêmico científicas. 2015. 368f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.
HENDERSON, R.; HIRST, E.Reframing academic literacy: Reexamining a short course for “disadvantaged” tertiary students. Englishteaching: practiceand critique, p.25-38, 2006.
IVANIČ, R. Discourses of writing and learning to write. Language and Education, Abingdon, Oxon, v. 18, n. 3, p. 220-245, 2004.
LILLIS, T. Student writing: access, regulation, desire. London: Routledge, 2001, 196p.
STREET, B. Dimensões “Escondidas” na escrita de artigos acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v.28, n. 2, 541-567, jul/dez, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.