As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira: revisitando algumas reflexões

Autores

  • Fernanda Aparecida Ribeiro Universidade Federal de Alfenas
  • Kátia Rodrigues Mello Miranda Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis
  • João Ricardo Vieira Santos Ribeiro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Palavras-chave:

TDIC. Ensino remoto. Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Espanhol como Língua Estrangeira.

Resumo

Este trabalho discute as contribuições da Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDIC) para a aprendizagem de línguas estrangeiras, em especial a língua espanhola. A temática se justifica pelo avanço da tecnologia e seus impactos na sociedade, assim como pela imprescindibilidade do assunto em cursos de formação de professores e sua preponderante funcionalidade para atender as demandas da educação remota, implementada de modo compulsório no contexto educacional desde primeiro semestre de 2020, em função da pandemia pela Covid-19. As reflexões se pautam em uma revisão bibliográfica sobre o assunto (Bastos, 2010; Castela, 2015; Dias, 2008; Fardo, 2013, entre outros), de modo a propiciar discussões sobre a utilização das TDIC no ensino de língua espanhola. Constata-se, no atual mundo plurilíngue e multicultural, o amplo potencial das TDIC, ao proporcionarem o contato com materiais midiáticos autênticos e atualizados, o desenvolvimento da competência intercultural, bem como uma aprendizagem lúdica, cooperativa, mais autônoma, associada à cidadania e aos valores humanos.

 

Biografia do Autor

Fernanda Aparecida Ribeiro, Universidade Federal de Alfenas

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2004), doutora em Letras/Literatura - Área de Conhecimento: Literatura e Vida Social (2010) pela UNESP/Assis, com pós-doutorado pela Universidade Vale do Rio Verde (2016). Desde 2010 é professora efetiva na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), sendo responsável pelas disciplinas de literatura hispano-americana no curso de Letras, e atua como professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em História Ibérica. Suas pesquisas concentram-se na área das literaturas da América Latina, atuando especialmente nos seguintes temas: narrativas de autoria feminina; literatura e história na literatura latino-americana, romance histórico contemporâneo.

Kátia Rodrigues Mello Miranda , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Possui Doutorado em Letras (2013), Mestrado em Letras (2007) e Licenciatura em Letras (2003), com habilitação em Português e Espanhol, todos pela Universidade Estadual Paulista- UNESP. Ministrou aulas de Língua Espanhola, Literatura Espanhola e Hispano-americana, Cultura Hispânica, Comunicação, Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa, entre outras disciplinas, no Ensino Superior. Nos segmentos de Ensino Fundamental e Médio, ministrou aulas de Língua Espanhola, Gramática e Literaturas Brasileira e Portuguesa, em escolas públicas e privadas. Atualmente, é Professora Assistente Doutora (RDIDP, 2014) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCL - UNESP/Assis), junto ao Departamento de Letras Modernas, no conjunto das disciplinas de Língua Espanhola. É membro titular do conselho de departamento, membro suplente da CPEUC, supervisora de Língua Espanhola do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) da UNESP/Assis, coordenadora das oficinas de espanhol da UNATI-Assis e parecerista ad hoc de diversas publicações. É docente credenciada do Programa de Pós-Graduação "Literatura e Vida Social" - UNESP/FCL-Assis e do Programa em Rede Nacional de Pós-Graduação PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras. É coordenadora da Área de Espanhol do Departamento de Letras Modernas e membro dos Grupos Narrativas Estrangeiras Modernas e Grupo de Pesquisa em Estudos Hispânicos, cadastrados no CNPq. Tem experiência nos seguintes temas: narrativa de autoria feminina em língua espanhola e portuguesa, narrativa de extração histórica, literatura comparada, literatura e ensino de língua, ensino e aprendizagem de língua estrangeira (espanhol), formação de professores de língua.

João Ricardo Vieira Santos Ribeiro , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Possui Licenciatura em Letras (2019), com habilitação em Português e Espanhol, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), do Câmpus de Assis, Estado de São Paulo. Atualmente, é mestrando em Letras, pela mesma instituição, com a área de conhecimento em Literatura e Vida Social, na linha de pesquisa Leitura, Crítica e Teoria Literária. Professor na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) nas disciplinas de Língua Portuguesa e Espanhol. Tem interesse nos seguintes temas: propostas didático-metodológicas para a leitura e o ensino de literatura no ensino básico, elaboração e análise de materiais (de apoio) didáticos para o contexto da literatura em sala de aula, o caráter estético do texto literário na formação do jovem leitor, representações e práticas docentes no ensino de literatura, a literatura na aprendizagem e no ensino de línguas estrangeiras, análise de propostas didático-metodológicas e de materiais para o ensino de espanhol como língua estrangeira. 

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Publicado

23-07-2022

Como Citar

RIBEIRO , Fernanda Aparecida; MIRANDA , Kátia Rodrigues Mello; RIBEIRO , João Ricardo Vieira Santos. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira: revisitando algumas reflexões. Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e022007, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1542. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos