As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira: revisitando algumas reflexões

Autores

  • Fernanda Aparecida Ribeiro Universidade Federal de Alfenas
  • Kátia Rodrigues Mello Miranda Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis
  • João Ricardo Vieira Santos Ribeiro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Palavras-chave:

TDIC. Ensino remoto. Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Espanhol como Língua Estrangeira.

Resumo

Este trabalho discute as contribuições da Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDIC) para a aprendizagem de línguas estrangeiras, em especial a língua espanhola. A temática se justifica pelo avanço da tecnologia e seus impactos na sociedade, assim como pela imprescindibilidade do assunto em cursos de formação de professores e sua preponderante funcionalidade para atender as demandas da educação remota, implementada de modo compulsório no contexto educacional desde primeiro semestre de 2020, em função da pandemia pela Covid-19. As reflexões se pautam em uma revisão bibliográfica sobre o assunto (Bastos, 2010; Castela, 2015; Dias, 2008; Fardo, 2013, entre outros), de modo a propiciar discussões sobre a utilização das TDIC no ensino de língua espanhola. Constata-se, no atual mundo plurilíngue e multicultural, o amplo potencial das TDIC, ao proporcionarem o contato com materiais midiáticos autênticos e atualizados, o desenvolvimento da competência intercultural, bem como uma aprendizagem lúdica, cooperativa, mais autônoma, associada à cidadania e aos valores humanos.

 

Biografia do Autor

Fernanda Aparecida Ribeiro, Universidade Federal de Alfenas

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2004), doutora em Letras/Literatura - Área de Conhecimento: Literatura e Vida Social (2010) pela UNESP/Assis, com pós-doutorado pela Universidade Vale do Rio Verde (2016). Desde 2010 é professora efetiva na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), sendo responsável pelas disciplinas de literatura hispano-americana no curso de Letras, e atua como professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em História Ibérica. Suas pesquisas concentram-se na área das literaturas da América Latina, atuando especialmente nos seguintes temas: narrativas de autoria feminina; literatura e história na literatura latino-americana, romance histórico contemporâneo.

Kátia Rodrigues Mello Miranda , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Possui Doutorado em Letras (2013), Mestrado em Letras (2007) e Licenciatura em Letras (2003), com habilitação em Português e Espanhol, todos pela Universidade Estadual Paulista- UNESP. Ministrou aulas de Língua Espanhola, Literatura Espanhola e Hispano-americana, Cultura Hispânica, Comunicação, Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa, entre outras disciplinas, no Ensino Superior. Nos segmentos de Ensino Fundamental e Médio, ministrou aulas de Língua Espanhola, Gramática e Literaturas Brasileira e Portuguesa, em escolas públicas e privadas. Atualmente, é Professora Assistente Doutora (RDIDP, 2014) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCL - UNESP/Assis), junto ao Departamento de Letras Modernas, no conjunto das disciplinas de Língua Espanhola. É membro titular do conselho de departamento, membro suplente da CPEUC, supervisora de Língua Espanhola do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) da UNESP/Assis, coordenadora das oficinas de espanhol da UNATI-Assis e parecerista ad hoc de diversas publicações. É docente credenciada do Programa de Pós-Graduação "Literatura e Vida Social" - UNESP/FCL-Assis e do Programa em Rede Nacional de Pós-Graduação PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras. É coordenadora da Área de Espanhol do Departamento de Letras Modernas e membro dos Grupos Narrativas Estrangeiras Modernas e Grupo de Pesquisa em Estudos Hispânicos, cadastrados no CNPq. Tem experiência nos seguintes temas: narrativa de autoria feminina em língua espanhola e portuguesa, narrativa de extração histórica, literatura comparada, literatura e ensino de língua, ensino e aprendizagem de língua estrangeira (espanhol), formação de professores de língua.

João Ricardo Vieira Santos Ribeiro , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Possui Licenciatura em Letras (2019), com habilitação em Português e Espanhol, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), do Câmpus de Assis, Estado de São Paulo. Atualmente, é mestrando em Letras, pela mesma instituição, com a área de conhecimento em Literatura e Vida Social, na linha de pesquisa Leitura, Crítica e Teoria Literária. Professor na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) nas disciplinas de Língua Portuguesa e Espanhol. Tem interesse nos seguintes temas: propostas didático-metodológicas para a leitura e o ensino de literatura no ensino básico, elaboração e análise de materiais (de apoio) didáticos para o contexto da literatura em sala de aula, o caráter estético do texto literário na formação do jovem leitor, representações e práticas docentes no ensino de literatura, a literatura na aprendizagem e no ensino de línguas estrangeiras, análise de propostas didático-metodológicas e de materiais para o ensino de espanhol como língua estrangeira. 

Referências

ALONSO, C. A. Internet no Brasil – alguns dos desafios a enfrentar. Informática Pública, v. 4, n. 2, p. 169-184, 2002.

ALVES, L. R. G.; MINHO, M. R. S.; DINIZ, M. V. C. Gamificação: diálogos com a educação. In: FADEL, L. M. et al. (Org.). Gamificação na Educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. p. 74-97.

BACICH, L.; MORAN J. (Org.). Metodologias Ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.

BASTOS, M. I. O Impacto das TICs na Educação. Brasília: Abril, 2010.

BENEDETTI, A. M. Aprendizaje de E/LE en tándem a distancia. In: SANT’ANNA, V. L. de A.; JUNGER, C. de S.; FERREIRA, A. M. C. (Org.). Associação Brasileira de Hispanistas: 4º Congresso Brasileiro de Hispanistas. Rio de Janeiro: MODO/Design, 2006. p. 244-249.

BLAKE, R. Technology and the four skills. Language, Learning and Technology, v. 20, n. 2, p. 129-142, 2016.

BORGES, R. R. (Org.). # sou + tec: ensino de língua(gem) e literatura. Campinas: Pontes, 2015.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. v. 1. Cap. 4 – Conhecimentos de Espanhol. Brasília, 2006. p. 127-165. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf>. Acesso em: 6 mar. 2021.

BYRAM. M.; FLEMING, M. (Org). Perspectivas interculturales en el aprendizaje de idiomas: enfoques a través del teatro y la etnografía. Madrid: Cambrigde University Press, 2001.

CARVALHO, L. B. de; CARVALHO, T. L. de. Análise de atividades em aplicativos móveis para a aprendizagem de língua espanhola. Macabéa-Revista Eletrônica do Netlli, v. 9, n. 3, p. 386-405, 2020.

CASTELA, G. da S. A leitura e a didatização do (hiper)texto eletrônico no ensino de espanhol como língua estrangeira (E/LE). 2009. 252 f. Tese (Doutorado em Letras Neolatinas - Estudos Lingüísticos Neolatinos, opção Língua Espanhola), UFRJ, Faculdade de Letras, 2009.

CASTELA, G. da S. Novas tecnologias no ensino de espanhol: do mapeamento do que existe à elaboração de propostas pedagógicas pelo PIBID. Linguagem em (Re)vista, Niterói, v. 10, n. 20, p. 21 -38, jul./dez. 2015.

COSTA, Larissa et al. (Coord.). Redes: uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização. Brasília: WWF-Brasil, 2003.

COUTINHO, C. P.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. Comunicação Educacional: do modelo unidireccional para a comunicação multidireccional na sociedade do conhecimento. Actas do 5º Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM). Braga: Universidade do Minho, 2007, p. 1-19.

DELORS, J. et al. Educação um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez, 1998.

DIAS, A. A. C. As imagens do mundo no mundo da escola repensando contribuições da tecnologia para Imagem & Educação. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 3, p. 223-231, set./dez. 2008.

DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola, 2016.

FARDO, M. L. A Gamificação como Estratégia Pedagógica: estudo de elementos dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem. 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul), Universidade de Caxias do Sul, 2013.

FERNÁNDEZ, S. I. G. Ensinar/aprender espanhol entre brasileiros: visão transcultural. In: SEDYCIAS, J. (Org.). O ensino do espanhol no Brasil: passado, presente e futuro. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2009. p. 97-128.

FERREIRA, L. H.; BARBOSA, A. Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-24, 2020.

GARCIA, D. N. de M. O que os pares de Teletandem (não)negociam: práticas para um novo contexto online interativo para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. São Paulo: UNESP, 2013.

GOETTENAUER, E. Espanhol: língua de encontros. In: SEDYCIAS, J. (Org.). O ensino do espanhol no Brasil: passado, presente, futuro. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2009. p. 61-70.

GOETTENAUER, E. Formas pronominais de tratamento: uma abordagem sócio-cultural. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/espanhol/formas%20pronominais%20de%20tratamento%20uma%20abor.htm>. Acesso em: 7 ago. 2020.

HEREDIA, J. La incorporación de las TIC y de los dispositivos móviles a la enseñanza de lenguas: prácticas y percepciones de los profesores de ELE, El caso de Japón. Suplementos marcoELE, n. 22, p. 1-54, 2016.

HILU, L.; TORRES, P. L., BEHRENS, M. A. REA (Recursos Educacionais Abertos) - Conhecimentos e (des)conhecimentos. Revista Científica e-curriculum, v.13 (1), p. 130-146, 2015.

JOYE, C. R.; MOREIRA, M. M.; ROCHA, S. S. D. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 09, n. 07, p. 01-29, 2020.

KOCH, I. G. V. A inter-ação pela linguagem. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

LEFFA, V. J. O ensino do inglês no futuro: da dicotomia para a convergência. In: STEVENS, C. M. T.; CUNHA, M. J. C. Caminhos e colheita: ensino e pesquisa na área de inglês no Brasil. Brasília: Editora UnB, 2003. p. 225-250.

LÓPEZ MORALES, H. Prólogo. In: SÁNCHEZ L. J.; SANTOS GARGALLO, I. (Org.). Vademécum para la formación de profesores: enseñar español como una segunda lengua/lengua extranjera. Madrid: SGEL, 2008. p. 15-17.

NAKASHIMA, R. H. R; BARROS, D. M. V.; AMARAL, S. F. do. O uso pedagógico da lousa digital associado à teoria dos estilos de aprendizagem. Revista Estilos de aprendizaje, v. 4, n. 4, out. 2009.

NAVEGAR com segurança: por uma infância conectada e livre de violência sexual. 3. ed. São Paulo: CENPEC: Childhood Instituto. WCF Brasil, 2012.

OLIVERAS VILASECA, A. Hacia la competencia intercultural en el aprendizaje de una lengua extranjera: estudio del choque cultural y los malentendidos. Madrid: Edinumen, 2000.

PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon. United Kingdom: MCB University Press, v. 9, p. 1-5, 2001.

RAJAGOPALAN, K. O conceito de identidade em Lingüística: é chegada a hora para uma reconsideração radical? Tradução de A. Pisetta. In: Signorini, I. (Org.). Língua(gem) e Identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. São Paulo: Fapesp, 1998. p. 21-45.

REVUZ, C. A língua estrangeira entre o desejo de um outro e o risco do exílio. In: SIGNORINI, I. (Org.). Lingua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. São Paulo: Fapesp, 1998. p. 213-230.

SANAR SAÚDE. Pandemias na História: o que há de semelhante e de novo na Covid-19. 2020. Disponível em: <https://www.sanarmed.com/pandemias-na-historia-comparando-com-a-covid-19>. Acesso em: 11 jan. 2021.

SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.

SÃO PAULO. Rede São Paulo de Formação Docente: cursos de Especialização para o quadro do Magistério da SEESP Ensino Fundamental II e Ensino Médio. São Paulo: Secretaria do Estado de São Paulo, 2011.

TALLEI, J. Las nuevas tecnologías de información y comunicación en ELE: algunas consideraciones. New Routers, p. 42-44, jan. 2011.

TALLEI, J.; COELHO, I. M. W. S. Formación docente y la aplicación de nuevas tecnologías en la enseñanza de E/LE en las escuelas técnicas. Texto livre, linguagem e tecnologia. v. 10, n. 2, p. 3-23, 2012.

TELLES, J. A. Teletandem: metamorfoses impostas pelas tecnologias sobre o ensino de línguas estrangeiras. In: TELLES, J. A. (Org.). Teletandem: um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas: Pontes, 2009. p. 63-74.

VALENTE, J. A. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. O papel do computador no processo ensino-aprendizagem. In: ALMEIDA, M. E. B.; MORAN, J. M. (Org.). Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação, SEED, 2005. p. 22-31.

VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. A formação de professores de línguas: passado, presente e futuro. In: SILVA, K. A. da. (Org.). Ensinar e aprender línguas na contemporaneidade: linhas e entrelinhas. Campinas: Pontes, 2010. p. 225-233.

XAVIER, A. C. As Tecnologias e a aprendizagem (re)construcionista no Século XXI. Hipertextus Revista Digital, v. 01, p. 1-9, 2007.

ZICHERMANN, G.; CUNNINGHAM, C. Gamification by Design: implementing game mechanics in web and mobile apps. Sebastopol, CA: O’Reilly Media, Inc. 2011.

Downloads

Publicado

23-07-2022

Como Citar

RIBEIRO , Fernanda Aparecida; MIRANDA , Kátia Rodrigues Mello; RIBEIRO , João Ricardo Vieira Santos. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira: revisitando algumas reflexões. Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e022007, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1542. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos