O que se espera do professor em formação? O papel dos verbos nas habilidades da BNC-Formação de Professores

Autores

  • Kelly Cesário de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Brenda Michelle Buhr Pedro Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação, Análise Verbal

Resumo

Com o advento da Covid-19, algumas questões que se relacionam com o ofício do educador ganharam destaque, especialmente com a ampla e relatada dificuldade com a adequação ao Ensino a Distância a partir da implementação do Ensino Emergencial Remoto. Uma dessas questões diz respeito ao papel do professor ainda em formação. Nesse sentido, este trabalho visou a responder tal pergunta por meio da análise do documento BNC-Formação de Professores, mais especificamente, por meio da análise dos verbos utilizados na redação de competências e habilidades esperadas desse profissional. A metodologia adotada para desenvolver a análise foi a de Modelos Mistos (Creswell, 2007) – objetivando um estudo quantitativo e qualitativo – e a Teoria Fundamentada em Dados (Paiva, 2019). Diante dos principais resultados, entende-se que o documento aqui analisado prioriza a utilização de verbos que caracterizam o professor em formação como um profissional engessado e detentor do conhecimento e deixa de lado verbos que poderiam ser usados com mais frequência para formalizar a construção contínua do professor de forma mais dialógica e reflexiva.

Biografia do Autor

Kelly Cesário de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui Mestrado em Linguística Teórica e Descritiva pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PosLin) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui Licenciatura Plena em Letras - Português/Inglês - pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2019) e Bacharelado em Letras (2020) pela mesma instituição. Atualmente, é doutoranda pelo PosLin/UFMG e estudante nos grupos de pesquisa Estudos em Linguagem e Cognição (eLinC) e Cognição, Processamento e Aquisição de Linguagem (CogProA). No momento, também é aluna do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (PUC-MG).

Brenda Michelle Buhr Pedro, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Graduada em Letras - Português e Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

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Publicado

25-09-2022

Como Citar

OLIVEIRA , Kelly Cesário de; PEDRO , Brenda Michelle Buhr. O que se espera do professor em formação? O papel dos verbos nas habilidades da BNC-Formação de Professores. Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e022011, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1540. Acesso em: 28 mar. 2024.