O que se espera do professor em formação? O papel dos verbos nas habilidades da BNC-Formação de Professores
Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação, Análise VerbalResumo
Com o advento da Covid-19, algumas questões que se relacionam com o ofício do educador ganharam destaque, especialmente com a ampla e relatada dificuldade com a adequação ao Ensino a Distância a partir da implementação do Ensino Emergencial Remoto. Uma dessas questões diz respeito ao papel do professor ainda em formação. Nesse sentido, este trabalho visou a responder tal pergunta por meio da análise do documento BNC-Formação de Professores, mais especificamente, por meio da análise dos verbos utilizados na redação de competências e habilidades esperadas desse profissional. A metodologia adotada para desenvolver a análise foi a de Modelos Mistos (Creswell, 2007) – objetivando um estudo quantitativo e qualitativo – e a Teoria Fundamentada em Dados (Paiva, 2019). Diante dos principais resultados, entende-se que o documento aqui analisado prioriza a utilização de verbos que caracterizam o professor em formação como um profissional engessado e detentor do conhecimento e deixa de lado verbos que poderiam ser usados com mais frequência para formalizar a construção contínua do professor de forma mais dialógica e reflexiva.
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