Inglês como língua adicional na BNCC: um reflexo da transição entre Modernidade e Pós-Modernidade

Autores

  • Luiza Silva de Andrade Universidade de São Paulo - USP

Palavras-chave:

BNCC, Modernidade, Pós-modernidade, Colonialidade, Desobediência Epistêmica, Letramento Crítico

Resumo

Elaborada de forma colaborativa, com a participação da sociedade civil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surgiu como um desenrolar da Lei de Diretrizes e Bases, de forma a padronizar o ensino na educação básica, com o intuito de garantir a diminuição da desigualdade de oportunidades aos estudantes brasileiros. Como documento normativo, a BNCC segue os padrões epistemológicos cartesianos e newtonianos de construção e organização de conhecimento. Por outro lado, com a intenção de preparar estudantes para necessidades sociais pós-modernas, o documento se propõe como uma abordagem inovadora, principalmente em se tratar de perspectivas e abordagens que favoreçam o convívio social e o respeito às diferenças. Dessa forma, temos, na BNCC, um documento que reproduz epistemologias modernas, enquanto busca atender a demandas pós-modernas. Ou seja, um verdadeiro reflexo do conflituoso momento de transição entre modernidade e pós-modernidade em que nos encontramos. Este artigo de caráter analítico contemplativo traça uma reflexão acerca da BNCC como um espelho deste momento de transição. A discussão é elaborada a partir de uma revisão teórica que passa da modernidade à pós-modernidade com base na análise da BNCC elaborada por Ribas (2018), percorrendo temáticas como a exclusão e o conceito de humanidade sob a lente da decolonialidade, e trazendo conceitos como a desobediência epistêmica conforme Mignolo (2021) e o letramento crítico conforme Monte Mór (2018) Souza (2011) e Mattos (2015).

Biografia do Autor

Luiza Silva de Andrade , Universidade de São Paulo - USP

Luiza é jornalista, antropóloga, pesquisadora e professora; Doutoranda em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês no Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (DLM-USP) com bolsa da CAPES, Mestre em Antropologia Social e Cultural pela Vrije Universiteit Amsterdam (VU),  pós-graduada em Estudos Linguísticos - Ensino de Inglês, pelo Departamento de Pós Graduação CEI/ELI da Faculdade Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Idealizadora do projeto Quadro De Avisos, informe que visa divulgar ações gratuitas do Projeto Nacional de Letramentos para fomentar a participação de professores de todo o Brasil, facilitando o acesso e a troca de conhecimentos.

Referências

AUGÉ, Marc. Non-places: Introduction to an Anthropology of Supermodernity. Verso: London, 1995.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

DUBOC, Ana Paula. M. Atitude curricular: letramentos críticos nas brechas da formação de professores de inglês. São Paulo, 2012.

GADEA, Carlos. A. O Interacionismo Simbólico e os estudos sobre cultura e poder. Revista Sociedade e Estado. Volume: 28, nº2. Maio/Agosto 2013, pp. 241-255.

GROSFOGUEL, Ramón; A complexa relação entre modernidade e capitalismo: uma visão decolonial. Revista X, v.16, n. 1; p. 6-23, 2021.

KRESS, Gunther. Literacy in the new media age. Routledge: London, 2003.

MATTOS, A. M. A. Ensino de inglês como língua estrangeira na escola pública: Letramentos, globalização e cidadania. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.

MIGNOLO, Walter D. Desobediência Epistêmica, pensamento independente e liberdade decolonial. Revista X, v. 16, n. 1, p. 24-53, 2021. (Tradução de VEIGA, Isabella B.)

MONTE MÓR, W. Letramentos Críticos e Expansão de Perspectivas: Diálogo sobre Práticas. In Jordão, Martinez e Monte Mor. Letramentos em Prática na Formação Inicial de Professores de Inglês. Campinas: Ed. Pontes, 2018, pp 315-335.

RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

RIBAS, Fernanda Costa. 2018. Base Nacional Comum Curricular e o ensino de língua inglesa: refletindo sobre cidadania, diversidade e criticidade à luz do letramento crítico. Em: Domínios de Lingu@gem. Vol. 12, n. 3. Uberlândia: Jul - Set 2018.

SOUSA SANTOS, B. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SOUSA SANTOS, B.; MENESES, M. P. (Orgs). Epistemologias do sul. São Paulo: Editora Cortez, 2009.

SOUZA, L.M. Para uma Redefinição de Letramento Crítico: conflito e produção de significação, Maciel, R. & Araújo, V. (orgs) Formação de Professores de Línguas: ampliando perspectivas, Paco Editorial, 2011.

Downloads

Publicado

25-09-2022

Como Citar

SILVA DE ANDRADE , Luiza. Inglês como língua adicional na BNCC: um reflexo da transição entre Modernidade e Pós-Modernidade. Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e022006, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1477. Acesso em: 28 mar. 2024.