Inteligência Artificial e educação

Autores

  • João Luís de Almeida Machado Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Palavras-chave:

Educação; Inteligência artificial; Tecnologia na educação

Resumo

A inteligência artificial foi inicialmente concebida por meio da imaginação humana por escritores, em romances de ficção científica. Mas, como acontece com muitas ideias criadas por escritores de ficção, a inteligência artificial está, também, se tornando realidade para pessoas em todos os países, à medida que o aprendizado de máquina (machine learning) passa a fazer parte dos sistemas digitais. Entre os propósitos da IA em resolver problemas de forma mais rápida e melhor nas mais diversas áreas da vida, ela também está sendo pensada e construída para auxiliar na educação. O que nos leva a questões importantes, relacionadas a como educadores em todo o mundo podem ser apoiados por tecnologias operadas com inteligência artificial? Pode haver várias respostas para esta pergunta, mas, ao mesmo tempo, existem obstáculos políticos, jurídicos, econômicos e culturais que estarão em seus caminhos. Este artigo pretende discutir as possibilidades, problemas e conexões para aplicar a IA na educação e fazê-la funcionar da melhor forma em todo o mundo.

Biografia do Autor

João Luís de Almeida Machado, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Pós-doutorando em educação, com foco em tecnologias aplicadas a educação, pela Unicamp; Doutor em Educação:Currículo pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie(SP); Graduado em História pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap); É professor convidado atuando nas Universidade de Taubaté (Unitau) e Centro Universitário Senac em cursos de pós-graduação; É, atualmente, coordenador de tecnologia educacional com atuação nas redes Maple Bear e Sphere, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro); Atuou como Gerente e Coordenador Pedagógico em Tecnologia Educacional e Mídias Digitais no Sistema de Ensino Poliedro; Atuou como curador do projeto YouTube Edu para o Google/YouTube, em parceria da Fundação Lemann com o Sistema de Ensino Poliedro, para o surgimento do canal YouTube EDU no Brasil; Membro do Conselho Mundial de Educadores da Autodesk; Autor dos livros "História da Filosofia 1" (Unitau), "O Prazer de Aprender a Aprender" (Editora Multifoco), "Na Sala de Aula com a Sétima Arte" (Editora Intersubjetiva) e "O Professor Zen" (e-book publicado pela Amazon); Atua como Consultor em Educação; Atuou como coordenador web em projetos educacionais da TV Cultura/Fundação Padre Anchieta (SP); Realiza palestras e oficinas sobre temas como: O uso da tecnologia na educação, cinema na educação, blogs educacionais, criatividade em educação, metodologia pedagógica, prática pedagógica. Produz materiais didáticos em Ciências Humanas, Pedagogia e uso de tecnologias na educação (especialista em Tecnologia Educacional). Atuou como membro do Conselho Editorial dos livros "Vivências para a prática docente na Educação Básica", "Práticas e saberes docentes na Educação Básica" e "Formação continuada para professores da Educação Básica", publicados pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), em 2011.

Referências

Artigos

WANG, Fei-Yue; ZHANG, Jun Jason; ZHENG, Xinhu; WANG, Xiao; YUAN, Yong; DAI, Xiaoxiao; ZHANG, Jie; YANG, Liuqing. Where dos AlphaGo Go: From Church-Turing Thesis to AlphaGo Thesis and beyond. IEEE/CAA Journal of Automatica Sinica, Vol.3, Nº2, Abril 2016. (p.2)

Bibliografia

BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando (orgs). Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora: Uma abordagem teórico prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BARBA, Carme; CAPELLA, Sebastià (orgs). Computadores em sala de aula: Métodos e usos. Porto Alegre: Penso, 2012.
BERGMANN, Jonathan. Aprendizagem invertida: Para resolver o problema do dever de casa. Porto Alegre: Penso, 2018
BOSTROM, Nick. Superinteligência: Caminhos, perigos e estratégias para um novo mundo. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2018.
CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
CHRISTENSEN, Clayton. O dilema da inovação: Quando as novas tecnologias levam empresas ao fracasso. São Paulo: M.Books, 2012.
COLL, César; MONEREO, Carles (orgs). Psicologia da educação virtual: Aprender e ensinar com as novas tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DE MASI, Domenico. O futuro chegou: Modelos de vida para uma sociedade desorientada. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2014.
DOMINGOS, Pedro. O algoritmo mestre. São Paulo: Novatec, 2017.
FAVA, Rui. Trabalho, educação e inteligência artificial: A era do indivíduo versátil. Porto Alegre: Penso, 2018.
HORN, Michael; STAKER, Heather. Blended: Usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
ISAACSON, Walter. Os Inovadores: Uma biografia da revolução digital. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. São Paulo: Folha de São Paulo, 2015. (Coleção Folha Grandes Nomes do Pensamento).
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1993. (Coleção Trans).
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. (Coleção Trans).
MONTAGNER, Camila. Secretarias de educação entregam alunos de bandeja como clientes para gigantes da educação. Disponível em http://lavits.org/secretarias-de-educacao-entregam-alunos-de-bandeja-como-clientes-para-gigantes-da-tecnologia/?lang=pt. Acesso em 02 jun 2019.
SENADO Federal. Lei nº 13.709 - Sobre a proteção de dados pessoais. Disponível em https://legis.senado.leg.br/norma/27457334/publicacao/27457731. Acesso em: 02 jun 2019.

Filmografia

LANG, Fritz. Metropolis. (1927)
KUBRICK, Stanley. 2001 - Uma odisséia no espaço. (1968)
CAMERON, James. O exterminador do futuro 2 - O julgamento final. (1991)
CRICHTON, Michael. Westworld - Onde ninguém tem alma. (1973)
SCOTT, Ridley. Blade Runner - O caçador de Andróides. (1982)
WACHOWSKY, Andy; WACHOWSKY, Larry. Matrix. (1999)
COLUMBUS, Chris. O homem bicentenário. (2000)
SPIELBERG, Steven. AI - Inteligência Artificial. (2001)
STANTON, Andrew. Wall-e. (2008)
JONZE, Spike. Ela. (2013)
GARLAND, Alex. Ex-Machina. (2015)
KOHS, Greg. Alpha Go. (2017)

Downloads

Publicado

12-03-2021

Como Citar

MACHADO , João Luís de Almeida. Inteligência Artificial e educação. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e021011, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1440. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos