A importância da contação de histórias para a formação de pequenos leitores e para a formação docente: um estudo de caso

Autores

  • Kettyla Glazyellen Maria Soares de Almeida Instituto Federal de São Paulo, câmpus Avaré. – IFSP
  • Eva Cristina Francisco Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP

Palavras-chave:

Biblioteca. Contação de Histórias. Formação Docente. Leitura.

Resumo

O presente trabalho buscou investigar os resultados de uma atividade promovida em forma de ATPA (atividades teórico-práticas acadêmicas) prevista no Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras Português e Espanhol ofertado no IFSP - Câmpus Avaré. A convite da Biblioteca Municipal Professor Francisco Rodrigues dos Santos, a ação consistiu na contação de histórias infantis para crianças oriundas das escolas municipais, na referida biblioteca. A atividade foi realizada por discentes voluntários do referido curso. Visou-se compreender, por meio de uma pesquisa qualitativa, a relevância da leitura de histórias infantis para crianças de 4 a 6 anos em sua formação como leitores. Fizeram parte da pesquisa os alunos voluntários que atuaram na ação, a fim de diagnosticar os efeitos desta para a formação docente. A responsável pela Biblioteca participou respondendo a um questionário específico. A aplicação deste ocorreu de forma virtual com a utilização das ferramentas de informação e comunicação, disponíveis gratuitamente na internet. Assim, pudemos identificar, ademais, as contribuições das atividades realizadas para a Biblioteca Municipal. O resultado da pesquisa apontou benefícios para todos os envolvidos, tais como: incentivo e interesse pelos livros e hábitos de leitura; oportunidade de aprendizado aos docentes em formação; maior divulgação da Biblioteca Municipal.

Biografia do Autor

Kettyla Glazyellen Maria Soares de Almeida , Instituto Federal de São Paulo, câmpus Avaré. – IFSP

Licencianda do curso de Letras Português e Espanhol do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFSP) - Campus Avaré. Foi voluntária no Programa Institucional de Iniciação Científica e/ou Tecnológica do IFSP -(PIVICT). Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da CAPES e leciona na educação básica (Fundamental 1 e Fundamental 2), na Associação Magister de Ensino – COC by Pearson na cidade de Itaí-SP. Além disso, é integrante do Grupo de Pesquisa EALIFP, na linha de pesquisa Formação Docente.

Eva Cristina Francisco , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP

Possui Doutorado e Pós-Doutorado em Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é servidora do IFSP- Campus Avaré; líder do Grupo de Pesquisa EALIFP com área de concentração em Linguística Aplicada; coordenadora e docente do curso de Letras Português e Espanhol no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFSP) - Câmpus Avaré; coordenadora do PIBID de Língua Portuguesa; Consultora dos Currículos de Referência do Instituto Federal de São Paulo e atua no Programa de Pós Graduação em Docência para Educação Profissional e Tecnológica na mesma instituição.

Referências

ALVES, C. C. G. A contação de histórias na educação infantil como processo de formação de leitores. Revista F@pciência, Apucarana, v. 8, n. 2, p. 11-15. 2011.

ANDERSEN, Hans Christian. A Pequena Sereia. In: Contos de Fadas: de Perrault, Grimm, Andersen e outros. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

BARRIE, James Matthew. Peter Pan. Trad. Julia Romeu. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

BECKER, C. R. F; GROSCH, M. S. A formação do leitor através das bibliotecas: o letramento e a ciência da informação como pressupostos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 35-45, jan/jun. 2008.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 24. v. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2021.

COLLODI, Carlo. As Aventuras de Pinóquio: História de um Boneco. S/l. Amadora: Cavalo de Ferro, 2004.

FARIAS, S. A; BORTOLANZA, A. M. E. O papel da leitura na formação do professor: concepções, práticas e perspectivas. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 10, n. 2, p. 32-46, ago/dez. 2012.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 25. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

JACOBS, Joseph. “A história dos três porquinhos”. In: Contos de fadas: de Perrault, Grimm, Andersen e outros. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

KIRCHOF, E. R; SILVEIRA, R. M. H. Contação de história: uma análise da escolha de histórias em um recorte de experiências gaúchas. Conjectura, Caxias do Sul, v. 14, n. 2, p. 203-214, mai/ago. 2009.

KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

MAIA, Renata Santos; MAIA, Cláudia J. Os contos de fadas no cinema: uma perspectiva das construções de gênero, sua história e transformações. Revista Ágora, Vitória, n. 22, p. 258-274, jul/dez. 2015.

SABINO, Maria Manuela do Carmo de. Importância educacional da leitura e estratégias para a sua promoção. Revista Iberoamericana de Educación, Organización de Estados Iberoamericanos (OEI), v. 45, n. 5, p. 1-11. 2008.

SOLÈ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SOUZA, L. O; BERNARDINO, A. D. A contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. Educare et Educare, v. 6, n. 12, p. 235-249, jul/dez. 2011.

SUAIDEN, Emir Jose. El impacto social de las bibliotecas públicas. Anales de documentación, v. 5, n. 5, p. 333-344. 2002.

Downloads

Publicado

05-03-2021

Como Citar

ALMEIDA , Kettyla Glazyellen Maria Soares de; FRANCISCO , Eva Cristina. A importância da contação de histórias para a formação de pequenos leitores e para a formação docente: um estudo de caso. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e021010, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1432. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários