A importância da contação de histórias para a formação de pequenos leitores e para a formação docente: um estudo de caso

Autores

  • Kettyla Glazyellen Maria Soares de Almeida Instituto Federal de São Paulo, câmpus Avaré. – IFSP
  • Eva Cristina Francisco Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP

Palavras-chave:

Biblioteca. Contação de Histórias. Formação Docente. Leitura.

Resumo

O presente trabalho buscou investigar os resultados de uma atividade promovida em forma de ATPA (atividades teórico-práticas acadêmicas) prevista no Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras Português e Espanhol ofertado no IFSP - Câmpus Avaré. A convite da Biblioteca Municipal Professor Francisco Rodrigues dos Santos, a ação consistiu na contação de histórias infantis para crianças oriundas das escolas municipais, na referida biblioteca. A atividade foi realizada por discentes voluntários do referido curso. Visou-se compreender, por meio de uma pesquisa qualitativa, a relevância da leitura de histórias infantis para crianças de 4 a 6 anos em sua formação como leitores. Fizeram parte da pesquisa os alunos voluntários que atuaram na ação, a fim de diagnosticar os efeitos desta para a formação docente. A responsável pela Biblioteca participou respondendo a um questionário específico. A aplicação deste ocorreu de forma virtual com a utilização das ferramentas de informação e comunicação, disponíveis gratuitamente na internet. Assim, pudemos identificar, ademais, as contribuições das atividades realizadas para a Biblioteca Municipal. O resultado da pesquisa apontou benefícios para todos os envolvidos, tais como: incentivo e interesse pelos livros e hábitos de leitura; oportunidade de aprendizado aos docentes em formação; maior divulgação da Biblioteca Municipal.

Biografia do Autor

Kettyla Glazyellen Maria Soares de Almeida , Instituto Federal de São Paulo, câmpus Avaré. – IFSP

Licencianda do curso de Letras Português e Espanhol do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFSP) - Campus Avaré. Foi voluntária no Programa Institucional de Iniciação Científica e/ou Tecnológica do IFSP -(PIVICT). Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da CAPES e leciona na educação básica (Fundamental 1 e Fundamental 2), na Associação Magister de Ensino – COC by Pearson na cidade de Itaí-SP. Além disso, é integrante do Grupo de Pesquisa EALIFP, na linha de pesquisa Formação Docente.

Eva Cristina Francisco , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP

Possui Doutorado e Pós-Doutorado em Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é servidora do IFSP- Campus Avaré; líder do Grupo de Pesquisa EALIFP com área de concentração em Linguística Aplicada; coordenadora e docente do curso de Letras Português e Espanhol no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFSP) - Câmpus Avaré; coordenadora do PIBID de Língua Portuguesa; Consultora dos Currículos de Referência do Instituto Federal de São Paulo e atua no Programa de Pós Graduação em Docência para Educação Profissional e Tecnológica na mesma instituição.

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Publicado

05-03-2021

Como Citar

ALMEIDA , Kettyla Glazyellen Maria Soares de; FRANCISCO , Eva Cristina. A importância da contação de histórias para a formação de pequenos leitores e para a formação docente: um estudo de caso. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e021010, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1432. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários