Produção de histórias em quadrinhos a partir de narrativas orais na Comunidade Quilombola de Trigueiros – Vicência -PE

Autores

  • Amara Cristina de Barros e Silva Botelho Universidade de Pernambuco
  • Sueli Jorge da Silva Bernardo Universidade de Pernambuco

Palavras-chave:

Letramento literário, Narrativas orais, Prática de letramento

Resumo

O presente artigo apresenta conceitos de letramento literário e a experiência de prática de letramento com o objetivo de investigar se as construções das narrativas dos alunos do 7º ano da Escola Municipal Alfredo Gomes de Araújo, situada na comunidade quilombola de Trigueiros, pertencente à cidade de Vicência-PE, demonstram que eles conhecem e valorizam os saberes culturais quilombolas. A metodologia utilizada foi qualitativa e o resgate da identidade cultural do povo foi realizado através do registro de memória oral. O letramento foi discutido com base nas teorias de Cosson (2014) e Kleiman (1995), as afirmações sobre histórias em quadrinhos foram baseadas em Mendonça (2010) e as narrativas orais foram fundamentadas teoricamente por Montenegro (2007). Para efetivação do trabalho foram propostas oficinas para a produção de histórias em quadrinhos criadas a partir de narrativas orais relatadas por membros da comunidade quilombola. A atividade, como se pode verificar nos resultados, contribuiu para o empoderamento dos alunos que realizaram a produção, como também dos moradores da comunidade, os quais narraram suas tradições, cuja culminância se deu com a publicação de um gibi. Assim, a atividade promoveu a integração entre a educação formal sobre os elementos da narrativa, e os conhecimentos culturais da comunidade quilombola em que a Escola se situa.

Biografia do Autor

Amara Cristina de Barros e Silva Botelho, Universidade de Pernambuco

Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) e Doutorado em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Pernambuco -Campus Mata Norte. É professora na Graduação e na Pós-Graduação Stricto Sensu. Desenvolve pesquisas sobre ficção, produção literária feminina em Literaturas de Língua Portuguesa e Letramento Literário. Ensina nos Mestrados Profissionais de Letras e Educação Dedica-se também ao estudo da ficção pernambucana.É Líder do CELLUPE - Centro de Estudos Linguísticos Literários da UPE/Campus Mata Norte e membro do Núcleo Mulher : Literatura e Sociedade da UFPE. Ocupa atualmente o cargo Vice-Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras da UPE Campus Mata Norte

Sueli Jorge da Silva Bernardo, Universidade de Pernambuco

Graduada em Letras com Habilitação em Inglês pela Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata - UPE (1998). Pós-graduada em Linguística aplicada ao ensino da língua portuguesa pela UPE (2003). Mestre em Educação pela UPE (2020). Atuou como Professora Tutora do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE, com os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Português Instrumental. Atualmente atua como professora de Língua Portuguesa - Prefeitura Municipal de Vicência/PE desde 1995 - e Gestora do Núcleo Pedagógico - Anos Finais - Secretaria de Educação de Nazaré da Mata/PE.

Referências

DE CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2011.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.

KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do Letramento. Campinas: Mercado de letras, 1995.

___________. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In:___________. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2008.

MACEDO, R. S. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa-formação. Brasília: Liber Livro, 2010.

MENDONÇA, Márcia Rodrigues de Souza. Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. In: DIONÍSIO, A.P; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2010. p. 194-207.

MONTENEGRO, A. T. História oral e memória: a cultura popular revisitada. São Paulo: contexto, 2007.

MORTATTI, M. R. L. Educação e Letramento. São Paulo: UNESP, 2004.

Narradores de Javé. Produção de Eliane Caffé, Vania Catani, Brasil/França: Bananeira Filmes/Guillane Filmes, 2003. 1 CD ROM.

PAULINO, G. Cem anos de poesia nas escolas brasileiras. In SERRA, Elizabeth D'Angelo (Org.) 30 anos de literatura para crianças e jovens: algumas leituras. Campinas: Mercado de Letras; Associação de Leitura do Brasil, 1998.

PAULINO, G.; COSSON, R. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania (Orgs.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2010.

Downloads

Publicado

01-05-2021

Como Citar

BOTELHO, Amara Cristina de Barros e Silva; BERNARDO, Sueli Jorge da Silva. Produção de histórias em quadrinhos a partir de narrativas orais na Comunidade Quilombola de Trigueiros – Vicência -PE. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e021015, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1426. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos