Produção de histórias em quadrinhos a partir de narrativas orais na Comunidade Quilombola de Trigueiros – Vicência -PE
Palavras-chave:
Letramento literário, Narrativas orais, Prática de letramentoResumo
O presente artigo apresenta conceitos de letramento literário e a experiência de prática de letramento com o objetivo de investigar se as construções das narrativas dos alunos do 7º ano da Escola Municipal Alfredo Gomes de Araújo, situada na comunidade quilombola de Trigueiros, pertencente à cidade de Vicência-PE, demonstram que eles conhecem e valorizam os saberes culturais quilombolas. A metodologia utilizada foi qualitativa e o resgate da identidade cultural do povo foi realizado através do registro de memória oral. O letramento foi discutido com base nas teorias de Cosson (2014) e Kleiman (1995), as afirmações sobre histórias em quadrinhos foram baseadas em Mendonça (2010) e as narrativas orais foram fundamentadas teoricamente por Montenegro (2007). Para efetivação do trabalho foram propostas oficinas para a produção de histórias em quadrinhos criadas a partir de narrativas orais relatadas por membros da comunidade quilombola. A atividade, como se pode verificar nos resultados, contribuiu para o empoderamento dos alunos que realizaram a produção, como também dos moradores da comunidade, os quais narraram suas tradições, cuja culminância se deu com a publicação de um gibi. Assim, a atividade promoveu a integração entre a educação formal sobre os elementos da narrativa, e os conhecimentos culturais da comunidade quilombola em que a Escola se situa.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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