Exercícios no ensino de Línguas Estrangeiras em tempos de pandemia:
opções de recursos tecnológicos
Palavras-chave:
Ensino online, Covid-19, Tecnologias digitais, Duolingo, ELO em NuvemResumo
Esta pesquisa parte do contexto de ensino remoto, em função da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) e tem como objetivo averiguar, no cenário atual de ensino online, quais recursos tecnológicos podem ser usados por professores de Línguas Estrangeiras (LE) para um ensino de línguas a partir de exercícios. O estudo tem como aporte teórico a Linguística Aplicada e as neurociências, que rompem com a oposição ferrenha aos exercícios no ensino de línguas. A pesquisa é qualitativa, e conta com análises exploratórias e levantamentos bibliográficos referentes a dois recursos para o ensino de línguas: o aplicativo Duolingo e o sistema ELO em Nuvem, selecionados por recomendações de professoras de espanhol. Tais professoras participaram recentemente de um curso de capacitação para o uso de tecnologias no ensino de línguas, razão pela qual foram consideradas neste estudo. Três critérios de análise foram selecionados para a avaliação dos referidos recursos: (1) possibilidade de personalização das atividades por parte do professor; (2) fornecimento de feedback corretivo para o estudante; e (3) análises já realizadas e registradas na literatura acadêmica brasileira sobre tal tecnologia. Resultados indicam que os recursos analisados podem ser adaptados para contribuir com a aprendizagem de línguas a partir de exercícios.
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