Exercícios no ensino de Línguas Estrangeiras em tempos de pandemia:

opções de recursos tecnológicos

Autores

  • Alan Ricardo Costa Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Débora Ache Borsatti Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Rosângela Gabriel Universidade de Santa Cruz do Sul

Palavras-chave:

Ensino online, Covid-19, Tecnologias digitais, Duolingo, ELO em Nuvem

Resumo

Esta pesquisa parte do contexto de ensino remoto, em função da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) e tem como objetivo averiguar, no cenário atual de ensino online, quais recursos tecnológicos podem ser usados por professores de Línguas Estrangeiras (LE) para um ensino de línguas a partir de exercícios. O estudo tem como aporte teórico a Linguística Aplicada e as neurociências, que rompem com a oposição ferrenha aos exercícios no ensino de línguas. A pesquisa é qualitativa, e conta com análises exploratórias e levantamentos bibliográficos referentes a dois recursos para o ensino de línguas: o aplicativo Duolingo e o sistema ELO em Nuvem, selecionados por recomendações de professoras de espanhol. Tais professoras participaram recentemente de um curso de capacitação para o uso de tecnologias no ensino de línguas, razão pela qual foram consideradas neste estudo. Três critérios de análise foram selecionados para a avaliação dos referidos recursos: (1) possibilidade de personalização das atividades por parte do professor; (2) fornecimento de feedback corretivo para o estudante; e (3) análises já realizadas e registradas na literatura acadêmica brasileira sobre tal tecnologia. Resultados indicam que os recursos analisados podem ser adaptados para contribuir com a aprendizagem de línguas a partir de exercícios.

Biografia do Autor

Alan Ricardo Costa , Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutor em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com bolsa CAPES. Mestre em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras), pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), e em Educação a Distância (EaD) e Tecnologias Educacionais, pelo Centro Universitário Cesumar. Graduado em Letras - Espanhol e literaturas espanholas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Já atuou como Professor Substituto na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e como Professor-Tutor no curso de Letras - Espanhol e Literaturas EaD da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em convênio com a UFSM.

Débora Ache Borsatti , Universidade de Santa Cruz do Sul

Professora de Língua Inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), Campus Santana do Livramento. Graduada em Psicologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Graduada em Letras Português/Inglês pelo Centro Universitário Cesumar (Unicesumar). Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pela UNICID (2010). Mestre em Letras pela UNISC (2015), com bolsa CNPq. Doutoranda em Letras (UNISC) com ênfase em estudos linguísticos, com bolsa CAPES-PROSUP, tendo realizado Estágio Sanduíche na Universidade de Pittsburgh (USA), no Learning Research and Development Center - LRDC (2019-2020).

Rosângela Gabriel , Universidade de Santa Cruz do Sul

Professora e pesquisadora do curso de graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Bolsista Pesquisador Gaúcho Fapergs. Graduada em Letras pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior. Mestre em Letras/Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutora em Letras/Linguística pela PUCRS, tendo realizado doutorado-sanduíche no Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford/Inglaterra. Pós-Doutorado na Université Libre de Bruxelles, Bélgica (com bolsa Capes). Membro da Society for the Scientific Study of Reading (SSSR), da International Society of Applied Psycholinguistics (ISAPL) e da Associação Brasileira de Linguística (Abralin).

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Publicado

03-05-2021

Como Citar

COSTA, , Alan Ricardo; BORSATTI, , Débora Ache; GABRIEL, , Rosângela. Exercícios no ensino de Línguas Estrangeiras em tempos de pandemia:: opções de recursos tecnológicos. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e021014, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1419. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos