Interação verbal, marcadores conversacionais e polidez linguística

Autores

  • Maysa de Pádua Teixeira Paulinelli Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA
  • Gilmar Bueno dos Santos Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Palavras-chave:

Análise da Conversação. Polidez. Interação. Marcadores Conversacionais. Profissionais do Sexo.

Resumo

Este estudo tem por objetivo desvelar o estilo interativo de mulheres profissionais do sexo que trabalham nas ruas de uma cidade de Minas Gerais. Em se tratando de estratégias linguísticas, buscamos analisar quais marcadores conversacionais contribuíram para a promoção da polidez linguística negativa e a relação destes para com as interações verbais. Realizamos uma pesquisa etnográfica, nos moldes de um estudo de caso, uma vez que a metodologia adotada permitiu a investigação detalhada considerando-se o contexto social em que as informantes estavam inseridas, bem como os diversos elementos que influenciam suas interações. Os pressupostos teóricos de Goffman (2011[1967]) serviram como principal referência para o desenvolvimento das análises delineadas ao longo deste artigo, destacando-se também os estudos de Brown e Levinson (1987) para o tratamento das estratégias de polidez. A partir das análises desenvolvidas, observamos que o estilo interativo das profissionais do sexo é permeado por determinadas estratégias linguísticas que buscam agregar elementos que as mulheres consideram positivos para o exercício da prostituição e que também servem para se desvencilhar de estigmas que enfrentam.

Biografia do Autor

Maysa de Pádua Teixeira Paulinelli, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA

Graduada em Direito (UNESP) e licenciada em Letras - Língua Portuguesa (UNIP), Mestre em Linguística (UFMG), Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (PUC Minas) e Pós-doutora em Estudos da Linguagem (UFOP). Foi professora de Português (Língua, Literatura e Produção de Texto) para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Na Faculdade de Estudos da Linguagem (FAEL) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), atua como docente do curso de Licenciatura em Letras - Português, além de exercer a função de Diretora da Faculdade e Coordenadora do Curso. Ministra aulas para a Graduação e para a Pós-graduação, Mestrado Acadêmico (POSLET) e Mestrado Profissional (PROFLETRAS). Desenvolve pesquisas na Área de Análise do Discurso e Ensino e Aprendizagem de Língua Materna e oriento trabalhos de graduação e pós-graduação em temáticas como: ensino-aprendizagem da escrita de textos argumentativos por parte de alunos do Ensino Básico; formação de professores; a imagem do feminino na sociedade; memória e oralidade em comunidades quilombolas e indígenas; análise de discursos sociais; a construção discursiva do ethos do professor em gêneros autobiográficos, entre outros.

Gilmar Bueno dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Graduado em Letras - Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto e Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Linguística e Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou Pós-doutorados em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Université Paris-Est Créteil - Paris XII. Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos Linguísticos, Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, Português como Língua Materna e de Acolhimento, Formação de Professores, Narrativas de Vida, Interação, Identidade Social, Gênero e Estratégias Conversacionais.

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Publicado

29-01-2021

Como Citar

PAULINELLI, Maysa de Pádua Teixeira; SANTOS, Gilmar Bueno dos. Interação verbal, marcadores conversacionais e polidez linguística. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e021003, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1386. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos