O valor sociolinguístico da concordância verbal dentro do contexto escolar
Palavras-chave:
Valor sociolinguístico. Concordância Verbal. Avaliação. Atitudes.Resumo
As avaliações negativas que os indivíduos expressam acerca da ausência da marca explícita de número não têm respaldo linguístico, mas fundamentam-se em valores sociais. A variação de concordância é parte inerente do nosso sistema linguístico, contudo marcar ou não a concordância pode ser considerado um ato de posicionamento social. Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho é investigar as avaliações e atitudes linguísticas de alunos do 3° ano do Ensino Médio de duas escolas da rede pública de Monte Azul Paulista- SP, perante o fenômeno variável de concordância verbal de 3° pessoa do plural. O estudo das avaliações linguísticas é uma das tarefas que a Sociolinguística se propõe, sendo uma das suas questões fundadoras da Teoria da Variação e Mudança Linguísticas (Labov, 2008 [1972]). O foco recai, portanto, no valor social das variantes do fenômeno variável de concordância verbal de 3° pessoa do plural. Trabalhos como esse são importantes, pois contribuem para a ampliação desse tipo de investigação na área da Sociolinguística. Os resultados confirmaram o prestígio da variante com a marcação de plural, indicando, portanto, o valor de uma variedade orientada para a ascensão social.
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