O valor sociolinguístico da concordância verbal dentro do contexto escolar

Autores

  • Rafaela Regina Ghessi-Arroyo UNESP (Ibilce/São José do Rio Preto)

Palavras-chave:

Valor sociolinguístico. Concordância Verbal. Avaliação. Atitudes.

Resumo

As avaliações negativas que os indivíduos expressam acerca da ausência da marca explícita de número não têm respaldo linguístico, mas fundamentam-se em valores sociais. A variação de concordância é parte inerente do nosso sistema linguístico, contudo marcar ou não a concordância pode ser considerado um ato de posicionamento social. Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho é investigar as avaliações e atitudes linguísticas de alunos do 3° ano do Ensino Médio de duas escolas da rede pública de Monte Azul Paulista- SP, perante o fenômeno variável de concordância verbal de 3° pessoa do plural. O estudo das avaliações linguísticas é uma das tarefas que a Sociolinguística se propõe, sendo uma das suas questões fundadoras da Teoria da Variação e Mudança Linguísticas (Labov, 2008 [1972]). O foco recai, portanto, no valor social das variantes do fenômeno variável de concordância verbal de 3° pessoa do plural. Trabalhos como esse são importantes, pois contribuem para a ampliação desse tipo de investigação na área da Sociolinguística. Os resultados confirmaram o prestígio da variante com a marcação de plural, indicando, portanto, o valor de uma variedade orientada para a ascensão social.

Biografia do Autor

Rafaela Regina Ghessi-Arroyo , UNESP (Ibilce/São José do Rio Preto)

Sou graduada em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM/Uberaba), mestra em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara) e doutoranda em Estudos Linguísticos pela mesma universidade, campus de São José do Rio Preto. Meu interesse de pesquisa incluem o fenômeno variável de concordância verbal de terceira pessoa do plural, a relação entre a produção e a percepção linguística, o ensino de língua portuguesa em escolas básicas, metodologias de cunho etnográfico e a Análise do Discurso de Linha Francesa.

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Publicado

22-09-2022

Como Citar

GHESSI-ARROYO , Rafaela Regina. O valor sociolinguístico da concordância verbal dentro do contexto escolar. Trem de Letras, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e022006, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1369. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos