Ensino de Libras: conhecimento linguístico e saber didático

Autores

  • Rafael Carlos Lima da Silva UNIFAL/MG-Departamento de Letras

Palavras-chave:

Libras. Ensino. Professor. Surdo. Ouvinte (não-surdo).

Resumo

No contexto de ensino da Língua Brasileira de Sinais-Libras, além da legislação, há discursos que afirmam ser os surdos que devem se ocuparem do ofício de ensinar Libras para surdos e ouvintes, justificando que esses são sinalizantes da língua e, quando professores de Libras, são indicados para garantir o processo de aquisição da língua aos estudantes surdos. Entretanto, embora sejam processos intrínsecos, ensinar é uma atividade didática relacionada ao professor e aprender, por sua vez, é uma tarefa cognitiva do estudante. Desse modo, por meio de uma revisão bibliográfica, o objetivo do presente artigo é discutir e problematizar discursos que buscam naturalizar, tornarem consensual que, prioritariamente, são as pessoas surdas que devem se ocupar do ensino da Libras. Verifica-se que ser surdo ou ouvinte sinalizante de Libras não significa saber ensinar a língua, pois é necessário ao professor de Libras a formação profissional, o conhecimento linguístico e o saber didático.

Biografia do Autor

Rafael Carlos Lima da Silva, UNIFAL/MG-Departamento de Letras

Graduado em Pedagogia (FAETERJ-Bom Jesus do Itabapoana/RJ). Especialista em Libras (UNIASSELVI). Mestre em Educação (Universidade Federal de Lavras-UFLA). Graduando em Pedagogia Bilíngue Libras-Língua Portuguesa (Instituto Nacional de Educação de Surdos-INES). Professor de Libras (Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL-MG). rafael.silva@unifal-mg.edu.br

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Publicado

06-04-2021

Como Citar

SILVA, Rafael Carlos Lima da. Ensino de Libras: conhecimento linguístico e saber didático. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e021012, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1361. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos