A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADES: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Autores

  • Thiago Lemes de Oliveira Universidade Federal de Lavras
  • Rosália Aparecida Batista Silva Universidade Federal de Lavras
  • Danielle Weslaine Martimiano Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Educação do campo; Escola rural; Potencialidades; Estratégias de ensino.

Resumo

A educação do campo historicamente consiste em um cenário de lutas, avanços e conquistas. São evidentes as limitações e dificuldades enfrentadas por alunos e professores que atuam nesta modalidade de ensino. Entretanto, emerge nesse contexto, diferentes possibilidades e potencialidades para o desenvolvimento de um ensino igualitário que busca valorizar os próprios recursos do ambiente, onde os alunos estão inseridos. Diante disso, o presente estudo de abordagem qualitativa, a partir de reflexões, análises e relatos de experiências, evidencia como o uso dos recursos didáticos e naturais presentes na educação do campo são capazes de compensar as carências existentes na escola rural. Por fim, como possíveis resultados compartilham diferentes estratégias de ensino ao trabalhar os conceitos interdisciplinares, ações sustentáveis e a valorização da cultura local como forma de potencializar o ensino-aprendizagem de seus alunos, professores e demais sujeitos da comunidade escolar.

Biografia do Autor

Thiago Lemes de Oliveira, Universidade Federal de Lavras

Doutorando em Estudos Linguisticos pela Universidade Federal de Uberlândia (2021). Mestre em Educaçao com ênfase em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Lavras (2019), graduado em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (2013), pós-graduação em Psicopedagogia e Arteterapia pela Faculdade Paulista de Artes-FPA (2015), pós-graduação em Docência do Ensino Superior de Libras pela Universidade Cândido Mendes (2018). Possui certificação do Pró-libras emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina para o uso e ensino de Libras (2008) e para tradução e interpretação de Libras (2010). Atualmente é docente de Libras do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS) e professor mediador do curso de Pedagogia Bilingue do Instituto Nacional de Educação de Surdos no pólo UFLA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva.

Rosália Aparecida Batista Silva, Universidade Federal de Lavras

Licenciada em Ciências Biológicas (UNIPAC) e Licencianda de Pedagogia Bilíngue (UFLA). Professora de educação básica.

Danielle Weslaine Martimiano, Universidade Federal de Lavras

Licenciada em Normal Superior (UNILAVRAS) e Licencianda de Pedagogia Bilíngue (UFLA). Professora de educação infantil.

Downloads

Publicado

21-01-2021

Como Citar

DE OLIVEIRA, Thiago Lemes; APARECIDA BATISTA SILVA, Rosália; WESLAINE MARTIMIANO, Danielle. A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADES: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO. Trem de Letras, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e020019, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1352. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência