A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADES: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Palavras-chave:
Educação do campo; Escola rural; Potencialidades; Estratégias de ensino.Resumo
A educação do campo historicamente consiste em um cenário de lutas, avanços e conquistas. São evidentes as limitações e dificuldades enfrentadas por alunos e professores que atuam nesta modalidade de ensino. Entretanto, emerge nesse contexto, diferentes possibilidades e potencialidades para o desenvolvimento de um ensino igualitário que busca valorizar os próprios recursos do ambiente, onde os alunos estão inseridos. Diante disso, o presente estudo de abordagem qualitativa, a partir de reflexões, análises e relatos de experiências, evidencia como o uso dos recursos didáticos e naturais presentes na educação do campo são capazes de compensar as carências existentes na escola rural. Por fim, como possíveis resultados compartilham diferentes estratégias de ensino ao trabalhar os conceitos interdisciplinares, ações sustentáveis e a valorização da cultura local como forma de potencializar o ensino-aprendizagem de seus alunos, professores e demais sujeitos da comunidade escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.