O ENSINO DE LATIM NO BRASIL: UM PASSADO E VÁRIAS PERSPECTIVAS

Autores

  • Fernanda Cunha Sousa Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Diego Azevedo Lopes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Gabriel Ramos Sacramento Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ramon de Toledo Roldi Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Extensão universitária; pensamento crítico; prática docente.

Resumo

Neste trabalho, defendemos um ensino de latim atual, crítico e significativo para aqueles que por esse conhecimento se interessem. Para isso, discutiremos alguns dos motivos que nos levam a ser frequentemente questionados, dentro e fora da academia, sobre o lugar dos Estudos Clássicos e, mais especificamente no caso de uma graduação em Latim, qual a aplicação possível do estudo dessa língua na atualidade. Assim, além de um histórico sobre o ensino de Latim no Brasil e discussões sobre a sua importância e a relação com a educação no país, apresentaremos uma maneira de difusão desse conhecimento para a comunidade externa da universidade: a extensão universitária.

Biografia do Autor

Fernanda Cunha Sousa , Universidade Federal de Juiz de Fora

É professora do curso de Latim da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui graduação em Letras, com habilitação em Latim e respectivas literaturas (2004), e em Português e respectivas literaturas (2005), mestrado em Letras /Linguística (2007) e doutorado em Linguística (2011) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência em docência de Língua e Literatura Latina, Português e Linguística. Desenvolve pesquisas sobre língua latina com base em pressupostos do Funcionalismo, ligados em especial ao fenômeno da Gramaticalização. Trabalha com projetos extensão que visam à divulgação da língua, literatura e cultura clássicas para diferentes públicos. Atualmente faz parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos e atua como líder do grupo de pesquisa CirceA.

Diego Azevedo Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciado em Letras/Português pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2021), e cursa Licenciatura em Latim pela mesma Universidade.

Gabriel Ramos Sacramento, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharel em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016), e cursa a Licenciatura em Português e respectivas literaturas na Faculdade de Letras da mesma Universidade.

Ramon de Toledo Roldi , Universidade Federal de Juiz de Fora

Bolsista do Projeto Boa Vizinhança de Latim da Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

26-12-2020

Como Citar

FERNANDA CUNHA SOUSA; LOPES, Diego Azevedo; SACRAMENTO, Gabriel Ramos; ROLDI, Ramon de Toledo. O ENSINO DE LATIM NO BRASIL: UM PASSADO E VÁRIAS PERSPECTIVAS. Trem de Letras, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e019006, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1347. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos