A CONDIÇÃO HÍBRIDA DE TODA LINGUAGEM

Autores

  • Ronaldo Auad Moreira

Palavras-chave:

Ensino Contemporâneo de Arte. Fenomenologia e Semiótica Peirceanas. Matrizes da linguagem e pensamento. Hibridizações. Hipermídia.

Resumo

Este trabalho compreende a teoria Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal, concebida pela professora e pesquisadora Lucia Santaella, e como essa teoria tem embasado a criação de proposições dedicadas ao ensino de linguagens da arte. O subtítulo de Matrizes - Aplicações na hipermídia - indicia e firma a competência desta teoria - que tem como bases a Fenomenologia e a Semiótica de Charles Sanders Peirce - para desvelar um universo onde ocorrem hibridizações incessantes entre linguagens advindas do sonoro, do visual e do verbal. Este trabalho busca também expor e discutir como as rítmicas próprias dessas hibridizações e seus caminhos multilineares, multissequenciais e labirínticos – inerentes as nossas mentes - foram, gradativamente, estendidas aos sistemas computacionais.  

Referências

CAGE, John. De segunda a um ano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2013.
CAGE, John. Visual Art – John Cage en conversación con Joan Retallack. Santiago de Chile: Ediciones/Metales Pesados, 2011.
CUNNINGHAM, Merce. O dançarino e a dança: conversas com Jacqueline Lesschaeve. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.
MOREIRA, Ronaldo Auad. Jogos com a visualidade. In: Ítalo Oscar Riccardi Léon; Maria de Los Angeles de Castro Ballesteros; Rosângela Rodrigues Borges. (Orgs.). Práticas e saberes docentes na educação básica: diferentes olhares. 1 ed. Alfenas, Minas Gerais: Editora da UNIFAL-MG, 2011, v. 2, p. 7-120.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal; aplicações na hipermídia. 1. ed. São Paulo: FAPESP/Iluminuras, 2001.
SANTAELLA, Lucia. O que é semiótica. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
SANTAELLA, Lucia. A teoria geral dos signos – como as linguagens significam as coisas. São Paulo: Pioneira, 2000.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço – o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua – repercussões na cultura e na educação. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2013.
SANTAELLA, Lucia; WINFRIED, Nöth. Imagem, cognição, semiótica, mídia. 2. ed. São Paulo: Iluminuras, 1999.
TERRA, Vera. Acaso e aleatório na música: um estudo da indeterminação nas poéticas de Cage e Boulez. São Paulo: EDUC: FAPESP, 2000.
WARSCHAUER, Marc. Tecnologia e inclusão social. A exclusão digital em debate. Carlos Szlak (trad.). São Paulo: SENAC, 2006.
WICK, Rainer. A pedagogia da Bauhaus. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

RONALDO AUAD MOREIRA. A CONDIÇÃO HÍBRIDA DE TODA LINGUAGEM. Trem de Letras, [S. l.], v. 5, n. 1, p. e018005, 2018. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1343. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos